****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
A arte do detectorismo! Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 A arte do detectorismo!

Ir para baixo 
+2
pcesar13
pauloribeiro123
6 participantes
AutorMensagem
pauloribeiro123
Membro Bronze
Membro Bronze
pauloribeiro123


Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Aveiro

A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptyQui 25 Jul 2013, 22:55

127 A grande verdade...
Detectorismo? Sem duvida um incrível e saudável hobby!

Quem de nos já não sentiu o cheiro a eucaliptos, pinheiros, os pássaros a cantar, o ruído que causa frisson na espinha aquando da fuga repentina de algum lagarto, cobra, lebre ou outros animais durante umas caminhadas na mata?

É sem duvida algo de indescritível e prazeroso!
Tenho 41 anos e sou detetorista a sensivelmente 2 anos, altura pela qual comprei o meu primeiro detector no olx por 220€, um antigo Tesoro Royal Sabre deluxe, tendo-se seguido vários outros modelos.
 
103 Fiquei desde logo, algo surpreendido com as restrições legais vigorando em Portugal, no que se refere ás praias.

De facto, e dando especial atenção a legislação francesa é possível verificar que nesse mesmo pais aonde orgulhosamente vivem um milhão e meio de Portugueses é possível praticar em toda a legalidade a modalidade, desde de que fora das praias de contexto militar aonde ocorreu o desembarcamento dos aliados ( devido ao risco de explosões ainda possível), assim bem como as praias devidamente referenciadas ou consideradas de grande valor arqueológico. (Obvio, que tem igualmente de haver respeito pelos banhistas envolventes).


Sendo necessário para a pratica do hobby, uma autorização da Mairie da zona assim bem um compromisso de declarar todos os objectos encontrados com relevância para a arte, numismática, etc.etc.

Sobre este ponto em particular, penso que todo o detetorista que se preze não verá aqui nenhum inconveniente de maior. ( naturalmente que se for criado uma recompensa, tal irá motivar e muito o acto da entrega voluntária do bem com relevância). 100 

Quem escrever No Google fr as seguintes palavras, pillage avec detecteur de metaux, pode facilmente verificar que nos últimos anos tem sido literalmente assaltado pela calada da noite, locais arqueológicos alguns em pleno funcionamento com arqueólogos durante o dia a mapear, a inteirasse do contexto envolvente na expectativa da possível descoberta.

Imaginem só caros colegas, a cara e o sentimento de um profissional da área, ao chegar de manhã ao local de estudo e encontrar o local com centenas de covas abertas, algumas mesmo até ao substrato...
Dá para imaginar...156 


Tal situação, levou inclusivamente o presidente francês da época a convocar uma reunião de emergência com gente da área e não só, a fim de se tentar agilizar a legislação no sentido de criminalmente condenar tal actos até aos 100.000€ de multa e pena de prisão até 7 anos.
Passível de chegar aos 10 anos em caso de grupo devidamente organizado criminalmente.
 
No entanto, durante essas mesmas reuniões ficou á mesma salvaguardado o direito do detetorista poder continuar o seu hobby desde de que dentro das regras da arte e bom senso. 104 

Caros colegas, aqui está sem duvida um belo exemplo de como funciona uma democracia bilateral!
Não deve, nem pode, pagar o justo pelo pecador! 104 


Em Portugal, o cenário tem igualmente sido revoltante no que toca as pilhagem nocturnas em sítio arqueológicos.
No entanto, existe uma grande diferença.... 108 

É que aqui em Portugal, de facto paga o justo pelo pegador e assim não a maneira, forma e boa vontade de quem tem o poder nas mãos em tentar agilizar a lei de forma semelhante a França, a fim de se poder obter um registo dos detectorista, conhecimentos das maquinas em uso, as suas áreas geográficas de actuação e por fim a emissão das ditas e veneradas licenças. 108 


Confesso que fico triste, já que gosto mesmo disto e aqui garante que jamais serei apanhado num sítio arqueológico devidamente identificado e de conhecimento publico, assim bem como quase de certeza todos os membros deste fórum que se assumem aqui devidamente identificado como eu estou. 125 

Em tempos, no inicio da compra do meu detector coloquei um post em que fazia referencia a Serra De Sintra em que durante um passeio de bicicleta com os meus filhos me deparei com uma uma placa proibitiva de varias praticas em que não constava o detectorismo.

E foi com agrado, que constatei que quem postou respostas o fez com consciência objectiva que apesar de não constar a proibição a mesma era mais do que obvia num local considerado património mundial!

Será, que se deve proibir a caça por haver quem abate aves e animais fora da época autorizada ou em época de reprodução? Será que se deve proibir a caça por haver quem usa zagalote? Será que se deve proibir a caça por haver quem transforma a sinalização rodoviária nos locais de caça em alvos? 106 


Claro que não, não pode pagar o justo pelo pegador! 107 
Punir sim, os prevaricadores! 161 

Poderia, dar aqui centenas de outras actividades lúdicas e de lazer aonde haveria muitos exemplos similares, mas tal não vale a pena já que penso ter feito passado a mensagem.

Durante as minhas saídas e tendo em conta que só ando em matas e floresta (já que não posso ir para o Eldorado dos detetoristas que são as praias) apanho todo o tipo de lixo, cartuxos dos caçadores, evito destruir raízes quando cavo e ando talvez uns bons 10 km! Very Happy 

Puxa que saudável e que cívico que é a nossa atividade:D !

Já encontrei bastantes moedas, moedas de euros e escudos.
Romanas, Árabes, medievais é que nem velas. Sad 

Mas, conforme me disse um mau indivíduo (não um detetorista no verdadeiro senso da palavra) que vendia um detetor na net, para isso tem que se ir já pela certa e aos sítios certos... Evil or Very Mad 

Bom, se for mesmo assim estou lixado já que os tais sítios certos que ele cuidadosamente não referiu, eu também sei quais são...
Basta ir ao site do igespar que está lá tudo...
Mas nesses sítios, a mim não me apanham lá de certeza! 124 


Mas sou crente, já que acredito que as ditas moeditas deverão concerteza existir fora dos tais sítios, perdidas, pelos antigos que se calhar até se deslocavam aos tais sítios, mas que infelizmente para eles as perderam no caminho e que felizmente para mim, um dia passarei por cima com a minha menina e ouvirei dingggg! Very Happy 

Em relação as praias, a história é outra já que nesse ponto em particular a minha obediência, confesso que é bem mais infantil e traquina...

Um abraço a todos.
O raio do IPad com a correcção automática quer escrever a maneira dele...
Assim sendo, sorry pelo os erros. 119


Última edição por pauloribeiro123 em Dom 11 Ago 2013, 13:43, editado 4 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
pauloribeiro123
Membro Bronze
Membro Bronze
pauloribeiro123


Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Aveiro

A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptyQui 25 Jul 2013, 22:57

Iraaa, consegui publicar! punch 


Admin, agradeço que apague as outras 2 tentativas de publicação já que ficaram meio estranhas...
Ir para o topo Ir para baixo
pcesar13
Membro Bronze
Membro Bronze
pcesar13


Data de inscrição : 04/03/2013
Idade : 47
Localização : odivelas-braga

A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptyQui 25 Jul 2013, 23:15

belo post...parabens
Ir para o topo Ir para baixo
timetraveler
Membro Bronze
Membro Bronze
timetraveler


Data de inscrição : 30/05/2013
Localização : Minho

A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptyQui 25 Jul 2013, 23:25

É isso   125
Os nossos legisladores passaram do 8 ao 80, da ausência de legislação à proibição "total". Tantos maus exemplos vão buscar lá fora...porque não trazer também alguns dos bons!? 
Este hobby, comparativamente com outros, é praticado por uma minoria, e as minorias por norma não são tidas em conta, principalmente por cá. Temos de juntar o pessoal e partir para um abaixo-assinado, com todos os praticantes, familiares, amigos e conhecidos chegaríamos facilmente à dezena de milhar. Seria uma boa forma de demonstrar o nosso descontentamento e a pouco e pouco ganhar "algum terreno" nesta nossa batalha (talvez este assunto tenha sido já abordado).
No que toca a respeitar zonas classificadas ou em vias de classificação concordo plenamente. Esses locais devem ser preservados e "explorados" por profissionais sendo os achados partilhados com todos os cidadãos, em museus, e conservados para a posterioridade.
Praias sem qualquer tipo de classificação/interesse histórico... haverá melhor local de diversão para dias de preguiça?  102
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptySex 26 Jul 2013, 01:23

Belo post pauloribeiro123 104 

Quanto ás assinaturas já se falou nisso há uns tempos, mas mesmo com as 5 mil necessárias os deputados não iriam mudar a lei por causa disso, coitados têm os tomates para coçar e dava muito trabalho!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptySex 26 Jul 2013, 11:36

Se apresentarem tal documento acho que cada um de nos consegeu 20 assinaturas ao menos, somos uns 60 no activo aqui no forum embora havendo 600 membros, dava uma total de 1200 assinaturas, vamos a isso eu estou disposto a fazer o esforço.....

nem que for preçiso enviar uma carta todos os dias e inudar o gabinete com petições.....

Bora, se não tentarmos, nunca saberemos...

Sinceramente na praia não se pode.....117  é illegal, este País as vezes .........124 124 124
Ir para o topo Ir para baixo
timetraveler
Membro Bronze
Membro Bronze
timetraveler


Data de inscrição : 30/05/2013
Localização : Minho

A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptySex 26 Jul 2013, 14:16

Este fim de semana vou dedicar algum tempo à escrita de um texto a encabeçar o baixo assinado, já era algo que tinha em mente fazer. Mal esteja minimamente porreiro coloco aqui e o pessoal faz as sugestões para se limar as arestas.
Ir para o topo Ir para baixo
jose teixeira
Membro Ouro
Membro Ouro



Data de inscrição : 28/03/2013
Idade : 28
Localização : Porto

A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptySex 26 Jul 2013, 14:18

boa ideia!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptySex 26 Jul 2013, 14:21

timetraveler escreveu:
Este fim de semana vou dedicar algum tempo à escrita de um texto a encabeçar o baixo assinado, já era algo que tinha em mente fazer. Mal esteja minimamente porreiro coloco aqui e o pessoal faz as sugestões para se limar as arestas.

 Estou contigo....cheers
Ir para o topo Ir para baixo
Maiden
Membro Ferro
Membro Ferro
Maiden


Data de inscrição : 25/07/2013

A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! EmptySex 26 Jul 2013, 19:09

Eu penso que o abaixo-assinado neste momento não é prioritário. Vamos expor o quê? Na minha opinião, se ainda não foi feito, deveríamos elaborar uma minuta de acordo com a lei e todos os interessados solicitavam a licença. Se não houver resposta, em tempo útil, então um abaixo-assinado a expor o sucedido. Se a resposta for negativa para toda a gente, abaixo-assinado e questionar as entidades competentes porque cidadãos portugueses, contribuintes e registo criminal a brilhar, estão a ter este tratamento altamente discriminatório comparado com o resto da União Europeia. Só querem ser da União Europeia para algumas coisas?
 
Se os nossos governantes, e todo o circuito burocrático e anedótico adjacente, não respeitarem quem mais tem contribuído para tirar esta grande nação da merda onde foi colocada, a comunicação social dará destaque a isso. Está visto que os media "apadrinham" esta actividade. 
 

Estar já a pedir que se altere a lei não me parece o melhor procedimento. Vamos ao que está na lei em vigor. Licenças! Queremos uma! Não... Porque não? Eu até vou anexar a minha declaração de IRS deste ano. CONTRIBUINTE PAGANTES! Qual é a parte da lei que indica as habilitações necessárias?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





A arte do detectorismo! Empty
MensagemAssunto: Re: A arte do detectorismo!   A arte do detectorismo! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
A arte do detectorismo!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Comentarios ou Sugestões-
Ir para: