****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
locais e imoveis de interesse publico Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 locais e imoveis de interesse publico

Ir para baixo 
3 participantes
AutorMensagem
davidoff
Membro Prata
Membro Prata
davidoff


Data de inscrição : 19/01/2014
Idade : 48

locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico EmptySex 28 Fev 2014, 19:13

Boa tarde meus caros,
tenho aqui uma duvida que pode parecer estupida mas para mim anda me a moer  a cabeço.

na lei de uso de detectores em locais  classificado como imóvel de Interesse Público é proibido?


Mesmo sendo esse local privado? numa Herdade Familiar?


O Igespar classificou o assim em 2007.


pode parecer estupido mas tenho essa duvida.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: Re: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico EmptySex 28 Fev 2014, 19:47

Caro colega Davidoff

Classificado / ou em vias de classificação, temos de respeitar o mesmo, NÂO SE PODE FAZER DETECTORISMO.

Neste caso existe o caso do dono / proprietário do terreno ter um bens Imóvel no seu terreno que é de interesse arqueologico, seja em terreno particular ou do estado, não deixa de ser de interesso arqueologico, NÂO SE PODE.

haveriamos senão de respeitar o mesmo.

O que sugiro caso assim seja o caso em que o terreno é de um seu conheçido e em local particular, contactar um arqueologo ou até a Igespar, expressar o seu desejo em `` prospectar ´´ o mesmo mas em que você ou o dono do terreno convidam os entendidos a acompanharem o processo,

Assim não havera problema, mas a Igespar ou `` alguem ´´ tem de se responsabilizar pela salva guarda do patrimonio nacional, seja em terreno particular ou do estado, podia ser senão interessante uma `` acção de formação ´´ acompanhado por professionais que estudaram e estão formados para isso, creio que nada perdia e até podia aprender tecnicas de excavação e extracção mais aprefeicoadas..


Ir para o topo Ir para baixo
davidoff
Membro Prata
Membro Prata
davidoff


Data de inscrição : 19/01/2014
Idade : 48

locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: Re: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico EmptySex 28 Fev 2014, 20:00

Moncó escreveu:
Caro colega Davidoff

Classificado  / ou em vias de classificação, temos de respeitar o mesmo, NÂO SE PODE FAZER DETECTORISMO.

Neste caso existe o caso do dono / proprietário do terreno ter um bens Imóvel no seu terreno que é de interesse arqueologico, seja em terreno particular ou do estado, não deixa de ser de interesso arqueologico, NÂO SE PODE.

haveriamos senão de respeitar o mesmo.

O que sugiro caso assim seja o caso em que o terreno é de um seu conheçido e em local particular, contactar um arqueologo ou até a Igespar, expressar o seu desejo em `` prospectar  ´´ o mesmo mas em que você ou o dono do terreno convidam os entendidos a acompanharem o processo,

Assim não havera problema, mas a Igespar ou `` alguem ´´ tem de se responsabilizar pela salva guarda do patrimonio nacional, seja em terreno particular ou do estado, podia ser senão interessante uma `` acção de formação ´´ acompanhado por professionais que estudaram e estão formados para isso, creio que nada perdia e até podia aprender tecnicas de excavação e extracção mais aprefeicoadas..


Obrigado Moncó,
a minha questão era so mesmo essa sobre a questão do interesse publico.
Sei que é proibido se for classificado ou em vista de classificação, isso não tenho duvida.
no caso em questão tudo esta´em fase de avançada de ruir destruir e o mais que me preocupa é que vai ser alugado para cultivo, ou seja fressas a entrar naquele terrenos mais fundo que o detector, até choro.
Esta parte da agricultura acontece em muito terrenos e ai ninguem condena em sobre o danificar achados.

Sobre a dica que me dás sobre possivel acompanhamento etc, vou pensar seriemente nisso e depois ainda falamos em MP.

obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
R Mendes
Membro Ouro
Membro Ouro
R Mendes


Data de inscrição : 07/01/2013
Localização : Ando cá e lá

locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: Re: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico EmptySex 28 Fev 2014, 23:52

Parece-me que sim, que é proíbido, com base no Dec. Lei 309/2009.

Junto o link do IGESPAR que inclui o decreto lei em causa.

http://www.igespar.pt/pt/patrimonio/classificacaodebensimoveisefixacaodezep/
Ir para o topo Ir para baixo
davidoff
Membro Prata
Membro Prata
davidoff


Data de inscrição : 19/01/2014
Idade : 48

locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: Re: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico EmptySáb 01 Mar 2014, 13:45

Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
R Mendes
Membro Ouro
Membro Ouro
R Mendes


Data de inscrição : 07/01/2013
Localização : Ando cá e lá

locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: Re: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico EmptySáb 01 Mar 2014, 15:04

O Art. 15º da Lei 107/2001 também me parece muito explícito.
Ir para o topo Ir para baixo
zvieira
Membro Bronze
Membro Bronze
zvieira


Data de inscrição : 28/10/2010
Localização : Figueira da foz

locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: Re: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico EmptySáb 01 Mar 2014, 16:28

Concordo plenamente com a defesa do património Português, e com as medidas tomadas referentes a terrenos particulares, mas voltando ás praias, alguém me consegue explicar quais os interesses arqueológicos que possa lá haver, tendo como ex: este ano na costa portuguesa, o mar leva e o mar traz areia, forma novas praias destrói praias antigas é um processo rotativo provocado pela natureza, em poderá o detectorismo ser nefasto nas praias????????? 
 108
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: Re: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico EmptySáb 01 Mar 2014, 16:47

Entendo essa sua pergunta / questão e concordo senão no facto de `` salvar antes de ser destruido ´´ mas sendo o local que é essa pergunta tem sempre de ser dirigida a um arqueologo ou um professional no ramo..

Mas duvido que se possua ( contornar a lei )
 125 

Mas não nos podemos esqueçer `` todos nos ´´ as acções de um podem e teêm consequencias para todos, numa zona classificada ou em vias de classificação ou de interesse arqueologico / histórico ( que nem sempre tem de estar classificado ou em vias de ) andarem com detectores, não estão a ser detectoristas, estão a ser saqueadores, para evitar eventuais confusões o melhor e mantermos nos afastados dessse locais. ponto final.

Exiztem muitos achados a fazer em campos agricólas ( não esqueçendo que depois de cada lavra achados são trazidos ao de cima ) e em hortas....Tudo com a devida autorização e dentro da lei e o nosso codigo de conduta..

Se por ventura tiverem uma mentalidade do genero `` epa mas esses achados não prestam ´´ quero a ``coisinha boa ´´ então sugiro vos mudarem do hobby, pois ganância do genero e só se interessarem por achados do genero, só pode levar a desgraça.

Ou faz ser eternamente desiludido com a `` porcaria ´´ dos achados, ou para satisfazer esse `` desejo / vício / doença ´´ tornam se `` saqueadores ´´ pois tais achados são por norma Isolados e apareçem pouco frequentemente, e para satisfazer o vício só mesmo locais proibidos.

Pessoalmente ando ha mais de um ano com carta aqui e carta ali para obter a tal carta fantasma que supostamente existe em Portugal mas até data ninguem tem,  e cada acção de `` saqueador ´´ complica isso, digo saqueador pois existe uma imensa diferença entre detectorista e saqueador, infelizmente para alguns de nos somos pintados da mesma cor..

Até data já me cruzei com um detectorista ou outro, tudo bons rapazes e respeitadores, mas ainda não me encontrei com nenhum `` saqueador ´´ mas acreditem se um dia encontrar desabafo as minhas frustraçãoes todas em cima daquela pessoa, ha muito que ando frustrado com a IGESPAR e desabafo me de vez em quando como aqui estou a fazer , mas para que a verdade seja dita, não haveria de estar aborrecido com a IGESPAR, mas sim os saqueadores que ca estiverem antes de mim e estragar o futuro para todos nos..

Desculpem o meu desabafo.. lol! 

Se o Davidoff tivesse uma oportunidade de em conjunto com professionais e arqueologos, fazer uma breve prospecção nesse ( prospecção excepcional devido ao receio dos danos das maquinas agricolas ) tente, pode ser que atraves de acções assim, começa se a mudar a mentalidade em Portugal e que se consiga remediar erros do passado e é senão um passo no caminho certo para favoreçer nos e facilitar uma alteração a lei actual....

 cheers cheers cheers 
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: Re: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico EmptySáb 01 Mar 2014, 16:49

zvieira escreveu:
Concordo plenamente com a defesa do património Português, e com as medidas tomadas referentes a terrenos particulares, mas voltando ás praias, alguém me consegue explicar quais os interesses arqueológicos que possa lá haver, tendo como ex: este ano na costa portuguesa, o mar leva e o mar traz areia, forma novas praias destrói praias antigas é um processo rotativo provocado pela natureza, em poderá o detectorismo ser nefasto nas praias????????? 
 108

Pois colega Zvieira.

A proibição na praia é absolutamente absurdo e sem fundamento. absolutamente ridiculo... zang 
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





locais e imoveis de interesse publico Empty
MensagemAssunto: Re: locais e imoveis de interesse publico   locais e imoveis de interesse publico Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
locais e imoveis de interesse publico
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Dicas de locais onde devo começar a prospetar
» locais para detectar
» O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"
» O que o nosso "amigo" Crateras faz aos locais
» Locais onde se pode prospectar

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Dúvidas-
Ir para: