****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
IDEIAS PEREGRINAS! Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 IDEIAS PEREGRINAS!

Ir para baixo 
+6
ORTIZLX
spidolo
lusíada
mikeoo
karaya
luipeq
10 participantes
AutorMensagem
luipeq
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 19/11/2011
Localização : Algarve

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptyQui 07 Mar 2013, 18:41






Viva!


Eu ainda nem comecei a prospectar
e já ando aqui com umas ideias espatafurdias...



1ª ideia - porque não pedir a um
arqueólogo um "parecer" acerca da legalidade ou não de prospectar em
zonas afastadas de locais classificados ou em vias disso e com autorização dos
respectivos proprietários?


notas à ideia 1ª:


- sugiro um arqueólogo e não um
jurista, porque assim se matavam 2 coelhos com uma só cajadada (tinhamos um
parecer e o apoio de um arqueólogo);


- é imperioso criar uma matriz
com a autorização dos donos para prospectarmos nos seus terrenos, assinada pelo
mesmo, em caso de problemas não havia o diz-que-diz;


- isto devia ser feito pela
Associação? O eventual pagamento seria arcado por todos, já que beneficiaria
todos. A taxa seria igual para todos.


2ª ideia: pedir a um arqueólogo
que ministrasse um workshop acerca do "detetorismo e arqueologia: rivais
ou aliados?"


notas à ideia 2ª: - prospector
informado é um prospector melhor mais seguro do que anda a fazer;


- eventuais assuntos a abordar: o
que é uma zona classificada ou em vias disso e respectiva zona de salvaguarda;
como proceder em caso de se encontrar um vestigio arqueológico; definição de
vestigio arqueológico; etc.


- para evitar despesas
desnecessárias esta iniciativa teria der se organizar perto da casa do
hipotético arqueólogo formador (poderia ser o mesmo do parecer acima
referido??)


- isto poderia ser organizado
pela associação? Inserido num encontro nacional de prospectores? Para isso
teria de se pedir o apoio logistico de uma instituição local (freguesia, clube
desportivo, etc.)


Talvez isto sejam ideias
peregrinas, de alguem que acabou de cair aqui de para-quedas, no entanto, creio
que é com a apresentação de ideias e o respectivo debate que haveremos de
chegar longe. E eu quero chegar longe na prospeção. Nem que desista já ali...



Nota importante: Apenas estou
aqui para aprender e contribuir com o meu know how, na minha área, para o bem
do coletivo (isto é: da comunidade prospectora de Portugal).


E AGORA: DEBATE POR FAVOR!!!



Última edição por luipeq em Sex 08 Mar 2013, 22:54, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
karaya
Membro Bronze
Membro Bronze
karaya


Data de inscrição : 24/11/2010
Localização : Distrito de Vila Real

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptyQui 07 Mar 2013, 20:08

enquanto formos vistos como o inimigo não vai exsitir esse tipo de cooperação entre detetoristas e arqueologos tal como acontece noutros paises, com grande pena minha.
Ir para o topo Ir para baixo
luipeq
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 19/11/2011
Localização : Algarve

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptyQui 07 Mar 2013, 21:19

karaya escreveu:
enquanto formos vistos como o inimigo não vai exsitir esse tipo de cooperação entre detetoristas e arqueologos tal como acontece noutros paises, com grande pena minha.

mas olhe que pode haver.... só é preciso tentar e perguntar à pessoa correta!
Ir para o topo Ir para baixo
karaya
Membro Bronze
Membro Bronze
karaya


Data de inscrição : 24/11/2010
Localização : Distrito de Vila Real

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySex 08 Mar 2013, 09:32

teremos que ser aceites por aqueles que dentro dessa profissão tem a capacidade e o poder de alterar esse tipo de situação começando pela alteração da lei a que nos diz respeito.
Ir para o topo Ir para baixo
mikeoo
Membro Ouro
Membro Ouro
mikeoo


Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 47
Localização : Lisboa

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySex 08 Mar 2013, 14:26

luipeq escreveu:
karaya escreveu:
enquanto formos vistos como o inimigo não vai exsitir esse tipo de cooperação entre detetoristas e arqueologos tal como acontece noutros paises, com grande pena minha.

mas olhe que pode haver.... só é preciso tentar e perguntar à pessoa correta!

Em primeiro lugar gostaria de dizer que pode ser um passo para algo!!!

Qual é a sua area mesmo?

Conhece alguma "pessoa correta" para falar sobre o assunto?
Ir para o topo Ir para baixo
lusíada
Membro Ouro
Membro Ouro
lusíada


Data de inscrição : 28/01/2012
Localização : Lisboa

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySex 08 Mar 2013, 16:54

No que respeita ao parecer, é desde logo irrealizável, e se fosse realizado teria valor nulo.

A segunda ideia é mais interessante, mas terá que ser operacionalizada de forma diferente.
Mas é uma das muitas iniciativas que poderão fazer alguma diferença, e que tenho pensadas desde há muito tempo para promover quando houver condições para isso, ou seja:

a) quando houver uma associação

b) quando houver a garantia que essa associação é segura e transparente nos métodos e objectivos

De qualquer modo manifesto o meu agrado pelas ideias coliocadas e pela forma como são colocadas: de forma pensada e analítica, para desenvolvimento segundo linhas claras e coerentes. Assim talvez seja possivel continuar e chegar a algum lado.
Ir para o topo Ir para baixo
luipeq
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 19/11/2011
Localização : Algarve

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySex 08 Mar 2013, 21:56

lusíada escreveu:
No que respeita ao parecer, é desde logo irrealizável, e se fosse realizado teria valor nulo.

A segunda ideia é mais interessante, mas terá que ser operacionalizada de forma diferente.
Mas é uma das muitas iniciativas que poderão fazer alguma diferença, e que tenho pensadas desde há muito tempo para promover quando houver condições para isso, ou seja:

a) quando houver uma associação

b) quando houver a garantia que essa associação é segura e transparente nos métodos e objectivos

De qualquer modo manifesto o meu agrado pelas ideias coliocadas e pela forma como são colocadas: de forma pensada e analítica, para desenvolvimento segundo linhas claras e coerentes. Assim talvez seja possivel continuar e chegar a algum lado.

As minhas ideias, como quaisquer ideias iniciais, servem apenas para iniciar e lancar o debate. Eu digo sempre que duas cabeças pensam melhor que uma, logo, devemos entender as minhas ideias como pontos de partida e não fins em si mesmas. Lusíada, porque é que considera que o parecer é "irrealizável" e "teria valor nulo"? Realizável, creio que será. Viu a carta que o Arqueólogo Francisco Alves mandou aqui a um colega? O Francisco Alves tambem esteve por trás do IPSIIS. Seria alguem a considerar. Eu talvez consiga entrar em contacto com ele. (creio que ele é professor universitário, logo estará contactável). E esse parecer teria valor nulo? Talvez tivesse, mas seria um forte incentivo ao debate na comunidade detetorista e, sobretudo, dos arqueólogos. Eu referi sempre que a associação deveria estar por trás destas iniciativas... mas pode não estar... assim haja vontade para isso.

Caro Lusíada, agradeco as suas palavras. A união faz a força, não é? Só é necessário que rememos todos para o mesmo lado...
Ir para o topo Ir para baixo
luipeq
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 19/11/2011
Localização : Algarve

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySex 08 Mar 2013, 22:55

[quote="mikeoo"][quote="luipeq"]
karaya escreveu:
enquanto formos vistos como o inimigo não vai exsitir esse tipo de cooperação entre detetoristas e arqueologos tal como acontece noutros paises, com grande pena minha.


Qual é a sua area mesmo?

quote]

a minha área? organizador de coisas...
Ir para o topo Ir para baixo
spidolo
Membro Platina
Membro Platina
spidolo


Data de inscrição : 22/02/2011
Idade : 52
Localização : PORTO

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySex 08 Mar 2013, 23:19

Amigo Luipeq todo o trabalho que levera o nosso hobby a um resultado por todos nos desejado sera o mais que bem vindo,não deixa de ser algo que intendo na minha modesta opinião e conhecimentos guerra dura ,pois sabemos que toda a envolvencia da prospecção envolve diciplina,regras e atitudes que já foram determinadas pela lei...e não saõ a nosso favor mas sim a favor do patrimonio.Claro que devemos todos lutar pelo mesmo.

Sim a mudança da lei com uma regulamentação propia e mais adequada ao nosso hobby.
Sim a uma regulamentação basiada na existencia de uma associação,clube ou colectividade legal.

O meu pensamento fica este: MAS QUANTOS MAIS SERIAMOS SE ISTO ASSIM O FOSSE?
SERIA BOM OU MAU?NÃO DEIXA DE SER TAMBEM PERTINANTE ESTE PENSAMENTO.



Ir para o topo Ir para baixo
ORTIZLX
Membro Prata
Membro Prata
ORTIZLX


Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 47
Localização : SEIXAL

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySex 08 Mar 2013, 23:57

O meu pensamento fica este: MAS QUANTOS MAIS SERIAMOS SE ISTO ASSIM O FOSSE?
SERIA BOM OU MAU?NÃO DEIXA DE SER TAMBEM PERTINANTE ESTE PENSAMENTO.




sinceramente partilho da mesma ideia do spidolo.., para onde isto iria, com liberalizaçao ???, ate hoje naotive problemas, nem com policia nem nada, e vou prospectando tranquilamente como muitos aqui, ainda nao vi ninguem ser preso por isto enfim...
Ir para o topo Ir para baixo
luipeq
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 19/11/2011
Localização : Algarve

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySáb 09 Mar 2013, 10:23

Agora perdi-me... é melhor ficar como está para não atrair pessoal em demasia? terei percebido bem?!?
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySáb 09 Mar 2013, 23:57

luipeq escreveu:
Agora perdi-me... é melhor ficar como está para não atrair pessoal em demasia? terei percebido bem?!?
Pois, se fosse legal, qualquer gajo pegava no detector e ia furar tudo!!
Ir para o topo Ir para baixo
Oliveira
Membro Bronze
Membro Bronze
Oliveira


Data de inscrição : 09/09/2012
Idade : 48
Localização : Aveiro

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptyDom 10 Mar 2013, 16:32

Epa agora fiquei confuso.....
Querem legalizar a coisa ou querem limitar a coisa a meia dúzia de pessoas, com pensamentos desse tipo não se vai a lado nenhum.
Já pertenci a um inicio de associação de uma actividade que não era muito bem vista aos olhos da lei e claro o pensamento era o mesmo (somos um numero x e é só para nós que estamos a ter o trabalho)
Se queremos ser reconhecidos, tem de existir igualdade, pois neste momento não o há, visto só um determinado numero de pessoas (arqueólogos) podem detectar.
Eu sei que neste momento aliado a crise muitos curiosos andam a tentar a sua sorte e surge muitas inscrições principalmente para aprender umas dicas e a meu ver para ir para as praias a procura de ns trocados mas esses são o nosso menos problema.
Ir para o topo Ir para baixo
luipeq
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 19/11/2011
Localização : Algarve

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptyDom 10 Mar 2013, 17:09

Oliveira escreveu:
Epa agora fiquei confuso.....
Querem legalizar a coisa ou querem limitar a coisa a meia dúzia de pessoas, com pensamentos desse tipo não se vai a lado nenhum.
Já pertenci a um inicio de associação de uma actividade que não era muito bem vista aos olhos da lei e claro o pensamento era o mesmo (somos um numero x e é só para nós que estamos a ter o trabalho)
Se queremos ser reconhecidos, tem de existir igualdade, pois neste momento não o há, visto só um determinado numero de pessoas (arqueólogos) podem detectar.
Eu sei que neste momento aliado a crise muitos curiosos andam a tentar a sua sorte e surge muitas inscrições principalmente para aprender umas dicas e a meu ver para ir para as praias a procura de ns trocados mas esses são o nosso menos problema.

pois... é necessário um debate alargado sobre esta temática... querem legalizar o detetorismo ou não? Quais as vantagens e desvantagens disso acontecer? Preferem andar sempre a olhar por cima do ombro a ver se vem alguem atrás?´

Eu, na vida, como aqui, gosto de andar com a cabeça erguida... sem vergonhas.

O debate faz falta!
Ir para o topo Ir para baixo
Sapinho
Membro Ouro
Membro Ouro
Sapinho


Data de inscrição : 02/01/2013
Localização : +1 k n coloca localização

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySeg 11 Mar 2013, 15:29

Boa tarde,


Eu creio que a lei é clara.
A meu ver, desde que tenha a anuência do dono do terreno, e para mim autorização verbal é suficiente, e se o terreno a prospectar não for um monumento nacional, sítio classificado ou em vias de classificação, sinto-me completamente legal no que estiver a fazer - neste caso prospectar com o meu detector de metais!

Pouco me importa a opinião de um arqueólogo, pois quase de certeza que o tipo vai ser tendencioso e interpretar a lei da forma que mais lhe convier.


Para mim é mandatório ter autorização do dono do terreno, o resto é fogo de palha!
Ir para o topo Ir para baixo
JPSAV
Membro Platina
Membro Platina
JPSAV


Data de inscrição : 28/05/2012
Idade : 54
Localização : Gallaecia

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySeg 11 Mar 2013, 17:08

Exactamente.... legislação já existe...

Com a excepção das praias, em que a proibição é total, e a qual considero um perfeito absurdo, não andamos fora da lei a praticar o nosso hobbie, pelo menos eu não ando, pois não ando em sítios classificados ou em vias de o ser, nem junto a monumentos...


Ir para o topo Ir para baixo
luipeq
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 19/11/2011
Localização : Algarve

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySeg 11 Mar 2013, 18:30

Sapinho escreveu:
Boa tarde,


Eu creio que a lei é clara.
A meu ver, desde que tenha a anuência do dono do terreno, e para mim autorização verbal é suficiente, e se o terreno a prospectar não for um monumento nacional, sítio classificado ou em vias de classificação, sinto-me completamente legal no que estiver a fazer - neste caso prospectar com o meu detector de metais!

Pouco me importa a opinião de um arqueólogo, pois quase de certeza que o tipo vai ser tendencioso e interpretar a lei da forma que mais lhe convier.


Para mim é mandatório ter autorização do dono do terreno, o resto é fogo de palha!

A questão principal é saber como vai o tribunal interpretar a lei... da sua maneira ou da dos arqueólogos?
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! EmptySeg 11 Mar 2013, 23:30

luipeq escreveu:
Sapinho escreveu:
Boa tarde,


Eu creio que a lei é clara.
A meu ver, desde que tenha a anuência do dono do terreno, e para mim autorização verbal é suficiente, e se o terreno a prospectar não for um monumento nacional, sítio classificado ou em vias de classificação, sinto-me completamente legal no que estiver a fazer - neste caso prospectar com o meu detector de metais!

Pouco me importa a opinião de um arqueólogo, pois quase de certeza que o tipo vai ser tendencioso e interpretar a lei da forma que mais lhe convier.


Para mim é mandatório ter autorização do dono do terreno, o resto é fogo de palha!

A questão principal é saber como vai o tribunal interpretar a lei... da sua maneira ou da dos arqueólogos?
Depende de quem tiver o melhor advogado[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





IDEIAS PEREGRINAS! Empty
MensagemAssunto: Re: IDEIAS PEREGRINAS!   IDEIAS PEREGRINAS! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
IDEIAS PEREGRINAS!
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Debate de opiniões e ideias para o logótipo.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Comentarios ou Sugestões-
Ir para: