****Prospectores de Portugal****

Detecção de Metais
 
Comunicado IGESPAR Empty  FórumFórum  Conectar-se  FAQFAQ  Registrar-seRegistrar-se  InícioInício  
tradutor
Custom Search
Tópicos similares
    Custom Search
    Mundo.pt
    Classifique-nos no
    mundoPT

    Compartilhe
     

     Comunicado IGESPAR

    Ir em baixo 
    Ir à página : 1, 2  Seguinte
    AutorMensagem
    Convidado
    Convidado



    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySex 02 Dez 2011, 00:20

    Boa noite amigos, estou-me a preparar para enviar um pedido de licença e esclarecimentos, aqui vai o que pretendo dizer, e peço opiniões e algumas melhorias no texto e acrescentar algo:

    "Boa noite, venho por este meio solicitar informações sobre como adquirir uma licença para prospecção de metal (lazer) em Portugal.
    Tenho conhecimento que a lei actual proíbe e muito bem a utilização destes equipamentos em zonas em monumentos e sítios arqueológicos classificados ou em vias de classificação.
    Propunha uma revisão e aprofundação desta lei datada de 1999 pois muitos dos praticantes queixam-se que a lei é pouco clara e até pesada. Sendo este um hobby praticado em muitos paises
    e alguns mesmo incentivam esta pratica como é o caso de Inglaterra. Por diversas razões gostaria de obter uma licença pois assim a pratica estaria regularizada e de muito boa vontade entregaria qualquer objecto que tivesse algum relevo para a história.
    Poderei mesmo comparar este hobby á caça, no aspecto em que se obtém licenças para o porte de armas (estas em que todos os anos exitem acidentes) estando restrita esta actividade ao porte de determinadas armas, a zonas e a determinados dias da semana. O mesmo deveria acontecer no detectorismo, neste caso deveriam ser usados detectores com um determinado alcançe de profundidade, determinar explicitamente zonas restritas a este hobby e eventualmente dias da semana para a pratica do mesmo.
    Este actividade deveria ser encarada de bons olhos pela sociedade, pois é um passatempo que pode ser realizado por miudos e graudos, sendo uma forma de retirar muitos jovens de casa para passarem bons momentos ao ar livre descobrindo Portugal.

    Bom da minha parte, gostaria ficar mais informado de como obter uma licença para o prospecção de metal em forma de lazer.
    E gostaria muito de contribuir para que qualquer parte da história de Portugal não ficasse entregue ao esquecimento sem nunca ver a luz do dia.

    Fico a aguarda uma resposta e opinião quanto a esta atividade,

    Com os melhores Cumprimentos,"

    Bora la contribuir para esta actividades, temos de nos fazer ouvir
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    saddam
    Moderador
    Moderador
    saddam

    Data de inscrição : 09/10/2010

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySex 02 Dez 2011, 07:21

    O pedido não esta mau mas duvido que lhe vão responder, eu mesmo ja enviei um pedido e a única resposta que recebi foi um mês depois e nada animadores .. Se fosse- mos um politico qualquer conhecido de certeza que houvesse mais sorte. Mas não custa nada experimentar 125

    _________________________________________________
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Despistado
    Membro Platina
    Membro Platina
    Despistado

    Data de inscrição : 02/10/2011
    Idade : 48
    Localização : Peniche/Lisboa

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySex 02 Dez 2011, 13:39

    O texto parece-me bem.

    Infelizmente estou como o saddam...

    Confesso que já equacionei fazer o mesmo mas acho que seria melhor ideia, depois de termos a associação, ser esta a fazer com as assinaturas dos sócios todos...

    Daí a minha questão de quando é que teremos a associação Smile

    Boa sorte e, desde já, caso avance com a carta, agradeço o feedback.

    Cumprimentos.
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    bessa1970
    Membro Platina
    Membro Platina
    bessa1970

    Data de inscrição : 21/10/2011
    Idade : 48
    Localização : Porto

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySex 02 Dez 2011, 16:30

    concordo com o despistado. Acho que o pedido devia ser feito em nome da associação e assinado por todos os elementos de forma a dar força ao pedido, e para eles terem a noção que somos organizados e que respeitamos a historia.
    O caso da Inglaterra é flagrante........a maior parte dos tesouros encontrados ate agora foram feitos pelos detetoristas, enquanto aqui em Portugal quem encontrar é melhor estar quietinho porque senão ainda vai preso. A legislação actual dá azo a candonga, à pirataria. Quem encontra alguma coisa fecha-se em copas........
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Seeker.4320
    Membro Prata
    Membro Prata
    Seeker.4320

    Data de inscrição : 17/09/2011
    Idade : 35
    Localização : Beira Alta

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySex 02 Dez 2011, 18:46

    Meus amigos infelizmente vivemos num pais que de cívico e evoluido apenas tem a capa, o estado social em que vivemos é causado pela mesma hipocrisia politica que gera estas leis absurdas, o pais é que perde.

    Com a liberalização do detetorismo não só haveria mais peças nos nossos museus , como também mais gente a interessar-se por história e logo a visitar mais museus, é uma relação de reciprocidade benéfica para o pais e para o património.

    Em vez de ver a realidade, o governo continuará a dar ouvidos a pseudo-entendidos de história com bons cargos sociais e a promover as coleções privadas.

    Sinto-me bem com o que faço, não posso andar ás claras e tenho pena disso mas não largo o detetor e ponto.

    Cumprimentos
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Convidado
    Convidado



    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySab 03 Dez 2011, 20:24

    Entao bora la criar essa associação. Entretanto vou apertar com o IGESPAR a ver se tenho a sorte de ter uma licença Rolling Eyes
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    anterak.
    Membro Ferro
    Membro Ferro


    Data de inscrição : 02/10/2011

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptyQua 14 Dez 2011, 15:35

    jferreira88yr escreveu:
    Entao bora la criar essa associação. Entretanto vou apertar com o IGESPAR a ver se tenho a sorte de ter uma licença Rolling Eyes
    Viva,

    A lei como esta feita, até não esta mal, não se pode ir por ai a toa com um detector num terreno qualquer fazer buracos ao caso.

    No entanto se tiver autorização do proprietario do terreno nada o impede de la ir matar o vicio e passar uma tarde agradavel em familia ou com os amigos.

    Tambem ja fiz o meu pedido ao igespar cerca de 2 anos, atraves do Arqueologo da minha região (Algarve) .

    Indeferido claro.

    O que não percebo é a interdição nas praias, até que o pessoal que detecta nas praias apanha mais lixo do que moedas ou bijoutaria.

    Pela minha parte preferia ver 100 detectoristas a limpar praias do que meia duzia de curiosos a fazer buracos a toa.

    Boa sorte com o pedido [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    RAFA 66
    Membro Ferro
    Membro Ferro


    Data de inscrição : 14/12/2011
    Localização : vila franca de xira

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySex 16 Dez 2011, 00:45

    Boas será que quem gosta deste passatempo é algum criminoso ??? eu me sinto assim, axo que tanbem outras pessoas tem inveja que nós andamos por ai (ás escondidas) fazendo um hobi que AINDA nao é tachado por liçenças como a caça ou a pesca e outros, pais triste este se nimguém as paga-se gostava de ver o que o estado ia fazer , este pais está a ficar só para os ricos e as pessoas é que tem á culpa , temos de combater isto, este pais é nosso nao é dos politicos nem dos doutores do IGESPAR era bom que tivese-mos um adevogado aqui no fórum, Se os sr doutores do igespar fizessem
    uma lei onde estivesemos registados no igespar e tivese-mos de entregar os achados com importancia, coisa que neste pais é quase impossivel ,com
    alguma recompença monetaria axo que seria justo mas nao estamos na inglaterra !!estamos num pais de doutores de secretaria que passao a manham a ler o jornal e tem que ter o ordenado ou fim do mes,pago por nós,pais de treçeiro mundo ............ há já sei o que vao dizer é que nao estamos credenciados para mexer em sítios arqueológicos se calhar sei mais que certos doutores ..........[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] abraços.[Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Jorge_P
    Membro Ferro
    Membro Ferro


    Data de inscrição : 16/10/2011

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySex 16 Dez 2011, 01:00

    Meus caros,

    Já tenho vários anos de detectorismo, e é esta a minha opinião:


    1º não vale a pena insistirem na ideia de interpelar o Igespar para mudar a lei, pela simples razão de que não é o igespar que faz leis, nem tem interesse em que a existe mude.

    2º não vale a pena insistirem na ideia de interpelar o igespar para pedir licenças, pela simples razão de que só poderiam passar uma licença para usar o detector em locais classificados ou em vias de classificação, ou para procurarmos algo com relevo para a História. Obviamente que não o vão fazer pela também simples razão de que não temos idoneidade cientifica.

    3º A lei existente está muito bem feita, só quem não admite que a maior parte de nós Portugueses tem um jeito especial de ver quais são as regras e abusar é que pode pensar o contrário.


    O caminho está precisamente em fazer aplicar a lei existente.
    Temos de detectar sem ser ás escondidas e em locais não classificados ou......(como diz a lei). Ter a coragem de entregar o que se encontrar de relevante (como o colega Coelho fez).


    5º Avançar com a associação, e criar um fundo que dê para pagar algumas acções em tribunal quando algum membro da associação for acusado de não cumprir a lei por estar a detectar num local, obviamente caso a associação confirme não se tratar de um local classificado ou....(como diz a lei).

    Forçar mesmo a situação, ou seja detectar de dia e perto das autoridades, mas sempre a a cumprir a lei, ou seja, não é sitio classificado, não está em vias de e não ando á procura de objectos relevantes....(conhecem a lei), então aqui posso é meu direito.
    Em tribunal assim que houver um juiz que confirme que o individuo não infringiu lei nenhuma, então temos caminho para podermos todos andar mais descansados.



    Cumprimentos e boas festas para todos.
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    spidolo
    Membro Platina
    Membro Platina
    spidolo

    Data de inscrição : 22/02/2011
    Idade : 48
    Localização : PORTO

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySex 16 Dez 2011, 07:22

    Uma licença so podera ser concedida se for apresentado algum projeto ou alguma intenção de prospecção em contexto especifico,e é evidente que não pode ser um caso isolado.A associação como pilar sera muito imortante para tentar viabilizar tais pedidios,se não volto a dizer sera mais um caso perdidido e mais um documento para o lixo...
    Tenho ganho alguma experiencia com as minhas saidas e com algum dialogo com gente entendida e madura nestes assuntos e ganhei com isso en algumas coisas,por isso informo un pouco ou retransmito a uma ideia um pouco geral do caminho a seguir,que alliaz não é desconhecido de muita gente aqui...
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    matos71
    Membro Ferro
    Membro Ferro


    Data de inscrição : 23/11/2011
    Idade : 27
    Localização : Palmela

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySex 16 Dez 2011, 19:22

    Concordo totalmente com o que o Jorge_P disse, e realmente não tinha pensado nisso, mas temos que ver que o IGESPAR não faz leis e para eles passarem uma licença teria de ser tudo muito bem regulamentado.

    Neste momento penso ser impossível que nos deem uma autorização para que (mesmo que em terrenos não protegidos) possamos fazer detecção, temos também que ver o lado deles, não podem permitir que uma qualquer pessoa destrua (mesmo que inadvertidamente) ou venda um artefacto.

    Faz falta uma associação que, em sendo membro, ateste a idoneidade e honestidade da pessoa, sendo que se a pessoa não cumpra estes requisitos e uma série de regras (que teriam de ser aprovadas por uma autoridade competente) seria expulsa ou nem sequer seria aceite na mesma.

    Parece um pouco radical, mas as coisas tem de ser assim se queremos praticar este actividade em paz e dentro das leis.

    Cumprimentos
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    RAFA 66
    Membro Ferro
    Membro Ferro


    Data de inscrição : 14/12/2011
    Localização : vila franca de xira

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptyDom 18 Dez 2011, 02:56

    Ola pessoal concordo com o que foi dito aqui ,axo que quem faz este hobi e tudo gente grande axo que nimguem estraga nada ,temos de respeitar o terreno dos outros caso nao nos queirao lá ,marcar em gps se encontrarmos algo relevante e numca deixarmos vestigios nossos por onde passamos,numca esqueser de tapar os buracos, axo que estas sao as regras é tudo tao simples quanto isto!!! axo que os portugueses gostao muito de complicar isto tem todo a ver com principios, civismo,respeito pelos outros...............Cumprimentos santa [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] santa [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.] os bonequinhos sao [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Despistado
    Membro Platina
    Membro Platina
    Despistado

    Data de inscrição : 02/10/2011
    Idade : 48
    Localização : Peniche/Lisboa

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptyDom 18 Dez 2011, 18:53

    Ontem estive num terreno à frente da casa de uns amigos (depois ei-de colocar a foto dos 5 centavos que encontrei) à procura de uma pulseira que foi perdida!!!

    Ali estive eu duas horitas descansado, à frente de toda a gente, a praticar o "nosso" hobbie dentro da lei Smile
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    saddam
    Moderador
    Moderador
    saddam

    Data de inscrição : 09/10/2010

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySeg 19 Dez 2011, 07:38

    beer

    _________________________________________________
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Convidado
    Convidado



    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySab 07 Jan 2012, 14:45

    Como era de esperar ate agora não obtive nenhuma resposta de IGESPAR.
    Pra semana chega o meu detector se houver alguem da zona de santarem que queira ajudar-me nos primeiros passeios é so dizer. Abraço
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    saddam
    Moderador
    Moderador
    saddam

    Data de inscrição : 09/10/2010

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptyDom 08 Jan 2012, 09:15

    A resposta talvez seja como a minha demorou quase 2 meses e foi porque a senhor esteve doente etc etc.. lol!

    _________________________________________________
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Despistado
    Membro Platina
    Membro Platina
    Despistado

    Data de inscrição : 02/10/2011
    Idade : 48
    Localização : Peniche/Lisboa

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptyDom 08 Jan 2012, 14:40

    jferreira88yr escreveu:
    Como era de esperar ate agora não obtive nenhuma resposta de IGESPAR.
    Pra semana chega o meu detector se houver alguem da zona de santarem que queira ajudar-me nos primeiros passeios é so dizer. Abraço

    Se for num fim de semana, um saltinho até Santarém faz-se bem...!!!

    Quando houver detector avise!!!

    Entretanto é aproveitar o tempo para a pesquisa do lugar a visitar Smile!!!
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Convidado
    Convidado



    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptyDom 08 Jan 2012, 15:30

    Esta semana ou na proxima ja ca canta. Peniche tambem deve ser uma optima zona para prospectar Smile Ainda n sei é por onde comecar por aqui...
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Despistado
    Membro Platina
    Membro Platina
    Despistado

    Data de inscrição : 02/10/2011
    Idade : 48
    Localização : Peniche/Lisboa

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptyDom 08 Jan 2012, 22:26

    Acredita jferreira88yr que Santarém é melhor mas, não esquecer, que terá muitas zonas classificadas, ou em vias disso, onde não é permitido detectorar.

    Em Peniche, tínhamos as praias mas, desde que soube que também é proibido, nunca mais lá voltei...

    Nos campos agrícolas encontra-se, pelo menos eu, pouca coisa...

    ...Mas, pelo menos a paz na prática do hobbie já é "fixe" Smile

    Eu costumo utilizar o Google Earth para descobrir zonas onde posso estar sossegado (mais até do que zonas prováveis de encontrar alguma coisa).

    Boa sorte!!!
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Despistado
    Membro Platina
    Membro Platina
    Despistado

    Data de inscrição : 02/10/2011
    Idade : 48
    Localização : Peniche/Lisboa

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptyDom 08 Jan 2012, 22:27

    ah, e desculpa, claro que podemos sempre marcar algo em Peniche, ou na zona, mesmo que não encontremos nada é sempre fantástico termos companhia Smile

    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Convidado
    Convidado



    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptyDom 08 Jan 2012, 23:00

    Eu encontrei agora uma carta intineraria do exercito na net k tem tudo e mais alguma coisa assinalada desde castelos, igrejas a termas casinos grutas etc Acho k isto ira ajudar em muito Wink Aki fica o link: http://www.igeoe.pt/downloads/500mil/500mil_24bits.zip
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    saddam
    Moderador
    Moderador
    saddam

    Data de inscrição : 09/10/2010

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySeg 09 Jan 2012, 07:35

    jferreira88yr escreveu:
    Eu encontrei agora uma carta intineraria do exercito na net k tem tudo e mais alguma coisa assinalada desde castelos, igrejas a termas casinos grutas etc Acho k isto ira ajudar em muito Wink Aki fica o link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

    obrigado pela partilha!

    _________________________________________________
    [Você precisa estar registrado e conectado para ver esta imagem.]
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Fabio Nunes
    Membro Bronze
    Membro Bronze


    Data de inscrição : 10/05/2011
    Localização : Ribatejo

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySeg 09 Jan 2012, 11:57

    Bom dia jferreira88yr eu tambem sou do ribatejo das fazendas de almeirim, um dia temos de nos juntar para fazer uns raides de detecção, abraço.
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Convidado
    Convidado



    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySeg 09 Jan 2012, 12:17

    Bem vindo Fabio Nunes, as tantas conheces algum amigo de escola meu xD Daqui a uma semana no maximo duas ja tenho o detector, ate la ando a ver por onde andar.. Vinhas é o que não falta por aqui, pode ser um comeco Wink
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Despistado
    Membro Platina
    Membro Platina
    Despistado

    Data de inscrição : 02/10/2011
    Idade : 48
    Localização : Peniche/Lisboa

    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR EmptySeg 09 Jan 2012, 23:17

    jferreira88yr escreveu:
    Eu encontrei agora uma carta intineraria do exercito na net k tem tudo e mais alguma coisa assinalada desde castelos, igrejas a termas casinos grutas etc Acho k isto ira ajudar em muito Wink Aki fica o link: [Você precisa estar registrado e conectado para ver este link.]

    Muito Obrigado!!!
    Voltar ao Topo Ir em baixo
    Conteúdo patrocinado




    Comunicado IGESPAR Empty
    MensagemAssunto: Re: Comunicado IGESPAR   Comunicado IGESPAR Empty

    Voltar ao Topo Ir em baixo
     
    Comunicado IGESPAR
    Voltar ao Topo 
    Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
     Tópicos similares
    -
    » Desaparecimento de cão

    Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
    ****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Comentarios ou Sugestões-
    Ir para: