****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"

Ir para baixo 
+10
Adegas Crak
romanonkvd
Katano
Taruga
PALMER
mikeoo
lusíada
Despistado
The Mol
Enevill
14 participantes
AutorMensagem
Enevill
Membro Ferro
Membro Ferro
Enevill


Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 33
Localização : Algarve

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySex 19 Out 2012, 21:26

Boas pessoal sei que a imensos post's acerca das leis etc, mas vou fazer este de forma a esclarecer ao máximo qualquer duvida.

Falei com psp, policia marítima e igespar no mês de Outubro 2012 perguntando tudo que me pareceu pertinente sobre as leis, sendo da minha responsabilidade todo este post mas não qualquer acto vosso na utilização de detectores de metais. por isso não dispensem a consulta das leis e vossa própria interpretação das mesmas.

... e agora coloco aqui a minha interpretação:

As leis que se relacionam a uso de detector de metais são as seguintes:

Link-Uso de detectores de metais

Link-Relativas ao património cultural subaquático

licenças: logicamente "isto quer dizer se não qualquer um obtida licença e poderia "roubar" ou até estragar zonas arqueológicas" só são dadas a arqueólogos com competências para pesquisar os locais assinalados "ver mapa", sendo necessário a licença para transporte ou utilização dentro das áreas classificadas ou em vias de classificação e zonas subaquáticas com influencia das mares "como costa marítima, rias etc ",que não estão assinaladas nos mapas mas tem se que ter em conta.
também atenção a locais históricos, ruínas de importância mesmo que estejam na área do conselho "branca" temos que ter o cuidado de verificar a sua condição.

Praias


Devido ao facto de termos que manter uma distancia das áreas subaquáticas "50 metros "a partir da linha de agua na sua afluente máxima" com influencia das mares ou das zonas classificadas ou em vias de classificação, as praias acabam assim por ser interditas.



mapa

mapa dos conselhos a consultar

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

aconselho a ver a sua actualização neste site:
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]

Como as leis se referem aqui esta mapa da localização dos conselhos com classificados ou em vias de. no mesmo site que vos dei tem os mapas de cada conselho basta apenas clicar em cima do link com o nome do conselho que querem consultar e consultar mapa.

exemplo para o de Faro

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]


Lembrando que não podem transportar ou utilizar detector de metais sem a licença nas zonas classificadas ou em vias de., não esquecendo que devem se afastar das zonas subaquáticas com influencia das mares "zonas como costa marítima e rias, etc" dar " 50 metros " a todas essas áreas que referi.

mais ter em conta o facto que mesmo os conselhos sem apresentação de classificados ou em vias de. "áreas brancas" possam ter locais como ruínas, edifícios ou terrenos que se deve verificar a sua condição.

Ética

Depois de verificarem se estão numa área legal para "pesquisarem" aconselho-vos:

-Se forem para alguma propriedade privada pensam autorização ao proprietário para evitar uma invasão de propriedade "que mais tarde possa servir de motivo para algum problema" ...

-A andarem com documentes de identificação leis impressas e até o tal mapa do conselho só para precaver.

-Se tiverem duvidas acerca da localização dos locais classificados ou em vias de. sempre podem perguntar na junta da freguesia...

- A andar com um bloco de notas ou assim que poderem no google earth ou outro, apontarem as coordenadas ou outro dado relevante dos achados sempre que achem necessário .

-O facto de encontrarem algum artigo arqueológico "artefacto" ou de carácter relevante para historia dentro das áreas legais não quer dizer que posam/devam ficar com elas, devem ser entregues as autoridades num prazo 48h, até em alguns casos podem ter recompensa de-pendentemente do seu valor....

-A cerca da ética ainda a mais como tampar sempre os buracos que cavam, não danar a fauna ou flora entre outras coisas.....

Pessoal se houver algum erro avisem ppvr king penso que esta um pouco politicamente correcto de mais mas devia ser mesmo assim, se houver algo que saibam que esta errado avisem-me pois estou a tentar por isto o mais puro possível Rolling Eyes

Espero que tenha ajudado em algo.. tongue


Última edição por Enevill em Qui 25 Out 2012, 21:28, editado 6 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySex 19 Out 2012, 22:00

acho que vi algures que a partir da zona media das mares vazias serao 50 metros e nao 500 mas nao tenho a certeza ....
Ir para o topo Ir para baixo
The Mol
Membro Platina
Membro Platina
The Mol


Data de inscrição : 28/12/2011
Idade : 56
Localização : LISBOA -LUMIAR

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySex 19 Out 2012, 22:05

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Despistado
Membro Platina
Membro Platina
Despistado


Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 52
Localização : Peniche/Lisboa

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySex 19 Out 2012, 22:55

Boa noite,

Eu confesso que não vi zonas subaquáticas...

...Vi zonas temporária ou permanente emersas do domínio público marítimo!

Se for assim, praias são proibidas mas rios, não seriam...

Quanto a distâncias, também não tenho conhecimento da lei mas já vi que são 50 metros fora dos locais Classificados ou em vias de Classificação...

Bem aja e bons achados!
Ir para o topo Ir para baixo
Enevill
Membro Ferro
Membro Ferro
Enevill


Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 33
Localização : Algarve

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySeg 22 Out 2012, 13:25

bem vou fazer as seguintes correcções 50 metros somente para rias e costa marítima pois são as que tem mares segundo a lei e pelo que percebi, sendo que rios lagos não são influenciados por isso.

De resto acho que esta tudo correcto.

Assim que poder corrijo,.... Razz
Ir para o topo Ir para baixo
lusíada
Membro Ouro
Membro Ouro
lusíada


Data de inscrição : 28/01/2012
Localização : Lisboa

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySeg 22 Out 2012, 14:14

São 50 metros a partir da linha de água em tudo o que seja domínio público marítimo. Mas atenção que os 50 metros são medidos a partir da linha de água correspondente à mais alta preia-mar registada. Na prática não sabemos onde está o limite.
Ir para o topo Ir para baixo
mikeoo
Membro Ouro
Membro Ouro
mikeoo


Data de inscrição : 13/04/2012
Idade : 47
Localização : Lisboa

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySeg 22 Out 2012, 14:30

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
PALMER
Membro Bronze
Membro Bronze
PALMER


Data de inscrição : 07/10/2012
Localização : Gronelândia Portuguesa

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySeg 22 Out 2012, 16:20

Boa tarde - Enevill, podes deixar aqui o link onde posso sacar o mapa que postou para impressão do mesmo; ou enviar por mp. beer
Ir para o topo Ir para baixo
lusíada
Membro Ouro
Membro Ouro
lusíada


Data de inscrição : 28/01/2012
Localização : Lisboa

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySeg 22 Out 2012, 17:39

Era assim, mas ainda vou ver se houve gamanç ...... .......... perdão... queria dizer alteração legislativa.... recentemente:

"Para se definir o limite terrestre do Domínio Público Marítimo é necessário identificar a
linha da máxima preia-mar de águas vivas equinociais (LMPMAVE), a qual “… é definida,
para cada local, em função do espraiamento das vagas em condições médias de
agitação do mar…” (Decreto-Lei n.º 468/71, de 5 de Novembro, Art. 2.º, pt. 2). A partir desta
linha torna-se possível definir o limite da margem das águas do mar, cuja largura é de 50
metros, o qual coincide com o limite terrestre das áreas de Domínio Público Marítimo"
Ir para o topo Ir para baixo
Enevill
Membro Ferro
Membro Ferro
Enevill


Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 33
Localização : Algarve

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyQua 24 Out 2012, 12:29

PALMER escreveu:
Boa tarde - Enevill, podes deixar aqui o link onde posso sacar o mapa que postou para impressão do mesmo; ou enviar por mp. [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

boas, eu acho que postei o link abaixo da imagem onde deve se ver se o mapa foi ou nao actualizado, mas essa imagem tem pouca resolução também ando a procura de uma para imprimir se encontrar uma com maior resolução posto aqui
Ir para o topo Ir para baixo
Enevill
Membro Ferro
Membro Ferro
Enevill


Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 33
Localização : Algarve

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyQui 25 Out 2012, 15:27

acabei de encontrar no site da igespar nos mapas algo que me fez suspeitar que mesmo nas áreas cinzentas por conselho podemos pesquisar pois vi mapa só do conselho, e dentro dessas áreas a zonas classificadas e em vias de classificação.
falta perceber se realmente eles classificaram o conselho todo ou apenas mostram no mapa onde a conselhos com vestígios onde ai temos que consultar o mapa do conselho que desejamos e ver as áreas e o mais provável mas como quando perguntei me estamparam o mapa todo sem explicar por isso só agora acabei por encontrar os mapas dos conselhos eu ja achava estranho classificar o conselho todo,

vou investigar pois se assim for teremos muito mais áreas para nos orientarmos, lamento se isto ainda pode estar um pouco incompleto mas estou agora a limar as arestas de forma que não cometa o erro de passar uma interpretação completamente errada.

Surprised ja mandei para a igespar o artigo com novas modificações em relação ao que disse assim quando voltar a actualiza lo esta 100% fiável
Ir para o topo Ir para baixo
Despistado
Membro Platina
Membro Platina
Despistado


Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 52
Localização : Peniche/Lisboa

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyQui 25 Out 2012, 20:05

...Esses concelhos, pelo que tinha percebido, são os que têm os imóveis classificados e em vias de, já georreferenciados.

Ir para o topo Ir para baixo
Enevill
Membro Ferro
Membro Ferro
Enevill


Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 33
Localização : Algarve

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyQui 25 Out 2012, 20:25

Despistado escreveu:
...Esses concelhos, pelo que tinha percebido, são os que têm os imóveis classificados e em vias de, já georreferenciados.


sim acho que tens razão ja me reponderam, mas estão muito defensivos e não me confirmaram se estava tudo dentro da lei, pois era minha interpretação.

vou eu remodelar essa parte e ler depois todas as leis para verificar se a algo que esteja um pouco fora.
Ir para o topo Ir para baixo
Taruga
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 14/10/2015
Idade : 54
Localização : Portimão

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyQua 14 Out 2015, 08:44

Enevill escreveu:

Praias


Devido ao facto de termos que manter uma distancia das áreas subaquáticas "50 metros "a partir da linha de agua na sua afluente máxima"  com influencia das mares ou das zonas classificadas ou em vias de classificação, as praias acabam assim por ser interditas.



E no caso desta praia, onde são cerca de 180 metros até às rochas ? Também é interdita para usar detector de metais ou posso usa-lo a partir dos 50 metros ? (a bolinha do meio na medição)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyQua 14 Out 2015, 23:24

Taruga escreveu:
Enevill escreveu:

Praias


Devido ao facto de termos que manter uma distancia das áreas subaquáticas "50 metros "a partir da linha de agua na sua afluente máxima"  com influencia das mares ou das zonas classificadas ou em vias de classificação, as praias acabam assim por ser interditas.



E no caso desta praia, onde são cerca de 180 metros até às rochas ? Também é interdita para usar detector de metais ou posso usa-lo a partir dos 50 metros ? (a bolinha do meio na medição)
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Amigo, nessa praia e falando a sério nem 15 minutos demorava até aparecer a polícia marítima a chatear o pessoal Very Happy eles andam sempre a passear de moto-quatro e de noite há sempre holofotes apontados para a praia, nessa praia só podem andar os membros do projecto IPSIIS que são os únicos que têm licença. Ninguém mais tem licença, portanto depende da vontade de arriscar de cada um Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
romanonkvd
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 04/02/2016
Idade : 36
Localização : Nordeste agreste e longínquo

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyTer 09 Fev 2016, 00:02

Uma vez que não vi aqui nenhuma ligação com o site da DGPC actualizada, deixo aqui uma ferramenta de grande utilidade para que possam verificar se a área que pretendem prospectar se encontra ou não classificada.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar este link]
Ir para o topo Ir para baixo
Adegas Crak
Membro Ouro
Membro Ouro
Adegas Crak


Data de inscrição : 20/12/2014
Localização : Lisboa

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyTer 09 Fev 2016, 01:12

Obrigado pela informação!  Smile-PT
Boas caçadas
Abraço
Ir para o topo Ir para baixo
trotador
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 10/07/2014
Localização : Lisboa e Algarve

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyTer 09 Fev 2016, 15:52

muito fixe, obrigado pela partilha!
Ir para o topo Ir para baixo
lffpaixao
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 05/06/2016

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyQui 09 Jun 2016, 19:39

Muito obrigado pela partilha Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
GoldSeeker
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 22/04/2016

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptySex 10 Jun 2016, 19:25

lffpaixao escreveu:
Muito obrigado pela partilha Very Happy


+1, obrigado...  104
Ir para o topo Ir para baixo
Rui Godinho
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 05/07/2017

O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" EmptyTer 11 Jul 2017, 06:47

Ok, praia está fora de questão até ser alterada, um dia, a lei. E as dunas ou zonas de Pinhal antes das praias?
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty
MensagemAssunto: Re: O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"   O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber" Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
O mapa de Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação e leis! "Tudo o que se deve saber"
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
»  Imóveis Classificados e Em Vias de Classificação
» Excesso de zelo ou falta de capacidade para interpretar as leis
» locais e imoveis de interesse publico
» Leis Prospecção Ouro
» leis em portugal e no reino unido

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Regulamento & Apresentação. :: Dúvidas sobre a Legislação-
Ir para: