****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
Dúvidas de principiante???????? Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 Dúvidas de principiante????????

Ir para baixo 
+4
rpmagico
AndreVeloso
luisc
Lusoport86
8 participantes
Ir à página : 1, 2  Seguinte
AutorMensagem
Lusoport86
Membro Ferro
Membro Ferro
Lusoport86


Data de inscrição : 10/06/2014
Localização : Leiria

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 15:20

Boas 
já tenho o meu detector faz alguns meses e a minha dúvida já desde o inicio é se devo ou não ignorar a função all metals no meu basico GARRETT ACE 150.
É que em algumas saidas eu já encontrei moedas em que deram sinal de ferro e eu a pensar vai sair prego e depois fikei surpreendido por ser uma moeda, e outras vezes quando tenho o a função all metals ignorada ele de vez em quando dá sinal de moeda mas tambem apita de relance o sinal de ferro.
o que devo fazer pessoal devo escavar tudo porque se não o fizer posso estar a perder algo?
preciso de toda a ajuda para tirar estas duvidas sempre que saio para a descoberta
agradeço desde já quem der uma resposta 
obrigao por o vosso tempo
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 15:56

O que te falta é apenas mais horas no campo e desenterrar mais coisas....

Ao fim de uma carga horaria elevada a detetar, vais perceber como funciona a coisa.

Um ace 150, não é tão ruim assim....a unica diferença crucial para o 250 é o pin point...e na falta deste vais cavar mais, por ser um pouco mais dificil perceber o sitio exacto.

Na questão dos apitos é muito subjectivo...e dava conversa para mangas...

Ao fim de algum tempo vais percebendo os sitios onde podes dar mais alguma descriminação no ferro e noutros não convém....

Eu por exemplo ando quase sempre em all metal e sem descriminação nenhuma, mas não quer dizer que desenterre tudo o que toca..!!!!!....porque já vou percebendo o que o detetor me está a querer dizer...e depende muito do terreno e outros factores...

Vai ganhando experiencia e comparando, toques e sinais com o que sai..!!!

boa sorte
Ir para o topo Ir para baixo
Lusoport86
Membro Ferro
Membro Ferro
Lusoport86


Data de inscrição : 10/06/2014
Localização : Leiria

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 16:00

Obrigado Luisc
por eu li aqui num tópico é que as vezes quando ignoramos o toque de ferro ou o all metals poderemos estar a perder moedas ou algo bom,as moedas podem dar sinal de ferro?
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 16:09

Algumas podem sim....não é muito normal mas pode acontecer...ainda mais num detetor que tem a escala do ferro muito comprimida...

para que percebas


No AT PRO tenho na pratica 40 niveis de metal ferroso, já dá para jogar mais um bocado e evitar o constante toque do ferro eleminando os primeiros 15 ou 20 por exemplo, dependendo obviamente do tipo de terreno onde estou

Creio que a escala dos metais ferrosos do 150 é igual ao 250...e se assim for limita-se basicamente aos 3 primeiros traços da esquerda...!!

Com isto quero dizer que pode existir moedas que pelas mais variadas razões toquem no segundo ou terceiro...e não são de ferro....faz a experiencia com uma moeda de dois centimos de euro e vê lá onde toca......

Repara que só se pode dizer com alguma certeza que é ferro puro se tocar apenas no primeiro traço...!!!!

Se nesse ace o ferro incomodar muito elemina por exemplo o primeiro traço.

Mas como disse a experiencia que se adquire com os toques versus o que se desenterra é o melhor professor
Ir para o topo Ir para baixo
Lusoport86
Membro Ferro
Membro Ferro
Lusoport86


Data de inscrição : 10/06/2014
Localização : Leiria

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 16:18

obrigado por a dica  125
Ir para o topo Ir para baixo
AndreVeloso
Membro Prata
Membro Prata
AndreVeloso


Data de inscrição : 08/10/2013
Idade : 35
Localização : Portus Cale

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 17:48

RESPONDI A TUA MENSAGEM PRIVADA COM ISTO, MAS COLOCO AQUI PARA MAIS VEREM  125


quanto ao ferro, em campos, florestas, terrenos de cultivo ou etc esses assim, deves dar máxima atenção ao ferro. embora esses também tem muito lixo, há muita coisa boa nesse sinal! desde moedas,aneis antigos, espadas, balas, armas... tudo depende! as vezes ate pode ser de bronze ou assim e tiveste som de ferro, e fora da terra já pode dar outro sinal! percebes? as vezes depende do solo e da condutividade desse mesmo para o detector, pois o objecto nao quer dizer que seja de ferro! 
aconselho a cavares tudo, eu sou adepto do ALL METAL e não e' só por acaso, já tirei coisas boas no ferro, desde a moedas a aneis de bronze, inclusive um anel de ouro fininho e duas peças de prata (um pendente e uma volta com medalha)

Agora na praia e' diferente, podes sempre discriminar o ferro não e' importante, mas vais perder moedas Euro do 1cent,2cent e 5cent eheheh mas eu nao descrimino ate porque foi la que saquei essas tais peças

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
Lusoport86
Membro Ferro
Membro Ferro
Lusoport86


Data de inscrição : 10/06/2014
Localização : Leiria

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 17:54

obrigado mais uma vez AndreVeloso  Dúvidas de principiante???????? 535060155
Ir para o topo Ir para baixo
AndreVeloso
Membro Prata
Membro Prata
AndreVeloso


Data de inscrição : 08/10/2013
Idade : 35
Localização : Portus Cale

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 17:58

sem problema amigo!  beer
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 20:16

E para complementar as tuas duvidas acrescento algo mais...

Eu sou novo nisto, mas posso dizer que tenho muitas horas com um ace 250 (que não é diferente do teu)...e quanto digo muitas, são mesmo muitas horas por alguns tipos de terreno....e ainda o tenho

Do tipo fazer uma manhã a andar numa planicie alentejana e fazer uns 2 ou 3 kilometros com apenas 4 ou 5 toques de "caca". Surprised ......depois ao aproximar-me por exemplo de um monte em ruinas o ace desatar a dar sinal em todos os cm de terreno....é o contraste..!!!...na altura fiquei perplexo porque das duas uma....ou mandava vir uma retroescavadora e cavava cada centimetro, ou tinha que perceber como a coisa funcionava...

E isto passou-se dezenas de vezes..!!!

O tempo foi passando e a experiência aumentando, bem como a escolha e estudo de locais....isto é muito importante... de pouco serve ir a sitios onde só lá passou uma raposa ou um javali.

Se bem que já tirei moedas e outras coisas onde nem o diabo lá foi... Very Happy ..pelo que a sorte também é factor.

Quando comprei o coil DD para o ace as coisas melhoraram bastante (é um facto)....mas a tarimba também ja contava e os achados melhoraram...

Depois fui de ferias para o algarve e ai foi a reviravolta !!!.....uma simples saida a um pinhal fez-me logo ver a diferença que pode fazer o tipo de terreno..até parecia que tinha outro detetor nas mãos.!!!
Depois fui a sucapa duas ou tres noites a praia e então foi o delirio...com uns euritos para buer umas cervejas....mas o que me causou satisfação (sim porque eu não procuro euros) foi o comportamento do ace longe dos terrenos onde andava com ele, barrentos, acidos e ferrosos....como tal aprendi depois a percebe-lo quando vim de ferias e fiz bons achados.

Depois tive oportunidade e experimentei um euroace bastantes horas....e digo, que não gostei...este é ao contrario do ace 150 e 250....tem a escala dos ferrosos mais estendida e as dos não ferrosos mais comprimida......sem duvida é provavel que seja melhor em terrenos muito ferrosos, mas prefiro o ace 250 desde que tenha o coil dd da garrett que foi o que tive.

Agora o at pro e a saga continua, ......mas este é de facto (digam o que disserem) ...um bom detetor e adapta-se muito melhor do que a serie ace a todo o tipo de terreno....e isso a mim faz-me falta..!!!

Mas acima de tudo as horas passadas e o conhecimento que se tem da maquina que se tem nas mãos (seja ela qual for) é que fazem o detetorista..!!!.... Cool


Abraço e com isto quase que escrevi um livro
Ir para o topo Ir para baixo
Lusoport86
Membro Ferro
Membro Ferro
Lusoport86


Data de inscrição : 10/06/2014
Localização : Leiria

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQua 15 Out 2014, 22:39

obrigado por estas dicas 
mas já agora devido ao estudo do terreno ao que devemos ter atenção indicios que tipo?terreno ?
procurar no google maps?
podes dar mais dicas eu agradeço Smile
Ir para o topo Ir para baixo
AndreVeloso
Membro Prata
Membro Prata
AndreVeloso


Data de inscrição : 08/10/2013
Idade : 35
Localização : Portus Cale

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQui 16 Out 2014, 00:03

Amigo Luisc qual e' a coil que tens ou tinhas para o 250?
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQui 16 Out 2014, 08:56

Eu como não tenho aqui praia nem pinhais....e não sou adepto de me enconstar as localidades, pois não sou de dar nas vistas, estudo o ambiente que me rodeia e tento perceber como era a 100 anos por exemplo, antes do alcatrão e das vias actuais.

Como exemplo sabes bem que antigamente não havia carros...!!! as pessoas deslocavam-se no campo em caroças, em burros cavalos etc..as viagens duravam mais tempo e os animais tinham que beber nos trajectos...as pessoas descansar etc...

Perto de uma antiga e seca fonte perdida no meio do mato tirei já varias moedas do inicio da republica, fracas mas são moedas...entre outras coisas...

Agora se arranjares um spot numa horta perto de uma povoação historica e não te importes de lá ir e de ser visto por pessoas que andam por ali tens o trabalho facilitado.

André o coil era  8.5 x 11 polegadas DD da garrett, é igual ao que vem no euroace, esse coil já o vendi..tenho o ace de origem no momento e qualquer dia vendo também que o meu gaiato perdeu a "tusa" inicial Laughing
Ir para o topo Ir para baixo
rpmagico
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 24/02/2014
Idade : 43
Localização : Figueira da Foz

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQui 16 Out 2014, 10:30

bom dia.
concordo com tudo o que aqui foi dito.
existe muitos fatores para por vezes tocar ferro, mas vou dizer uma opinião minha.
os bons achados que tocam ferro é porque estão bastante fundos.
por isso eu só me preocupava com esses toques, isso porque o detector já está no limite e fica confuso sem perceber muito bem o que é. agora eu acho que podes descriminar os primeiros traços ferrosos sem problema, embora em all metal ganhas um pouco de profundidade.
se estiveres num sitio com pouco lixo usa o all metal, caso exista muito lixo então descrimina senão até te passas com o barulho.
lol!
Ir para o topo Ir para baixo
Nimbus
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 12/10/2014

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQui 16 Out 2014, 11:25

Não há mais ninguém a colocar comentários? É que estou a aprender bastante com este tópico.
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQui 16 Out 2014, 12:14

eu tb tenho um 150, no limite do alcance do detector, da sinal de ferro seja que metal for, se der ferro e outra coisa tens de prestar atencao ao outro sinal, esquece o ferro, se for constante, pode ser moeda ao lado de um objecto de ferro, mas tb pode ser uma carica enferrujada por exemplo, o melhor ao principio e cavar tudo
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQui 16 Out 2014, 12:19

ja agora tb ajuda ir rodando sob o objecto e ver se o sinal vai mudando, se nao mudar e bom sinal, mas uma moeda enterrada na vertical pode dar sinal , se o sinal for forte e so ferro e 99% das vezes ferro
Ir para o topo Ir para baixo
AndreVeloso
Membro Prata
Membro Prata
AndreVeloso


Data de inscrição : 08/10/2013
Idade : 35
Localização : Portus Cale

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQui 16 Out 2014, 13:52

Luisc: oh pa isso e' que e' meu ter perdido a tusa eheh brincadeira 102  mas tambem mau ter perdido a tusa de detectorismo... talvez mais tarde acorde o bichinho de novo!  120 
quanto a coil, estava a pensar em adquirir uma DD para o 250. tem bom alcance? e quanto ao solo da melhores resultados? e quanto aos sinais, da melhores resultados e fixos? obrigado  beer
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptyQui 16 Out 2014, 20:42

AndreVeloso escreveu:
Luisc: oh pa isso e' que e' meu ter perdido a tusa eheh brincadeira 102  mas tambem mau ter perdido a tusa de detectorismo... talvez mais tarde acorde o bichinho de novo!  120 
quanto a coil, estava a pensar em adquirir uma DD para o 250. tem bom alcance? e quanto ao solo da melhores resultados? e quanto aos sinais, da melhores resultados e fixos? obrigado  beer

Notei um pequeno aumento de profundidade, mas a diferença notória é na estabilidade dos sinais e na maior facilidade em efectuar o pin point...na altura não tinha o xpointer e usava o pin point do detector mais vezes.

Mas há mais marcas de coils dd para o ace....detech ultimate...nel tornado etc,....

São é quase tão caros como o detetor Sad
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptySex 17 Out 2014, 00:48

All metal sempre!! Quanto mais discriminação menos profundidade!!
Ir para o topo Ir para baixo
AndreVeloso
Membro Prata
Membro Prata
AndreVeloso


Data de inscrição : 08/10/2013
Idade : 35
Localização : Portus Cale

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptySex 17 Out 2014, 01:11

luisc escreveu:
AndreVeloso escreveu:
Luisc: oh pa isso e' que e' meu ter perdido a tusa eheh brincadeira 102  mas tambem mau ter perdido a tusa de detectorismo... talvez mais tarde acorde o bichinho de novo!  120 
quanto a coil, estava a pensar em adquirir uma DD para o 250. tem bom alcance? e quanto ao solo da melhores resultados? e quanto aos sinais, da melhores resultados e fixos? obrigado  beer

Notei um pequeno aumento de profundidade, mas a diferença notória é na estabilidade dos sinais e na maior facilidade em efectuar o pin point...na altura não tinha o xpointer e usava o pin point do detector mais vezes.

Mas há mais marcas de coils dd para o ace....detech ultimate...nel tornado etc,....

São é quase tão caros como o detetor Sad

hmmmm eu vou entao ter de ver melhor isso, tou a pensar em comprar uma que ja ouvi muito bem delas! obrigado amigo Luisc  125
Ir para o topo Ir para baixo
AndreVeloso
Membro Prata
Membro Prata
AndreVeloso


Data de inscrição : 08/10/2013
Idade : 35
Localização : Portus Cale

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptySex 17 Out 2014, 01:11

ALL METAL POWER!!!!!!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptySex 17 Out 2014, 01:21

AndreVeloso escreveu:
ALL METAL POWER!!!!!!!!


É isso AndreVeloso, ALL METAL POWER Very Happy

Dúvidas de principiante???????? 2012HeavyMetalPA-14227379211212
Ir para o topo Ir para baixo
AndreVeloso
Membro Prata
Membro Prata
AndreVeloso


Data de inscrição : 08/10/2013
Idade : 35
Localização : Portus Cale

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptySex 17 Out 2014, 01:34

ah pois! útil ao agradável amigo Katano! eheh  beer
Ir para o topo Ir para baixo
Lusoport86
Membro Ferro
Membro Ferro
Lusoport86


Data de inscrição : 10/06/2014
Localização : Leiria

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptySex 17 Out 2014, 12:43

as saidas que costumo fazer em all metal é só pregos pregos e mais pregos  Evil or Very Mad farta andar sempre a escavar para só tirar pregos.
é por isso que depois meto logo em jewlery lol
isto é de doidos.
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? EmptySex 17 Out 2014, 14:28

o ideal é fazer um teste quando chegamos ao spot e cavar o ferro para ver de que tipo de ferro é que se trata, depois simplesmente ignora-se os apitos de ferro, ou no caso do ace250 elimina-se o 1º traço da esquerda.
Eu no at pro agora ando em all metal mas ignoro os sons do ferro.
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Dúvidas de principiante???????? Empty
MensagemAssunto: Re: Dúvidas de principiante????????   Dúvidas de principiante???????? Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Dúvidas de principiante????????
Ir para o topo 
Página 1 de 2Ir à página : 1, 2  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» duvidas ???
» Duvidas na minha primeira aquisição
» duvidas nos sinais...
» Duvidas sobre fotos
» Aos membros Estrangeiros / duvidas da ``lei ´´ em Portugal.

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Dúvidas-
Ir para: