****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
Para quem começa II... Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 Para quem começa II...

Ir para baixo 
+8
demencia
BigBoss
Eduardo76
Sapinho
trotador
tiagomc
alexzulu
GarimpeiroHunt
12 participantes
AutorMensagem
GarimpeiroHunt
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 11/08/2015
Idade : 63
Localização : Évora

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptyDom 30 Ago 2015, 17:07

[Antes que haja alguma má interpretação declaro que o texto a seguir são conselhos PARA QUEM QUER ESTAR DENTRO DO ESPÍRITO DA LEI]



Caros,

Muito se tem perguntado onde podemos usar o nosso detector.

Esqueçam as praias.

Esta minha intervenção é para quem quer estar dentro do espírito da lei.

Como então saber onde podemos utilizar o nosso detector?

Como se disse num "post" anterior, "ainda sobra muita coisa".

Mas, mesmo naquilo que sobra, há que ter algum cuidado.

Quando tomamos a decisão de ir para alí ou acolá, há sempre que ver onde vamos meter os pés.

Existe uma ferramenta extraordinária ao alcance de todos os elementos deste Forúm: GoogleEarth.

Esta ferramenta só por si não nos dá, praticamente, nenhuma informação sobre sítios patrimoniados ou em "vias de", no entanto, conjugado com outro tipo de informação, consegue-se transformar dados soltos em informação inteligente.

Passos a dar:

1. Instalar o GoogleEarth no seu computador

2. Aproveitar o que os nossos militares têm vindo a fazer e que quase ninguém dá por isso:
Cartograma da carta militar: [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link] Dentro deste .zip está um ficheiro que depois de aberto no GoogleEarth nos dá uma matriz sobre o nosso cantinho chamado Portugal em que cada uma quadricula corresponde a uma carta militar de 1:25000.

3. Depois de identificar o sítio que queremos calcorrear no próximo fim de semana, tentemos saber em que quadricula se situa.

4. Vamos depois a outro "site" : [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

e introduzam, no campo respectivo, o número da carta militar identificada no ponto 3.

O resultado será a identificação de todos os "sítios" onde a Arqueologia Portuguesa, de alguma forma, teve intervenção. (isto acreditando que o Portal do Arqueólogo está actualizado).

Sobre estes sítios, recomendo afastamento. Leia-se "afastamento" > 1Km.

Este "site" também vos ajudará de outras formas, nomeadamente em termos de Concelho e Freguesia.

Já sabem, a partir de agora só andam em sítios proibidos se quiserem.

Bons achados...

GarimpeiroHunt


PS. Quando no campo, levem sempre convosco pelo menos uma ferradura ferrugenta no bolso.


Última edição por GarimpeiroHunt em Dom 30 Ago 2015, 19:10, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
alexzulu
Membro Ouro
Membro Ouro
alexzulu


Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 60
Localização : Scallabicastrum

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptyDom 30 Ago 2015, 18:14

Ou eu não estou a perceber ou então há aqui um contra senso, primeiro diz-nos para evitarmos a praia, depois indica o portal dos arqueólogos como forma de procurar eventuais locais a prospectar, evitando no minimo 1 km, isto é estar dentro do espirito da lei? isto não é dar com uma mão e tirar com a outra? percebi bem ou mal?

Eu jamais indicaria ou incentivaria locais classificados a novos elementos.
Ir para o topo Ir para baixo
GarimpeiroHunt
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 11/08/2015
Idade : 63
Localização : Évora

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptyDom 30 Ago 2015, 18:29

Desculpe!....???

Oh alexzulu, por quem sois??...

Ou não leu bem, ou outra coisa...

Por favor, leia novamente, respeitando a pontuação.

Sabe aquela:

Morra Salazar não faz falta à Nacão (sem pontuação)

Agora com pontuação:

Morra Salazar? Não! Faz falta à Nação.
Ir para o topo Ir para baixo
alexzulu
Membro Ouro
Membro Ouro
alexzulu


Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 60
Localização : Scallabicastrum

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptyDom 30 Ago 2015, 18:40

Sou por mim...e penso por mim, nada mais que isso, tenho as minhas opiniões e nada mais que isso, confrontar ideias faz parte de uma aprendizagem que também faz parte do processo do dectorismo e da boa prática deste passatempo.

Só o facto de anunciar o portal do arqueólogo já faz com que eu não concorde consigo, mas claro eu dei a minha opinião e vale o que vale.

Embora não tenha nenhuma licenciatura em português li e entendi perfeitamente o que escreveu.
Ir para o topo Ir para baixo
GarimpeiroHunt
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 11/08/2015
Idade : 63
Localização : Évora

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptyDom 30 Ago 2015, 18:55

Caro Alexzulu,

O facto de eu ter mencionado o Portal dos Arqueólogos, este é para ser utilizado como ferramenta.
Essa ferramenta pode-nos dizer quais os sítios onde NÃO deveremos andar.

Da sua conclusão e cito:" indica o portal dos arqueólogos como forma de procurar eventuais locais a prospectar,"

deve ler-se:

"indica o portal dos arqueólogos como forma de SABER OS LOCAIS ONDE NUNCA DEVEREMOS prospectar"

Mais, ainda acrescento: afastamento > 1Km (em linguagem corrente: afastamento MAIOR QUE 1Km)

Portanto, mesmo emitindo uma opinião, ela foi baseada em variáveis erradas.

Bem haja,

GarimpeiroHunt
Ir para o topo Ir para baixo
tiagomc
Membro Bronze
Membro Bronze
tiagomc


Data de inscrição : 12/10/2014
Localização : Minho e Vila Real

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptyDom 30 Ago 2015, 19:58

Obrigado pela dica util!  cheers
Ir para o topo Ir para baixo
trotador
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 10/07/2014
Localização : Lisboa e Algarve

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptyDom 30 Ago 2015, 21:25

muito obrigado , caro GarimpeiroHunt!
Ir para o topo Ir para baixo
Sapinho
Membro Ouro
Membro Ouro
Sapinho


Data de inscrição : 02/01/2013
Localização : +1 k n coloca localização

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySeg 31 Ago 2015, 10:11

GarimpeiroHunt escreveu:
Caro Alexzulu,

O facto de eu ter mencionado o Portal dos Arqueólogos, este é para ser utilizado como ferramenta.
Essa ferramenta pode-nos dizer quais os sítios onde NÃO deveremos andar.

Da sua conclusão e cito:" indica o portal dos arqueólogos como forma de procurar eventuais locais a prospectar,"

deve ler-se:

"indica o portal dos arqueólogos como forma de SABER OS LOCAIS ONDE NUNCA DEVEREMOS prospectar"

Mais, ainda acrescento: afastamento > 1Km (em linguagem corrente: afastamento MAIOR QUE 1Km)

Portanto, mesmo emitindo uma opinião, ela foi baseada em variáveis erradas.

Bem haja,

GarimpeiroHunt

Boas GarimpeiroHunt,


Do que li também não encontrei nenhuma contradição e acho que deu bons conselhos e avisos a quem pratica a nossa atividade.


Sapinho
Ir para o topo Ir para baixo
Eduardo76
Membro Ouro
Membro Ouro
Eduardo76


Data de inscrição : 24/08/2015
Localização : AML

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySeg 31 Ago 2015, 11:06

Excelentes dicas!
O resto não passou de um mal entendido.

Bem haja!
Ir para o topo Ir para baixo
BigBoss
Membro Cobre
Membro Cobre
BigBoss


Data de inscrição : 01/02/2015

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySeg 31 Ago 2015, 12:05

Excelente aporte. Obrigado
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySeg 31 Ago 2015, 13:03

Bons conselhos, quanto ao resto nao ligue, ha pessoal que so vem para aqui para arranjar conflitos.
Obrigado!
Ir para o topo Ir para baixo
lbatista
Membro Platina
Membro Platina
lbatista


Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 45

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySeg 31 Ago 2015, 13:57

Gostei do post! 
São ferramentas de auxilio ao hobby mas também de auxilio ao conhecimento. Para conhecermos melhor a historia do nosso concelho.  125

Já os mapas militares disponíveis são todos uma bosta pois são muito recentes. Mesmo os a pagantes. Remontam no máximo a 1940s...
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySeg 31 Ago 2015, 20:31

Consulto diversas vezes o portal do arqueólogo...

É sobejamente conhecido tanto para quem gosta de arqueologia como para consulta sob qualquer fim...

Mas....está longe de estar actualizado, e além disso existe menção a locais que não possuem qualquer classificação nem em vias de a ter, e não acredito que algum dia tenham...Mesmo alguns intervencionados não tem qualquer classificação

Muitos deles são apenas meramente indicativos orais ou de escritos antigos....

Mas as dicas são boas para quem começa...!!!...que aliás é quem a se destina o tópico (creio eu)...

Pessoal que anda nisto a algum tempo, ou que leva isto a serio e tem a cabeça assente nos ombros já sabe tudo isso de trás para a frente!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Adegas Crak
Membro Ouro
Membro Ouro
Adegas Crak


Data de inscrição : 20/12/2014
Localização : Lisboa

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySex 04 Set 2015, 17:02

Bom POST novamente manu. Meus parebéns. =)))
E depois sou eu quem "não sabe ler"... lol
Que venham mais desses manu, mto bem escrito e sem confusão alguma na leitura ou interpretação dele.
E obrigado pela divulgação, acho que todos agradecemos esse espírito de ir mais a frente neste hobby e fazer correctamente as coisas, eu não sou exemplo sei bem, mas ando sempre a aprender.
Mtas vezes me dão na cabeça, ai o pessoal mais velho, dizem k sou maluco e parvinho e sou cabeça dura, mas eu oiço tudinho o que me dizem e tento aprender.
Msm mto obrigado pelo post, mtá bom mais uma vez.
Boas caçadas
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySex 04 Set 2015, 20:05

Se andas a levar na cabeça é porque mereces.. 102 

Estava obviamente a brincar....deixem-se de tretas

Quanto ao tópico, e a menção ao portal do arqueólogo, reitero aquilo que disse...

O tópico é bom para quem começa, mas tem na minha opinião esse erro. O portal do arqueólogo é isso mesmo..(um portal)...tal como existe o portal dos juízes de direito, dos apanhadores de conquilha de monte gordo e dos guardas prisionais...Ou seja não deve servir (e não serve) para verificar se um sitio é ou não proibido em termos de classificação, tal como já expliquei...!!!! Aquilo é apenas um instrumento de consulta e de trabalho para os arqueólogos.!!....existe NNNN sitios classificados que nem lá constam e vice versa..!!!!

Por outro lado dou razão ao alexzulu quando diz que não concorda aqui com a publicação do Site...

Sim, eu sei...o site é publico até um determinado nível, mas caso vocês (quem começa)não saibam, nós detetoristas somos vistos como um bicho papão aos olhos de alguns  arqueólogos e basta pesquisar na net para se perceber de alguns problemas no passado e até de reportagens de arqueólogos que estão contra isso estar on line publicamente.

Pode ser que assim percebam em parte a reação dele, se não formos nós a proteger o hobby, quem o fará????.....e a ultima coisa que queremos é guerras com arqueólogos, profissão que aliás consideramos muito nobre e temos muito respeito (eu pelo menos).....

Espero que compreendam o que quero transmitir Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
lbatista
Membro Platina
Membro Platina
lbatista


Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 45

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySex 04 Set 2015, 20:18

Luisc o teu avatar está me a meter nojo!!!  102
Grande moeda!!! Também quero!  Crying or Very sad
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySex 04 Set 2015, 20:37

lbatista escreveu:
Luisc o teu avatar está me a meter nojo!!!  102
Grande moeda!!! Também quero!  Crying or Very sad


Ainda o vou aumentar mais, para meter mais nojo ainda... 309

Um dia vens cá com esse detector fantabuloso elaborado pela NASA e programado pela CIA a ver se sai algum, já que o meu ali apanha mais cobres do que outra coisa... Suspect

102
Ir para o topo Ir para baixo
CM
Membro Ouro
Membro Ouro
CM


Data de inscrição : 31/01/2014
Idade : 61
Localização : Almeirim

Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... EmptySex 04 Set 2015, 20:48

luisc escreveu:
Se andas a levar na cabeça é porque mereces.. 102 

Estava obviamente a brincar....deixem-se de tretas

Quanto ao tópico, e a menção ao portal do arqueólogo, reitero aquilo que disse...

O tópico é bom para quem começa, mas tem na minha opinião esse erro. O portal do arqueólogo é isso mesmo..(um portal)...tal como existe o portal dos juízes de direito, dos apanhadores de conquilha de monte gordo e dos guardas prisionais...Ou seja não deve servir (e não serve) para verificar se um sitio é ou não proibido em termos de classificação, tal como já expliquei...!!!! Aquilo é apenas um instrumento de consulta e de trabalho para os arqueólogos.!!....existe NNNN sitios classificados que nem lá constam e vice versa..!!!!

Por outro lado dou razão ao alexzulu quando diz que não concorda aqui com a publicação do Site...

Sim, eu sei...o site é publico até um determinado nível, mas caso vocês (quem começa)não saibam, nós detetoristas somos vistos como um bicho papão aos olhos de alguns  arqueólogos e basta pesquisar na net para se perceber de alguns problemas no passado e até de reportagens de arqueólogos que estão contra isso estar on line publicamente.

Pode ser que assim percebam em parte a reação dele, se não formos nós a proteger o hobby, quem o fará????.....e a ultima coisa que queremos é guerras com arqueólogos, profissão que aliás consideramos muito nobre e temos muito respeito (eu pelo menos).....

Espero que compreendam o que quero transmitir Very Happy
125 125
Ir para o topo Ir para baixo
http://ojardimdospapagaios.blogspot.pt/
Conteúdo patrocinado





Para quem começa II... Empty
MensagemAssunto: Re: Para quem começa II...   Para quem começa II... Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Para quem começa II...
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» Para quem começa...
» PARA QUEM NAO QUER SER NOTADO!!! E TEM UM SMARTFONE
» TOPICO EXCLUXSIVO PARA PARA COLOCAR E DEBATER O LOGO A ESTAMPAR
» locais para detectar
» Quem é quem

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Regulamento & Apresentação. :: Dúvidas sobre a Legislação-
Ir para: