****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES

Ir para baixo 
+8
Despistado
rubencamacho
spidolo
cupmen
saddam
Seeker.4320
pmborges
Admin
12 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Convidado
Convidado




CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 11:46

Gostaria se possível que fosse criada uma categoria de doações para os membros do fórum colocarem e mostrarem aquilo que realmente significa o detectorismo para a recuperação do património do nosso país que está a ser destruído em muitos casos graças a uma lei sem escrúpulos que trata todos os locais por igual como se fossem grandes tesouros ou monumentos preservados, mesmo terrenos agrícolas e na verdade nada fazem para preservar esse património que apenas pode ser recuperado recorrendo ao uso de detectores de metais caso não tenham sido já destruídos nos últimos anos, só sabem falar e dizer que é proibido ( [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] ) ...
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
admin
admin
Admin


Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 97
Localização : Portugal Continental

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 12:01

Da minha parte acho um excelente ideia.
126

Vamos esperar por mais comentários.

129


Cumprimentos
Admin.
Ir para o topo Ir para baixo
https://prospectordemetal.forumeiros.com
pmborges
Moderador
Moderador
pmborges


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 54

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 12:09

Excelente iniciativa Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Seeker.4320
Membro Prata
Membro Prata
Seeker.4320


Data de inscrição : 17/09/2011
Idade : 39
Localização : Beira Alta

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 12:14

Também concordo acho que todos nós vamos ter que ser um bocado altruistas se queremos mudar as mentalidades , caso a ideia das doações vá em frente eu alinho[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
saddam
Moderador
Moderador
saddam


Data de inscrição : 09/10/2010

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 12:18

77

_________________________________________________
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 12:23

Mas não doem tudo... lol! caso consigamos futuramente o nosso museu da associação ou sem ser da associação lembrem-se dele... study
Ir para o topo Ir para baixo
Seeker.4320
Membro Prata
Membro Prata
Seeker.4320


Data de inscrição : 17/09/2011
Idade : 39
Localização : Beira Alta

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 12:32

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem] Não sei porquê, mas acho que vai dar para todos!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 12:37

O que vai dar para todos ? Não percebi... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
pmborges
Moderador
Moderador
pmborges


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 54

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 14:18

Muitos museus expõe peças de coleccionadores particulares.
Não podias ter optado por uma solução de empréstimo em vez da doação?

Assim salvaguardava-se o espólio para o futuro museu da associação.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 15:35

Sim não é má ideia... mas que outra forma tinha de mostrar que quero contribuir para a recuperação do património...?
A melhor será mesmo dar a estas entidades e futuramente mostrar ao mundo de que valeu isso e onde afinal está este tão protegido património que se não fossemos nós ainda estava a ser triturado por alfaias agrícolas ...!!!
Ir para o topo Ir para baixo
cupmen
Membro Ferro
Membro Ferro
cupmen


Data de inscrição : 01/10/2011
Idade : 47
Localização : Coimbra

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 15:39

Isso é verdade, e muitas peças já estariam recuperadas se não fosse as burocracias destes Governos!
Ir para o topo Ir para baixo
pmborges
Moderador
Moderador
pmborges


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 54

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 15:43

Percebo perfeitamente a tua posição. Very Happy

De qualquer das formas acho que da próxima vez poderias tentar ver se há hipótese de empréstimo durante um número de anos a estipular.
Só faz sentido a sua doação se eles tiverem um projecto para ter os achados expostos ao público.

Eles tem as moedas expostas ou estão simplesmente fechadas numa "gaveta"?
De qualquer das formas é de louvar iniciativas como a tua. Smile

Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 15:49

Que eu saiba... GAVETA...

Mas na próxima semana já vou entrar em contacto com o sr. presidente dessa associação e posteriormente mostrar-vos a resposta...

Que é para toda a gente ver !!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 15:50

Bom... Senhor Admin Very Happy... Pode fazer-me (nos) esse favor de criar esta categoria ? [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
pmborges
Moderador
Moderador
pmborges


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 54

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 15:58

Pois ... se é para estar na gaveta acho o teu esforço um pouco inglório.
Para isso estava em tua casa que foste o achador.

É preciso é conseguir expor os achados em museus e com créditos para os responsáveis pelos achados. Só assim conseguimos valorizar a nossa actividade.

Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 16:03

100% de razão ... Mas sem ter um auto de doação e se as peças estiverem na gaveta posso dizer que " acabou o empréstimo " passa para cá que elas vão para outro sitio onde lhe dêem mais valor (museu)...
Ir para o topo Ir para baixo
pmborges
Moderador
Moderador
pmborges


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 54

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 16:11

Um dos melhores exemplos de doação que conheço é do Padre Parente que com a oferta de 35 mil numismas (sobretudo do periodo romano), conseguiu junto da câmara abrir um museu de entrada gratuita onde todos podemos ver as moedas em questão.

Link 1

Link 2
Ir para o topo Ir para baixo
pmborges
Moderador
Moderador
pmborges


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 54

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 16:12

Pedro Coelho escreveu:
100% de razão ... Mas sem ter um auto de doação e se as peças estiverem na gaveta posso dizer que " acabou o empréstimo " passa para cá que elas vão para outro sitio onde lhe dêem mais valor (museu)...

Isso é possível? A partir do momento que doaste as moedas não perdes os direitos sobre as mesmas?
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 16:25

Onde é que está o auto de doação assinado por mim como aconteceu na 1ª doação ? Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
pmborges
Moderador
Moderador
pmborges


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 54

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 16:26

Ahhh ... Ok já percebi. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
spidolo
Membro Platina
Membro Platina
spidolo


Data de inscrição : 22/02/2011
Idade : 52
Localização : PORTO

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 17:36

Ola estou realmente a gostar de todo estas ideias,parabens Pedro,até já estou em pulgas para encontrar algo interessante e poder partilha-lo com toda a gente.
Mas ficar na gaveta desses Srs. não.
Concordo com a ideia do Pmborges,porque o machado que meu amigo entregou ao museu de Paços de Ferreira e considerado dele na mesma.isto é se houver obras ou o Museu fechar o machado é le entregue de novo ,assim é um tipo de cedencia ou emprestimo...Parabens a iniciativa,força.
Ir para o topo Ir para baixo
rubencamacho
Membro Platina
Membro Platina
rubencamacho


Data de inscrição : 11/10/2010
Idade : 40
Localização : frança

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 20:40

eu tambem fiz uma doaçao ao museu municipal do meu conselho tambem assinei um papel um dia que o museu fechar ou for para obras sao me dadas a mim
Ir para o topo Ir para baixo
Admin
admin
admin
Admin


Data de inscrição : 08/10/2010
Idade : 97
Localização : Portugal Continental

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 21:45

Citação :
Bom... Senhor Admin ... Pode fazer-me (nos) esse favor de criar esta categoria ?


Se a maioria dos membros achar boa ideia poderá ser criado a categoria.


Cumprimentos.
Admin.
Ir para o topo Ir para baixo
https://prospectordemetal.forumeiros.com
Despistado
Membro Platina
Membro Platina
Despistado


Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 52
Localização : Peniche/Lisboa

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 22:38

Eu sou mais um a favor.
Ir para o topo Ir para baixo
maltes
Membro Cobre
Membro Cobre
maltes


Data de inscrição : 30/04/2011

CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES EmptyQui 13 Out 2011, 23:38

Sem querer ir contra a corrente, penso que a grande maioria dos objectos recuperados têm um valor de estudo mas na sua grande maioria não são "dignos" de um museu. Qual é o valor de uma ou duas moedas romanas, descontextualizadas, para um museu? Para além de não haver divulgação, não haverá um registo consistente, nem reunião da informação que possa trazer qualquer utilidade. Por outro lado, se olharmos para iniciativas como a [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] , percebemos que a comunicação para um site dos achados, mesmo sob pseudónimo ou de forma anónima, para além de permitir por vezes a identificação da peça, concentra também muita informação que pode permitir o estudo a arqueólogos, historiadores, e amantes da história em geral, por exemplo da circulação de determinadas moedas no território português, ou ainda, a concentração de selos romanos em determinada região pode ser indicativo de uma importância administrativa insuspeita numa região, etc.. Penso que este é o melhor caminho. Poderei doar algumas peças a um museu mas duvido da utilidade ... prefiro que os detectoristas sejam proactivos e façam aquilo que os arqueólogos não fazem mas deviam fazer: criar conhecimento para todos!
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty
MensagemAssunto: Re: CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES   CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
CRIAÇÃO DA CATEGORIA DOAÇÕES
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Comentarios ou Sugestões-
Ir para: