****Prospectores de Portugal****

Detecção de Metais

FórumConectar-seFAQRegistrar-seInício
tradutor
Custom Search
Tópicos similares
Custom Search
Mundo.pt
Classifique-nos no
mundoPT

Compartilhe | 

Aveiro lei praia

Ir em baixo 
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Pedro Miguel
Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 14:33

Boas tarde.

Já há algum tempo que ando a tentar fazer detectorismo em Aveiro ( normalmente só faço em Mondim mas como estudo em Aveiro gostava também de poder fazer lá), já tentei pedir autorização para fazer na em campos que a universidade tem como baldios mas a resposta obtida foi que esse pedido não se encontrava nas situações regulamentadas para usar os espaços da universidade. Por isso tentei vira-me para a praia contudo não queria estar a escondidas e como sei que segundo o Artigo 2.º da Lei n.º 121/99, de 20 de Agosto, posso pedir licença. O problema é que depois de vários emails nem resposta obtive. Já alguém consegui ? É que nem estamos a falar em sítios arqueológicos, se estivesse até compreendia.

Agradecidamente Pedro
Andriy
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 16:09

Acho que há uma lei que proíbe deteção na praia, perto da praia, nos rios e perto dos rios e no território sub aquático...
Mesmo com licença, na praia continua a ser proibido.
Se estiver errado, corrigem-me.
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 16:17

Viva ...!!!...

leste com atenção o artigo 2 da lei que mencionas.?

A licença tem que ser pedida com um requerimento e não com emails,

1 - Compete ao membro do Governo para a área da cultura, através do organismo a quem cabe a protecção do património cultural, autorizar, mediante a concessão de uma licença, a utilização de detectores de metais, em função dos objectivos a atingir, dos locais a prospectar e da idoneidade científica do interessado.
2 - A licença a que se refere o número anterior tem a validade de um ano, mediante requerimento do qual constem os seguintes elementos:
a) Identidade do requerente;
b) Objectivo da prospecção;
c) Locais a prospectar;
d) Características do aparelho de detecção de metais....
Se fizeres um requerimento nos trâmites legais e como manda o código de processamento administrativo, e com todos os dados requeridos no artigo da lei acima descrita, eles pelo mesmo código tem a obrigação legal de te responder,...dando deferimento, ou não...!!!!!
A emails não possuem qualquer obrigação de responder...!!!
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 16:20

Andriy escreveu:
Acho que há uma lei que proíbe deteção na praia, perto da praia, nos rios e perto dos rios e no território sub aquático...
Mesmo com licença, na praia continua a ser proibido.
Se estiver errado, corrigem-me.

é tão proibido na praia como no castelo de são Jorge..!!!

Se o objectivo o justificar eles passam nas condições do artigo mencionado..!!!...tal assunto está farto de ser debatido....

Eu fiz um a dizer que os objectivos são porque detecto por passatempo, e porque as vezes estou zangado com a mulher e vou para a praia matar o stress e nem tenho interesse nos achados....

mandaram-me consultar um psiquiatra....

102 102
Pedro Miguel
Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 17:37

luisc escreveu:
Viva ...!!!...

1 - Compete ao membro do Governo para a área da cultura, através do organismo a quem cabe a protecção do património cultural, autorizar, mediante a concessão de uma licença, a utilização de detectores de metais, em função dos objectivos a atingir, dos locais a prospectar e da idoneidade científica do interessado.
2 - A licença a que se refere o número anterior tem a validade de um ano, mediante requerimento do qual constem os seguintes elementos:
c) Locais a prospectar;
Se fizeres um requerimento nos trâmites legais e como manda o código de processamento administrativo, e com todos os dados requeridos no artigo da lei acima descrita, eles pelo mesmo código tem a obrigação legal de te responder,...dando deferimento, ou não...!!!!!
Sim li mas não tinha percebido que era preciso um requerimento. Obrigado pela resposta não sabia que se fosse um requerimento eles eram obrigado a responder, embora a resposta seja muito provavelmente não.
Pedro Miguel
Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 17:41

Pedro Miguel escreveu:
luisc escreveu:
Viva ...!!!...

c) Locais a prospectar;
Sim li mas não tinha percebido que era preciso um requerimento. Obrigado pela resposta não sabia que se fosse um requerimento eles eram obrigado a responder, embora a resposta seja muito provavelmente não.
Já foi tarde de mais para editar. Sabes onde se pode encontrar tal requerimento. Encontrei alguns no sites deles http://www.patrimoniocultural.pt/pt/recursos/formularios-regulamentos-e-circulares/ mas acho que nenhum é o certo.
jagodes
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 19:58

Isso não vai adiantar nada. Eles não passam licenças e ponto final!!!

Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 20:13

jagodes escreveu:
Isso não vai adiantar nada. Eles não passam licenças e ponto final!!!

Passar...passar até passam...!!!

Agora não é a ti nem a mim...!!! Very Happy

nem vale a pena pensar nisso...ainda mais na praia....

Mas o Pedro pode tentar,,,,,,um requerimento não tem nenhum pescoço...!!!

podes adaptar este http://www.psi.uminho.pt/Uploads/Docs%20Ref/Req_Candidatura_Concursos.pdf

mudas tudo o que existe a mudar, fazes as tuas alegações e prestas as informações de acordo com a lei acima (e mencionas a mesma lá)...juntas copias dos documentos com qual te identificas...e mandas em carta registada com aviso de receção á entidade...(que não sei qual é agora)

segundo o codigo do procedimento administrativo têm que te responder em 30 dias.....se não depois logo se vê..!!!

Mas a resposta será

indeferido porque o individuo não apresenta qualificações nem fará uso do aparelho enquadrado em sondagens arqueológicas autorizadas nem supervisionado por pessoal qualificado

se não for isso é parecido

lol! lol! lol!
jagodes
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 20:55

Nem a ti nem a mim nem a ninguém com excepção do projecto ipsis!!! Atenção .. eu até entendo a utilidade desse projecto, mas como esse podia haver centenas!!

Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 21:06

jagodes escreveu:
Nem a ti nem a mim nem a ninguém com excepção do projecto ipsis!!! Atenção .. eu até entendo a utilidade desse projecto, mas como esse podia haver centenas!!

Vai para uns 6 ou 7 anos.(antes de eu andar nesta vidinha... Cool Cool )....numa localidade aqui perto tiveram que repavimentar uma rua no  centro histórico, bem como alargar um "largo" ....

Nesse largo existia um café onde eu ia regularmente....e um dia estava lá uma russa, boazuda com um aparelhómetro desses na mão... Razz Razz...e uns quantos arqueólogos tudo a escavar aquilo ..

Debaixo do largo estava umas ruinas não me lembro de que...!!!

Eu e mais dois marmanjos metemos conversa com ela sobre aquilo e a moça foi bem clara....autorização especial e autorizada na altura creio que pelo igespar....devidamente fundamentada e apenas quando se verifique extrema necessidade de obtar uma cronologia etc etc...."uma tanga dos diabos)

Eu na altura não ligava a isso .....aquele tipo de obras tem sempre que ser acompanhada de arqueólogos....e blá blá

PS: a russa era melhor que o aparelho
Pedro Miguel
Membro Ferro
Membro Ferro

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 22:07

Obrigado pela ajuda pessoal acho que me vou deixar ficar por Mondim onde ninguém me chateia e pode ser que antes de morrer eles mudem a lei.
maxadus
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 06 Maio 2016, 23:41

Confirmo o que o Jagodes diz, não passam licenças ponto final. Não vale a pena pedir esqueçam, neste País é assim!!!!Nem daqui a 200 anos!!!!
Por exemplo em Espanha já passam licença para as praias e existem praias que estão isentas de licença e que se pode detectar, eu falo com conhecimento de causa ainda ao mês passado pedi licenças para as praias da  zona de Huelva e Cádiz e já recebi a licença por um prazo de um ano.
Estão a ver a diferença, entre nós e los nuetros hermanos.
The Mol
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sab 07 Maio 2016, 00:05

jagodes escreveu:
Olá jagodes não é bem assim !...há mais projectos para alem do ipsis
são é mais pequenos e não tão privilegiados !...ao ponto de alguns elementos do projecto ipsis andarem numa praia qualquer dos Algarves bem cedinho sem o devido acompanhamento dos arqueólogos da câmara municipal como ditam as regras do projecto ipsis ,e gabarem-se da licença valida para pelo menos um ano,sendo renovada todos os anos,como o relato que o membro VIRIATO  fez sobre o encontro na praia com um desses elementos do projecto ipsis ,que para o fim já lhe queria comprar alguns achados que ele pode-se ter lá para casa mas enfim !...agora não consigo encontra aqui no fórum esse link desse relato,...mas fica aqui mais um sitio foi utilizado detectores de metais por arqueólogos.

https://issuu.com/almadan/docs/al-madanonline20_2  da pagina 101 a pagina 105
Katano
Moderador
Moderador

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sab 07 Maio 2016, 00:44

nunca tive conhecimento de alguém que tivesse tido sucesso a pedir licença para as praias, e o pior é que pedindo licença fica lá registado o pedido e caso a pessoa seja apanhada na praia leva uma porrada maior pois já não pode dizer que não sabia. É a lei mais parva da história da humanidade!!
lbatista
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sab 07 Maio 2016, 02:59

luisc escreveu:
jagodes escreveu:

Vai para uns 6 ou 7 anos.(antes de eu andar nesta vidinha... Cool Cool )....numa localidade aqui perto tiveram que repavimentar uma rua no  centro histórico, bem como alargar um "largo" ....

Nesse largo existia um café onde eu ia regularmente....e um dia estava lá uma russa, boazuda com um aparelhómetro desses na mão... Razz Razz...e uns quantos arqueólogos tudo a escavar aquilo ..

Eu e mais dois marmanjos metemos conversa com ela sobre aquilo e a moça foi bem clara....autorização especial e autorizada na altura creio que pelo igespar....devidamente fundamentada e apenas quando se verifique extrema necessidade de obtar uma cronologia etc etc...."uma tanga dos diabos)

Eu na altura não ligava a isso .....aquele tipo de obras tem sempre que ser acompanhada de arqueólogos....e blá blá

Xiii...uma Russa toda boa e com ele na mão...o detector claro... lol! lol!

Nem prestaste atenção nenhuma à conversa da moça. Ahahahahah...
GoldSeeker
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Ter 10 Maio 2016, 14:58

luisc escreveu:
jagodes escreveu:

Luís, tens que explicar o que é uma Russa. A malta de fora do Alentejo pode pensar que é uma mulher da Rússia...  lol!
lbatista
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Ter 10 Maio 2016, 15:05

GoldSeeker escreveu:
luisc escreveu:
jagodes escreveu:

Luís, tens que explicar o que é uma Russa. A malta de fora do Alentejo pode pensar que é uma mulher da Rússia...  lol!

Sim...também pode ser uma tipa loira, russa do sol! Seja como for era Boazuda! Ahahahah  lol!
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Ter 10 Maio 2016, 19:58

para que não reste duvidas acerca do que é uma "russa"....seguem dois exemplares

Steve7
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Ter 10 Maio 2016, 23:18

Pois esta eu na duvida uma russa do cabelo ou uma mulher russa....
Já tentei pedir para a Figueira da Foz, inclusive tive a falar com o capitão 
da Policia Marítima, sobre as licenças e tudo mais, e disse-me que era uma 
estupidez isto tudo, só porque a malta encontra umas moedas e umas peças
de ouro que são encontradas raramente. Mas também disse que se apanhasse 
alguém teria de cumprir a lei! 
É o país que temos...
lbatista
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Ter 10 Maio 2016, 23:41

luisc escreveu:
para que não reste duvidas acerca do que é uma "russa"....seguem dois exemplares

Uma mulher assim e que gosta de detectorismo???!? Isso deve ser mais raro que um morabitino de Afonso I!
Pantera
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Qua 11 Maio 2016, 09:52

Isto é tudo pessoal muito esquisito por aqui... desde o momento em que o colega diz que ela era "boazuda" para mim chega, se é da Rússia ou loura, isso é acessório meus caros! Com tantas filosofias acabam por deixar para outros comer!    Twisted Evil
https://sites.google.com/site/numismaticapa/museu_da_moeda/mc
GoldSeeker
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Qua 11 Maio 2016, 11:37

luisc escreveu:

Ok, confirma-se...  afro
GoldSeeker
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Qua 11 Maio 2016, 11:41

Em relação a estas questões da legislação, chamo à atenção as mensagens do Fernando Silva (ver em http://www.prospectordemetal.com/t1-legislacao-portuguesa-detectores-de-metal), cuja interpretação da Lei me parece adequada, sobretudo no que tange às questões do domínio hídrico.
Por isso, parece-me que apenas é proibido prospectar no mar/praia e não nos rios, lagos, etc.
ki_ko
Membro Bronze
Membro Bronze

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Ter 17 Maio 2016, 22:33

ja fiz requerimento ao capitao de aveiro , camara , etc etc etc
tudo aponta para aqueles chatos de lisboa do patrimonio e etc, ate para esses mandei e tudo negativo, contestei e estou ate hoje a espera de resposta!
e ja devo ter envelhecido uns 3 anos mas eu espero na mesma.
The Mol
Membro Platina
Membro Platina

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   Sex 20 Maio 2016, 22:50

ki_ko escreveu:
ja fiz requerimento ao capitao de aveiro , camara , etc etc etc
tudo aponta para aqueles chatos de lisboa do patrimonio e etc, ate para esses mandei e tudo negativo, contestei e estou ate hoje a espera de resposta!
e ja devo ter envelhecido uns 3 anos mas eu espero na mesma.
Eu não te quero demover  dessa tua vontade de acreditar que vais obter uma resposta positiva de alguma dessas identidades !...mas acho que bem podes esperar sentado mesmo que dures 100 anos,e desejo que dures mesmo muitos anos amigo,mas aquilo ,grande parte da aquela gente gosta de trabalhar muito devagarinho pois rende mais euros e detectores e pessoas com detectores são concorrência quando deviam ser uma ajuda e mais uma ferramenta para recuperar alguma historia por esse PORTUGAL fora,mas enfim  !!!...por outro lado quantos mais pedidos de licenças se fizer mais eles tem a noção da dimensão da quantidade de detectores e detectoristas  andam por ai,por consequência eles e as autoridades vão esta mais alerta para tentar entalar a malta .

Boa sorte com o pedido! 125
Conteúdo patrocinado

MensagemAssunto: Re: Aveiro lei praia   

Aveiro lei praia
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos similares
-
» Gestão da actividade cinegética na Ria de Aveiro
» Ola, Vitara d' Aveiro
» pesca robalo praia
» Carpa & Perca
» Vendo vidro alto Ermax

Permissão deste fórum:Você não pode responder aos tópicos neste fórum
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Dúvidas-
Ir para: