****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
pauloribeiro123
Membro Bronze
Membro Bronze
pauloribeiro123


Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Aveiro

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySex 09 Ago 2013, 14:46

106 
O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.

Uma futura rectificação da lei (se um dia acontecer) teria imperativamente que diferenciar as classes de equipamentos, as suas capacidades e os seus usos.

Senão fica tudo na mesma... Radar de sol, de varrimento lateral, PIs equipados com quadros para alta profundidade, detectores VLF, tudo no mesmo saco e a comer pela mesma bitola!  ( Não pode ser!) Neutral 

Devemos defender:
Uso livre e sem restrições, de equipamentos VLF e PIs com capacidade até 50 ver 70 cm de profundidade, desde de que devidamente salvaguardado o património classificado ou em vias de ser, o bom senso comum e as boas normas de conduta.

Porquê a limitação dos 50 a 70 cm para os PIs? (VLF de grande topo andas nos  30 a 45 cm)
Porque está verdadeiramente de acordo com a prospecção de lazer!!! 
Ou seja, uma  prospecção rápida e de lazer, profundidades atingidas de acordo com a filosofia do detectorismo de lazer.

Ou seja:
Detectorar e passear, percorrer a maior área possível, não ser demasiado fastidioso,  não andar com um target predefinido e não precisar de andar com uma Bobcat atrás para abrir crateras!


Equipamento normalmente usado pelo detectorista de lazer:
Detector VLF, uma pá media ou um sacho médio!
Acima dessa marca ( 50 a 70 cm), a meu ver, torna-se difícil o mantimento da harmonia envolvente aquando do abrir e fechar buracos.

Radares de sol, de varrimento lateral, PIs com quadros de alta profundidade, não encontro justificação alguma para serem usados na  prospecção de lazer. (Excepção feita  em propriedades privadas e cujo compra do equipamento esteja  devidamente legislada, registada e autorizada por pedido).



???Que tipo de artigos podemos andar a procura???


Aqui encontro o maior contra-senso da lei!

Então, eu lá sei o que vai apitar debaixo do coil? É arte? É de valor numismático? É Romano? É lixo? É militariado? É antigo? É recente?

Aceito sem restrição alguma a preservação do sítios classificados e o que está em vias de classificação, a propriedade privada, assim bem como não vou ir para a praça do Rossio detectorar ou para a esplanada do café!

Agora num terreno baldio, numa propriedade privada devidamente autorizado, impor o que posso procurar ou encontrar?
Como? Se nem eu o qualquer detectorista deste mundo pode afirmar com certeza o que apita debaixo do coil???


Um cenário hipotético...
Estou na mata, encontro lixo, euros, cartuxos de caçadeira e uma moedazita com valor numismático e uma estatueta com valor para a arte.
De seguida, chega a GNR, perguntas e respostas, sou vistoriado e tenho na minha posse a título de exemplo:

5 euros sujos...
4 cartuxos de caçadeira vazios...
Muito lixo...
A moeda medieval ou romana ou em ouro...
E a estatueta...

E agora que faço? Vou argumentar como? Se de facto, nem eu sabia aquilo que iria encontrar?
 
É que esta parte da lei que restringe o que eu posso procurar, é aplicável em todo o lado!!!  Até mesmo em propriedade privada! (Se estiver errada esta ultima parte do meu raciocínio agradeço correção...)

Sejamos francos, fora de um sitio classificado (talvez até mesmo nesses) tudo o que apitar debaixo do coil e que não seja ferroso é uma incógnita até estar cá fora!

Se extrair da terra algo proibido, tenho que voltar a enterrar???
Por muito que tento, não consigo encontrar o propósito do legislador nessa parte. 
Ou se calhar até entendo... Falta de conhecimentos na matéria...

Neste ponto, tem que haver uma boa vontade do IGESPAR E outras entidades, em aceitar que num cenário de puro lazer se pode descobrir algo que tenha interesse para a numismática, arte, historia, ou mesmo um tesouro! 

Como  tal, á que aceitar esse facto como um dado adquirido e legislar em conformidade. (divulgação, recompensa, entrega, etc).
Basta copiar da legislação inglesa.

A criação de uma associação, para além de defender os nossos interesses, iria a meu ver disciplinar a nossa actividade e incutir normas e condutas junto dos seus membros e não só...

Sei que a limitação que sugiro (50 a 70 cm) nos PIs em uso de lazer, é provavelmente matéria para polémica, mas é só a minha opinião.

A meu ver, mais vale criar categorias, sujeitar alguns equipamentos a licenças especificas, (PIs de alta profundidades e radares de sol), já que disciplinar com consciência objectiva a nossa actividade é melhor do que andar neste limbo actual...

Conforme se pode deduzir no post que redigi sobre o Louis Fontenay, da forma que está a legislação se houver alguma entidade publica, associação, ou outra que venha ajudar a festa em caso de problema com um de nos, mesmo que fora dos locais proibidos, podemos a mesma comer pela medida grossa...161 

Que eu saiba, Nenhum detector no mundo, consegue exclusivamente encontrar aquele preciso objeto, artefacto ou moeda, com data, ano, a aparecer no visor, estou certo ou estou errado? scratch 
Era bom era...

Assim sendo e pegando no que já foi dito por 2 juristas no forum, desde que me limite a procurar moedas cujo valor é o facial e não numismático, meteoritos, anéis, fios, pulseiras desde de que contemporâneos, está tudo ok!

E eu pergunto agora, como se faz isso com os equipamentos actuais? Como faço para descriminar o que é proibido?
Como faço para distinguir o ouro e a prata com valor numismático do actual, antes de cavar e trazer a luz o achado???
Pois... O meu tesoro ná dá.... O V3I também ná dá...
Por acaso, na minha zona e aonde ando, só tenho apanhado coisas contemporâneas.

105 CASO CONTRARIO, GOSTARIA DE PERGUNTAR AOS SRS. ILUMINADOS COMO SE FAZ ISSO??? 105 

Profundidades de 50 até 70 cm já é dose!


Cumprimentos. 120

Sorry pelos erros, mas criado no estrangeiro mais correcção automática não ajuda!

 


Última edição por pauloribeiro123 em Sex 09 Ago 2013, 22:14, editado 8 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
bessa1970
Membro Platina
Membro Platina
bessa1970


Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 53
Localização : Porto

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySex 09 Ago 2013, 15:25

Partilho as mesmas ideias........quantas pessoas já encontraram no sitio mais insignificante, numa mata particular ou num campo agrícola sujeito todos os anos a maquinas agrícolas, objectos com relevância numismática e artística?.......essas pessoas que literalmente salvaram esses objectos tem que os esconder porque senão vão dizer que somos saqueadores.....porque de certeza que no ano 3050 algum arqueólogo ia lá desenterrar esses objectos......enfim

Tens feito uns artigos interessantes.....parabéns
Ir para o topo Ir para baixo
pauloribeiro123
Membro Bronze
Membro Bronze
pauloribeiro123


Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Aveiro

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySex 09 Ago 2013, 15:39

Vou tentando, vou tentando...Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
pauloribeiro123
Membro Bronze
Membro Bronze
pauloribeiro123


Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Aveiro

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySex 09 Ago 2013, 19:43

Puxa.... Venha de lá comentários, CARAGO!119
Ir para o topo Ir para baixo
bessa1970
Membro Platina
Membro Platina
bessa1970


Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 53
Localização : Porto

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySex 09 Ago 2013, 23:12

Sabes qual é o problema amigo.........................o pessoal vê esse texto enorme e nem se dá ao trabalho de ler.......e passa à frente........é pena....eu gostei do artigo
Ir para o topo Ir para baixo
joaofcrosado
Membro Ouro
Membro Ouro
joaofcrosado


Data de inscrição : 05/12/2012
Idade : 35
Localização : Coimbra

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySex 09 Ago 2013, 23:58

Só agora li este post e estou totalmente de acordo! É realmente ridícula esta legislação, mas infelizmente parece.me que vai ser uma luta bem difícil até que se consiga mudar alguma coisa; esperemos que para breve... até lá vamos continuando as nossas prospecções sem levantar muitas ondas para não corrermos grandes riscos!
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySáb 10 Ago 2013, 02:52

Muito bem pauloribeiro123 104 

Só que o problema está na parte em que diz
"CASO CONTRARIO, GOSTARIA DE PERGUNTAR AOS SRS. ILUMINADOS COMO SE FAZ ISSO??? "

Se experimentar perguntar isto a algum dos senhores iluminados a resposta que vai obter é muito simples : "é proibido!!" e depois mandam-lhe o decreto lei a recordar que é proibido a pesquisa de objectos relevantes blá blá!!

Falar com essa gente é como falar com uma parede!!
Ir para o topo Ir para baixo
pauloribeiro123
Membro Bronze
Membro Bronze
pauloribeiro123


Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Aveiro

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySáb 10 Ago 2013, 08:36

Boas Colegas do forum.

Os ILUMINADOS, até me podem implantar o decreto no crânio!
Mas uma coisa é certa, fico na mesma...

1) O  facto, é que não é proibido transportar o detector no meu veiculo desde de que não seja para um local classificado ou em vias!
2) Também não é proibibido detectorar, desde de que não vá no intuito de procurar o que é proibido!

Agora o 2 ponto,  é complicado de por em pratica pelo exposto no artigo que redigi. 106


Obrigado a quem se deu o trabalho de responder! 129
Ir para o topo Ir para baixo
bessa1970
Membro Platina
Membro Platina
bessa1970


Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 53
Localização : Porto

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySáb 10 Ago 2013, 11:38

Infelizmente é como diz o katano.......a lei diz que é assim e eles nem querem saber de mais nada......são tipo os religiosos......por mais que toda a gente diga que a religião precisa de mudar, ela continua parada no tempo.......a perder fieis...........
E neste caso em vez de abrirem horizontes e regulamentar a deteção e trabalhar em parceria preferem que existam artefactos escondidos nas casas de alguns porque não se pode mostrar nada a ninguém......
É uma guerra inútil sem sentido nenhum......que não leva a lado nenhum...
Se fosse regulamentada, havia muitos museus que peças bonitas.......mas vendo bem as coisas.....um pais atrasado como o nosso, que o que importa é o futebol e politica de caca...........quem é que se lembra de ir visitar museus.........ver velharias.....................

Este é um tema que já foi muitas vezes aqui abordado....que só serve para desabafarmos um pouco........porque as mentalidades aqui em portugal vão mudar mas é para o lado de proibir ainda mais..........enfim
Ir para o topo Ir para baixo
Racom
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 04/07/2013

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySáb 10 Ago 2013, 18:52

Parabéns pelo tópico!
Ir para o topo Ir para baixo
pauloribeiro123
Membro Bronze
Membro Bronze
pauloribeiro123


Data de inscrição : 19/12/2011
Localização : Aveiro

O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. EmptySáb 10 Ago 2013, 20:45

Ora bem amigos, Bessa1970, Katano e João Rosado estou de acordo!
Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty
MensagemAssunto: Re: O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.   O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa. Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O que está mal no detectorismo, em Portugal e talvez na Europa.
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» APELO DA FEP PARA UM MAIOR PESO NA EUROPA,O NOSSO HOBBY AGRADECE
» Código de Ética Para o Detectorismo em Inlaterra (É assim que eles funcionam)
» A arte do detectorismo!
» licença para detectorismo
» Dúvidas detectorismo praias doces

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Regulamento & Apresentação. :: Dúvidas sobre a Legislação-
Ir para: