****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 Legislação Portuguesa detectores de metal

Ir para baixo 
+26
mousemv
timetraveler
ferreira
RG
antoniog
jorge.fonseca.3154
atomico
tmf.ferreira
nBarao909
joao tinoco
jagodes
Hunter182
marcodias
Invictus
Bruno Martins
Leandro G Ferreira
5cent
MiguelAC
amorais
Katano
Fernando Silva
Despistado
spidolo
saddam
TPS
Admin
30 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
AutorMensagem
samuel_fragoso
Membro Bronze
Membro Bronze
samuel_fragoso


Data de inscrição : 08/07/2013
Localização : Seia

Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação Portuguesa detectores de metal   Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 EmptySáb 27 Jul 2013, 12:38


 Como muitas leis que foram e serão feitas têm muitas lacunas na sua elaboração, o que depois dificulta a sua interpretação, eu tenho um amigo que tem um amigo que é amigo de um agente de autoridade, que o questionou sobre a referida lei, a resposta foi mais coisa menos coisa a seguinte:

“ O artigo 1 refere quais são objectos e os domínios em que a utilização dos detectores é proibida.

Em todo o corpo da lei não é feita distinção de propriedade privada ou publica. Parte-se do principio que se estiver  a detectar em propriedade privada, de nossa propriedade, ou propriedade privada de terceiros com a autorização dos mesmos não haverá qualquer problema, a menos que a zona esteja classificada. Andar em propriedade privada sem autorização corre-se o risco de ser acusado de evasão de propriedade.
Ou seja quando abordados por um agente de autoridade, desde que não se esteja a praticar o detectorismo  junto aos referidos locais, não se tenha em nossa posse nenhum objecto dos  mencionados, não fazendo parte desses objectos as moedas correntes, pois estas não têm qualquer valor histórico ou monetário, o valor das mesmas é apenas o valor facial, e até mesmo peças em metais preciosos que apresentem ser recentes (contudo os agentes de segurança não tem habilitações para classificar ou determinar se um objecto é recente ou não, isso cabe aos senhores "Doutores" LOOOLLLOOOLLLOO)
Em relação as praias a lei é clara proíbe a utilização nas zonas marinha (praias oceânica, e foz dos rios) normalmente policiadas pela Policia Maritima, já as praias fluviais não se aplica, pois estas são geridas por o Instituto Hidrográfico.
Contudo isto é m meu ponto de vista, pois ás Leis temos de aplicar um factor denominado de Jurisprudência ou seja pode ser interpretada de varias maneiras, há que adequa-la a cada caso.”


Ou seja vamos todos andar a procura de cartuchos, moedas de €€€€, meteoritos é melhor não senão aparece o institudo da ciência a perna LOL.

Mas esse amigo também foi unanime em dizer que aquele era o ponto de vista dele, não quer dizer que outro colega de profissão agisse outra forma.

Peço desculpa pelo testamento

 
Ir para o topo Ir para baixo
saddam
Moderador
Moderador
saddam


Data de inscrição : 09/10/2010

Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação Portuguesa detectores de metal   Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 EmptySáb 27 Jul 2013, 12:46

foi praticamente isso que um agente da psp me descodificou a lei.
Ir para o topo Ir para baixo
samuel_fragoso
Membro Bronze
Membro Bronze
samuel_fragoso


Data de inscrição : 08/07/2013
Localização : Seia

Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação Portuguesa detectores de metal   Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 EmptySáb 27 Jul 2013, 12:58

O ideal seria como em muitos paises da uniao europeia, existir liçensas para o pessoal que pratica como hobbie, ficando os mesmos obrigados a declarar tudo aquilo que encontrem, e caso os objectos sejam identificados como objecto de valor historico serem entreges ao estado, sendo dado um valor monetário ao detectorista, e o objecto quando exposto na descrição faz referencia que o obecto foi encontrado pelo detectorista X ou Y.
Assim com uma lei nestes moldes ficavamos todos a ganhar.
Penso eu, mas eu sou apenas uma agulha no palheiro, alias uma pequena moeda perdida no meio da natureza.
Ir para o topo Ir para baixo
marcodias
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 17/03/2012
Localização : Minho

Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação Portuguesa detectores de metal   Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 EmptySáb 27 Jul 2013, 13:09

Esse Sr. Agente da PSP tem uma interpretação muito correcta da lei.
Eu acrescento apenas que, uma vez que a lei não refere a propriedade privada, é permitida a utilização de detectores de metais; pois sendo a propriedade privada um direito com dignidade constitucional, uma limitação ao mesmo teria de ser expressa. Realmente, se o proprietário pode utilizar uma retroescavadora para ver o que tem debaixo da terra, mais depressa poderá utilizar um detector de metais.
Ir para o topo Ir para baixo
zeusfaber
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 07/08/2013
Idade : 33
Localização : Lisboa

Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação Portuguesa detectores de metal   Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 EmptyQua 07 Ago 2013, 14:27

Olá.
Depois de ler o tópico e antes de me aventurar, queria tirar uma duvidas.
Pelo que li, posso utilizar um detector de metais sem ter licença, desde que seja fora das áreas que falam como proibidas(praias, monumentos e sítios arqueológicos classificados ou em vias de classificação) e desde que não ande em busca de " objectos e artefactos relevantes para a história, para a arte, para a numismática ou para a arqueologia.". Certo?

Outra duvida é, quanto à pesquisa na praia. "
O património cultural subaquático é constituído por todos os bens móveis ou imóveis e zonas envolventes, testemunhos de uma presença humana, possuidores de valor histórico, artístico ou científico, situados, inteiramente ou em parte, em meio subaquático, encharcado ou húmido:
a) No mar territorial, seus leitos e margens;
b) Nos cursos de água, seus leitos e margens;
c) Nos lagos, lagoas e lagunas, seus leitos e margens;
d) Nos cais e valas, seus leitos e margens;
e) Nas águas sujeitas à influência das marés nos rios, lagos, lagoas e lagunas, seus leitos e margens;
f) Nos pântanos;
g) Nas águas subterrâneas;
h) Nas águas dos poços e reservatórios;
i) Nas zonas inundadas periodicamente ou actualmente assoreadas, seus leitos e margens, desde que tais trabalhos incidam sobre bens ou indícios de âmbito náutico
"

Bem sei que nas alíneas apresentadas se fala em "Margens", mas anteriormente falam em "em meio subaquático, encharcado ou húmido". a duvida é, se for para uma praia e só pesquisar onde a areia está seca é legal? Sei que há marés, mas se pesquisar, por exemplo, nas dunas, onde de facto o mar não chega, onde se costuma estacionar o carro, é legal? Mas contudo não deixo de estar numa praia e portanto necessitaria de uma licença.
Desde já obrigado pela ajuda.
Hugo.

Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação Portuguesa detectores de metal   Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 EmptyQua 07 Ago 2013, 15:51

Proibido nas praias..............
Ridiculo...zang
Ir para o topo Ir para baixo
Estrelinha
Membro Cobre
Membro Cobre
Estrelinha


Data de inscrição : 11/07/2013
Localização : Leiria

Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação Portuguesa detectores de metal   Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 EmptyQua 07 Ago 2013, 16:42

Também acho ridículo, mas é assim Portugal... Smile-PT =103
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty
MensagemAssunto: Re: Legislação Portuguesa detectores de metal   Legislação Portuguesa detectores de metal - Página 4 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Legislação Portuguesa detectores de metal
Ir para o topo 
Página 4 de 4Ir à página : Anterior  1, 2, 3, 4
 Tópicos semelhantes
-
» Documentação - Legislação Portuguesa sobre detectores de metal
» Achados avulso e detectores - A legislação
» Alguém sabe como funciona os detectores de metal.
» Que legislação?
» Legislação actual

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Regulamento & Apresentação. :: Dúvidas sobre a Legislação-
Ir para: