****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 Duvida sobre o melhor piso para detectar

Ir para baixo 
+5
buda&peste
jagodes
samuel_fragoso
timetraveler
demencia
9 participantes
AutorMensagem
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyTer 16 Jul 2013, 22:28

Boas pessoal,

tenho uma dúvida que gostava de tirar com alguém com mais experiência do que eu (não é dificil).

Tenho um Garret 150 e tou consciente das suas limitações mas gostaria de saber qual o melhor tipo de solo para obter melhores resultados, ultimamente tenho andado por solo arenoso (pinhal) mas compreendo que talvez aí os objectos mais antigos afundam para além do limite do meu detector...

Talvez seja melhor só andar em solos mais consistentes?

Tirando o 1º dia, já lá vai quase 1 semana sem achados de interesse...

Obrigado! 125
Ir para o topo Ir para baixo
timetraveler
Membro Bronze
Membro Bronze
timetraveler


Data de inscrição : 30/05/2013
Localização : Minho

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyTer 16 Jul 2013, 22:59

As zonas de pinhal são boas pelas características do solo no que toca à conservação dos objectos. O problema das areias é que elas são dinâmicas, facilmente relocalizadas por fortes ventos. Num pinhal com presença de vegetação rasteira isto não será um problema. Os objectos em melhor estado de conservação que já encontrei (excluindo as pratas) foram detectados precisamente em pinhais.
Pela minha experiência falo, que é apenas de dois anos, os campos agrícolas serão os locais mais adequados a bons achados, campos agrícolas que sejam utilizados desde longa data. Os trabalhos agrícolas, no passado, dependiam de força animal e mão de obra humana. Onde hoje trabalha um homem e um tractor, no passado era necessária no mínimo uma junta de bois e uma dezena de pessoas. As pessoas andavam com moedas nos bolsos, na época utilizar porta moedas era algo invulgar. Todos estes trabalhos sazonais requeriam centenas de horas de labuta de um grande número de pessoas. É como diz o proverbio "Tantas vezes o cântaro vai à fonte que um dia deixa lá a asa".  Muitos objectos/moedas foram perdidos desta forma. Também há que ter em conta a actividade venatória, que nos deixou balas de mosquete e objectos associados muitos interessantes.
O bom dos terrenos agrícolas é que de tempos em tempos são revolvidos, o que hoje está fora do teu alcance amanhã está a meia dúzia de centímetros ou mesmo à superfície.   107  Por outro lado o pH dos terrenos agrícolas por norma é baixo, fruto da adição de matéria orgânica, lá se vão os cobres e os bronzes  108 

Espero ter ajudado. Bons achados
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyTer 16 Jul 2013, 23:32

Obrigado pela resposta timetraveler, serviu de bastante ajuda... 125 

Se por um lado no pinhal estou completamente à vontade mas só acho coisas sem interesse... num campo agricola não sei se têm dono ou não, se sou bemvindo ou vou levar chumbada... cheio de coisas boas...
os dilemas na vida de um detector... 102 102
Ir para o topo Ir para baixo
samuel_fragoso
Membro Bronze
Membro Bronze
samuel_fragoso


Data de inscrição : 08/07/2013
Localização : Seia

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyTer 16 Jul 2013, 23:41

Nada como pedir autorização ao donos dos terrenos de cultivo, dizes que andas a procura de objectos perdidos, que é um passatempo divertido pois encontra-se coisas muito engraçadas, e outras menos, que tudo aquilo que encontras desde cartuchos deichados pelos caçadores, e outros objectos de metal deixados no terreno quando detectados são sempre recolhidos do lucal, e assim acabas por limpar o terreno. vais ver que é tiro e queda.
Autorização concedida a 99%
Ir para o topo Ir para baixo
jagodes
Moderador
Moderador
jagodes


Data de inscrição : 24/01/2012
Idade : 43
Localização : Coimbra

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyTer 16 Jul 2013, 23:43

Campos agrícolas são sempre bons, mas a probabilidade de encontrar lixo é muito maior.
Ir para o topo Ir para baixo
timetraveler
Membro Bronze
Membro Bronze
timetraveler


Data de inscrição : 30/05/2013
Localização : Minho

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyTer 16 Jul 2013, 23:45

jagodes escreveu:
Campos agrícolas são sempre bons, mas a probabilidade de encontrar lixo é muito maior.

Não me lembrei de referir essa "pequena" desvantagem lol
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQua 17 Jul 2013, 00:00

samuel_fragoso escreveu:
Nada como pedir autorização ao donos dos terrenos de cultivo, dizes que andas a procura de objectos perdidos, que é um passatempo divertido pois encontra-se coisas muito engraçadas, e outras menos, que tudo aquilo que encontras desde cartuchos deichados pelos caçadores, e outros objectos de metal deixados no terreno quando detectados são sempre recolhidos do lucal, e assim acabas por limpar o terreno. vais ver que é tiro e queda.
Autorização concedida a 99%

O problema não é o pedir, é saber quem são os donos ou se existem mesmo donos, basicamente escolho areas no google earth mais isoladas, vou para a zona e escolho um campo.
Ir para o topo Ir para baixo
samuel_fragoso
Membro Bronze
Membro Bronze
samuel_fragoso


Data de inscrição : 08/07/2013
Localização : Seia

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQua 17 Jul 2013, 00:03

tambem é bem visto. não me tinha lembrado disso. Vou registar.
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQua 17 Jul 2013, 00:07

jagodes escreveu:
Campos agrícolas são sempre bons, mas a probabilidade de encontrar lixo é muito maior.

Eu tenho um dom para achar lixo em qualquer tipo de solo, no pinhal hoje foi desde isqueiros, estilhaços de ferro e até 1 chumbinho de cartucho no meio do areal. (ao menos sei que o garret funciona bem Very Happy)
Ir para o topo Ir para baixo
buda&peste
Moderador
Moderador
buda&peste


Data de inscrição : 09/10/2012
Idade : 34
Localização : Portugal

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQua 17 Jul 2013, 14:38

a minha zona é o seguinte nos terras trabalhadas os coin de 1900 para cima estao jeitosos abaixo disso sao chapas autentica ssem contar as toneladas de lixo. os pinhais tanto podem ter lixo como romanas.as poulas ou terrenos ja nao cultivados sao autenticas minas.as vinhas sao porreiras tem achados bem vonservados e geralmente prata e aneis.os olivais so tem MERcredi...os giestais queimados por vezes revelam antigos terrenos cheios de alegrias etc Very Happy isto é o meu universo
Ir para o topo Ir para baixo
http://astrofotografia.eklablog.com/
paulo batista
Membro Platina
Membro Platina
paulo batista


Data de inscrição : 10/02/2013
Localização : BRACARA AUGUSTA

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQua 17 Jul 2013, 14:52

pois é os mapas do google são muito bons dá para ver os terrenos mais isolados  da tua freguesia eu trabalho assim agora cuidado nesta época de incendios não levar isqueiros para os pinhais Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQua 17 Jul 2013, 15:23

buda&peste escreveu:
a minha zona é o seguinte nos terras trabalhadas os coin de 1900 para cima estao jeitosos abaixo disso sao chapas autentica ssem contar as toneladas de lixo. os pinhais tanto podem ter lixo como romanas.as poulas ou terrenos ja nao cultivados sao autenticas minas.as vinhas sao porreiras tem achados bem vonservados e geralmente prata e aneis.os olivais so tem MERcredi...os giestais queimados por vezes revelam antigos terrenos cheios de alegrias etc :Disto é o meu universo

Pena isso nas terras cultivadas... imagino que sejam os quimicos que poem para lá... bem, eu vou indo para onde me deixarem ir, depois logo se vê Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQua 17 Jul 2013, 15:23

paulo batista escreveu:
pois é os mapas do google são muito bons dá para ver os terrenos mais isolados  da tua freguesia eu trabalho assim agora cuidado nesta época de incendios não levar isqueiros para os pinhais Very Happy

Eu bem que não levo nenhum para lá mas ao fim do dia venho com uns 2 ou 3 no bolso Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQui 18 Jul 2013, 00:18

demencia escreveu:
paulo batista escreveu:
pois é os mapas do google são muito bons dá para ver os terrenos mais isolados  da tua freguesia eu trabalho assim agora cuidado nesta época de incendios não levar isqueiros para os pinhais Very Happy

Eu bem que não levo nenhum para lá mas ao fim do dia venho com uns 2 ou 3 no bolso Very Happy

 102
Ir para o topo Ir para baixo
bessa1970
Membro Platina
Membro Platina
bessa1970


Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 53
Localização : Porto

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQui 18 Jul 2013, 16:53

Os melhores terrenos são aqueles que tem moedas boas....lol........isso dos melhores terrenos é tudo muito relativo e depende muito da zona onde se vive........se fores da zona do minho ou trás-dos-montes os campos agrícolas são bons porque por aqueles lados é tudo campos......lol.......agora se fores para um campo agrícola no distrito do porto, só tiras lixo e lixo....e lixo.........eu e o pessoal que conheço por aqui.....que me lembre, 99% foi lixo ou moedas todas desfeitas....porque a agricultura foi muito intensa e os campos são geralmente de pequenas dimensões........eu pessoalmente prefiro andar nos montes........os sinais são poucos.....mas a probabilidade de ser uma coisa boa é maior.
Hoje por exemplo fomos a um monte que achamos que tinha muito bom aspecto e que poderia ter servido como posta de vigia e tirei 12 romanas e 4 ceitis...........e sinais de ferro foram 3 ou 4.....
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQui 18 Jul 2013, 16:59

105 105 105 105 105

Muita bom, achaste um cardume romano :O

Epa ainda ontem tive nuns campos mesmo ao lado de uma antiga estrada romana e nadinha, eu não percebo isto, eu que sou tão boa pessoa!! 108 108
Ir para o topo Ir para baixo
bessa1970
Membro Platina
Membro Platina
bessa1970


Data de inscrição : 21/10/2011
Idade : 53
Localização : Porto

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQui 18 Jul 2013, 17:07

demencia escreveu:
105 105 105 105 105

Muita bom, achaste um cardume romano :O

Epa ainda ontem tive nuns campos mesmo ao lado de uma antiga estrada romana e nadinha, eu não percebo isto, eu que sou tão boa pessoa!! 108 108

 Eu tive um garret 250 e mudei porque tinha muitas limitações.......com o garret 150 vais ser dificil apanhares moedas que sejam finas e que estejam um pouco mais fundas..........mas o principal é pesquisar muito e ter sorte.....muita sorte......
Ir para o topo Ir para baixo
DuBosk
Membro Bronze
Membro Bronze
DuBosk


Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 45
Localização : Portugal

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQui 18 Jul 2013, 17:10

bessa1970 escreveu:

Hoje por exemplo fomos a um monte que achamos que tinha muito bom aspecto e que poderia ter servido como posta de vigia e tirei 12 romanas e 4 ceitis...........e sinais de ferro foram 3 ou 4.....

 12 romanas!?!?!!? What a Face
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQui 18 Jul 2013, 17:21

Eu já apanhei coisas incrivelmente pequenas por volta dos 10/15 cm, estilhaços pequenissimos, um chumbinho de caçadeira...

O garret tambem descrimina bem, mas não sei se será também por estar a ignorar todos os sinais de ferro... ou então tenho de comprar o teu kit de sorte Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
timetraveler
Membro Bronze
Membro Bronze
timetraveler


Data de inscrição : 30/05/2013
Localização : Minho

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQui 18 Jul 2013, 17:45

Hoje fala-se de romanas como quem fala de tampas de frisumo...
Os romanos da minha zona só tinham nos bolsos moedas de 50 centavos...   106    
Felizmente que me restou as nossas monarquias com as suas moedas da época    rezar
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQui 18 Jul 2013, 18:37

timetraveler escreveu:
Hoje fala-se de romanas como quem fala de tampas de frisumo...
Os romanos da minha zona só tinham nos bolsos moedas de 50 centavos...   106    
Felizmente que me restou as nossas monarquias com as suas moedas da época    rezar

Podes querer, eu nem 12 caricas apanho de 1 vez.
Ir para o topo Ir para baixo
timetraveler
Membro Bronze
Membro Bronze
timetraveler


Data de inscrição : 30/05/2013
Localização : Minho

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptyQui 18 Jul 2013, 19:26

demencia escreveu:
timetraveler escreveu:
Hoje fala-se de romanas como quem fala de tampas de frisumo...
Os romanos da minha zona só tinham nos bolsos moedas de 50 centavos...   106    
Felizmente que me restou as nossas monarquias com as suas moedas da época    rezar

Podes querer, eu nem 12 caricas apanho de 1 vez.
102

Devagarinho devagarinho e um dia chegamos às romanas   126
Possivelmente vamos é ter de mudar de terrenos  123
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptySex 19 Jul 2013, 02:55

Este amigo bessa1970 lixa o pessoal todo, 12 romanas!!
Ir para o topo Ir para baixo
DuBosk
Membro Bronze
Membro Bronze
DuBosk


Data de inscrição : 11/07/2013
Idade : 45
Localização : Portugal

Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar EmptySáb 20 Jul 2013, 00:40

Eu tenho 3 em quase 2 anos.. E tou na duvida numa que saquei ontem.. Vou pedir aqui ajuda para limpeza/identificação.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty
MensagemAssunto: Re: Duvida sobre o melhor piso para detectar   Duvida sobre o melhor piso para detectar Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Duvida sobre o melhor piso para detectar
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Dúvidas-
Ir para: