****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!

Ir para baixo 
5 participantes
AutorMensagem
hcruz3
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 18/11/2015

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyTer 01 Dez 2015, 20:01

Viva

Recentemente encontrei este ceitil?! em muito mau estado.
Da pesquisa que fiz encontrei esta ideia de tratamento.

Citação :
Desincrustação com água

Materiais: Agua desmineralizada ou destilada, detergente de lavar loiça (utilizo o concentrado), álcool etílico (etanol), escova de dentes e luvas de borracha (após escovar 50 ou 60 moedas… abençoadas luvas!).

O principio, apesar de estranho, tem lógica. A água desmineralizada, “esfomeada” por metais sacia-se naqueles que cobrem a moeda. O detergente é o agente gorduroso que ajuda a amolecer a crosta e a limpar a sujidade. E o álcool ajuda a água a entranhar a camada de crosta mais profunda. Este método requer mudança de água de três em três semanas com consequentes escovagens.
Portanto, põe-se num recipiente de plástico ou vidro o detergente, dispõe-se as moedas, enchesse com água e adiciona-se o álcool. Quanto às proporções de cada… não se aplica nenhuma métrica, imperando apenas o bom senso. Só mais um pormenor, eu ponho a água quente antes de a adicionar. O principio é o da dilatação e da retração dos metais pela temperatura, como por exemplo os portões das casas que no verão custam a fechar e no inverno até fecham bem demais. Esta dilatação é micrométrica, ajudando o metal a descolar de todos os elementos estranhos à moeda e não danifica a moeda. Escova-se a moeda entre mudanças de água. Este processo pode levar entre três a oito meses, dependendo do grau de incrustação. Depois da moeda estar desincrustada, então passa à fase de limpeza com óleo. 

Qualquer que seja o método onde se utilize água, nunca se deve utilizar água da torneira pois esta contém metais que podem interagir com o metal da moeda, danificando-a.



A moeda em questao é esta:

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! 258m0kh

A limpeza prolongada em oleo parece-me bastante consensual mas penso que nao tenha efeito neste tipo de dano. ??


A minha pergunta é se ja alguem tentou um tratamento de desincrustraçao igual ou semelhante ao exposto.

Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyTer 01 Dez 2015, 20:18

Umas fotos melhores dos dois lados com mais luz seria melhor....(do ceitil)

Só depois se poderá avaliar se vale a pena algum tipo de limpeza....

Assim como está é apenas uma foto de uma mancha escura....

mas o ceitil é de joão III quase de certeza
Ir para o topo Ir para baixo
hcruz3
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 18/11/2015

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyTer 01 Dez 2015, 20:34

Tens toda a razao.

Aqui seguem novas fotos

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! A5b0o9
Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! 2n8n0xt
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyTer 01 Dez 2015, 21:17

Epa eu sinceramente, não sou fotografo, nem percebo nada de fotografia...e todas as minhas fotos são do telefone, um LG com uma câmara rasca de 5m...(porque não tenho pachorra para ir buscar a outra maquina para fotografar moedas)....e ainda assim tenho sempre que reduzir o tamanho para ficarem decentes em qualquer monitor......

Voçê envia duas fotos do mesmo lado da moeda com 277px × 253px......com isto toda a gente fica na mesma..!!!....não prestam..!!!

Tem a certeza que onde está a alojar as fotos, o código que está a inserir aqui no fórum não é de miniaturas para fórum????.....de certeza que existe ai outras opções

Acerca do ceitil, na minha modesta opinião vejo apenas desgaste e muito, não há incrustações de relevo que depois de retiradas melhorem a moeda, aliás a moeda está no limite (osso)....

No entanto o ceitil parece curioso....pode ser de joão III daqueles de muralha estratificada...e com essa foto não vejo ondas.....e também não sei o que está dentro do que assinalei a amarelo...

Mas como disse com essas fotos não vou lá

abraço

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! A5b0o9
image hosting
Ir para o topo Ir para baixo
hcruz3
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 18/11/2015

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyTer 01 Dez 2015, 21:34

Obrigado pela analise que fez a moeda.

Realmente estava a reduzir o tamanho da imagem.
Em relação ao processo que citei em cima é o correto?
Estou tentado a experimentar.


Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! 213kmcn
Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! 53a9vr
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyTer 01 Dez 2015, 21:48

ehehehe.....não sei se é por engano seu, mas continua a enviar apenas um só lado da moeda...

O ceitil deve ser de joão III do grupo 8 do catalogo FM, ou eventualmente de Sebastião..Mas no estado em que ela está creio ser impossível chegar a conclusões

Acerca de limpeza, pode sempre tentar, mas duvido que vá melhorar alguma coisa......repare que a patine já está a saltar....em dois cantos.....dai para baixo só osso... Embarassed

aqui tem um exemplo de um ceitil com um tipo de incrustações que com a limpeza adequada até saiam no reverso (não é o caso dessa)....mas este ficará assim...

abraço

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Image
free photo hosting
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyQua 02 Dez 2015, 00:11

Boas ainda cá voltei.... Very Happy 

A moeda em questão não é um ceitil

É uma moeda espanhola de IIII ou VIII maravedis

bem que essas muralhas me pareciam esquisitas...

o que resta de uma coisa deste tipo

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! 7868_g2357m419
Ir para o topo Ir para baixo
hcruz3
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 18/11/2015

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyQua 02 Dez 2015, 00:15

Impecavel Smile

Obrigado mais uma vez.
Entretanto ja foi para o banho. Vou colocando aqui o efeito ao longo dos proximos meses Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyQua 02 Dez 2015, 00:25

yap, é uma espanholita, parabéns pelo achado!!
Ir para o topo Ir para baixo
pmborges
Moderador
Moderador
pmborges


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 54

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptyQua 02 Dez 2015, 00:45

Acho que mexer mais na moeda , só vai piorar.
Infelizmente calham-me muitas moedas nesse estado para saber isso.
Ir para o topo Ir para baixo
lbatista
Membro Platina
Membro Platina
lbatista


Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 45

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptySex 04 Dez 2015, 08:00

luisc escreveu:
Boas ainda cá voltei.... Very Happy 

A moeda em questão não é um ceitil

É uma moeda espanhola de IIII ou VIII maravedis

bem que essas muralhas me pareciam esquisitas...

o que resta de uma coisa deste tipo

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! 7868_g2357m419

Epah luisc tu tens olho de águia...
Sim senhor...essa foi já tirada dentro da baliza...   100
Ir para o topo Ir para baixo
luisc
Membro Ouro
Membro Ouro
luisc


Data de inscrição : 15/07/2014
Idade : 53
Localização : Aqui

Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! EmptySex 04 Dez 2015, 18:35

eheheh.....opá estava-me a intrigar os traços que marquei a amarelo na primeira foto e fiquei com aquilo na cabeça... Very Happy

Já estava ao tempo no sofá a contar carneiros e a fingir que olhava para a tv, quando me lembrei que tenho uma moeda dessas ali na sucata..... Very Happy Very Happy Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty
MensagemAssunto: Re: Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!   Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!! Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ceitil irreconhecivel. Desincrustação?!!
Ir para o topo 
Página 1 de 1

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Dúvidas-
Ir para: