****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]

Ir para baixo 
+8
Pluma
Nezocas
Elcid
Katano
zvieira
PauloSilva
Jacky
saddam
12 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2
AutorMensagem
Convidado
Convidado




[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyTer 11 Jan 2011, 11:25

Bom dia,

Caros colegas depois das trocas de e-mails com os arqueólogos, fui ao encontro deles com os meus achados e fiz uma doação de tudo o que tinha a um museu da Região para que as peças possam ser identificadas e conservadas.

Em relação à licença, informo que...

Só podemos obter licenças de prospecção com um detector de metais para fins arqueológicos, históricos e numismáticos, com um projecto devidamente adaptado ao detectorista, aprovado pelo IGESPAR e consequentemente acompanharmos com os arqueólogos nas escavações. Fora deste conceito é impossivel obter uma licença para utilização detecção de metais em âmbito arqueológico.

Na reunião, foi-me informado que existe uma enorme possibilidade de me enquadrar em projectos futuros de escavações arqueológicas com o meu detector de metais, visto que existe uma enorme dificuldade de se encontrar um grande número de peças metálicas em escavações, ou seja um enorme contributo para os arqueólogos em termos de espólio e relação peças metálicas/peças cerâmicas, para que se possa contextualizar melhor a história do local.

Conclusão...

- Entreguei honestamente todas as peças que tinha em minha posse e localizei geográficamente os locais onde as encontrei (terrenos agrícolas).
- Contribuí para futuros estudos com alguns tipos de peças doadas, que pelos vistos, raramente são encontradas (Selos de chumbo).
- Contribuí para que o meu conhecimento fosse enrriquecido.
- Construí uma relação legal detectorista/arqueólogo/IGESPAR.

E com isto convido todos os colegas que queiram dar a cara sem receios de ser autoados, (porque isso não vai acontecer) a tentarem enquadrar-se no mesmo âmbito de detectorismo arqueológico, para um maior enrriquecimento da cultura e património do País, e para que os detectoristas comecem a ser vistos com outros olhos !!!!


NOTA: Ninguém é obrigado a entregar nada do que tem pois é considerado uma colecção privada, e se quiser poderá só mostrar fotos dos objectos !
Cumprimentos
Pedro Coelho
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyTer 15 Fev 2011, 11:22

Peças doadas ao museu:

- 1 Fragmento em bronze de sanguessuga de Xorca da Idade do Ferro.
- 1 Peso de Balança em chumbo de época romana.
- 12 Fíbulas em bronze de época romana.
- 8 Anéis em bronze de época romana.
- 28 moedas romanas em bronze.
- 2 Projécteis de funda em chumbo de época romana.
- 1 Apito romano em prata.
- 1 Aplique em bronze de época romana com a figuração do Deus Júpiter Amón.
- 1 Brinco em bronze e com incrustrações de pedras preciosas de época romana.
- 1 Fragmento de colher em bronze de época romana.
- 20 Fragmentos de diversas peças em bronze de época romana.
- 20 Pregos em bronze de época romana.
- 25 Dedais em bronze de época romana e medieval.
- 3 Fragmentos de cinturões de época visigótica.
- 5 fragmentos de passadores em T de época medieval.
- 10 Fragmentos de bainhas de espada em bronze de época medieval.
- 1 Fragmento de strela de acicate em bronze revestida a ouro de época medieval.
- 50 Fragmentos de fivelas em bronze de época medieval e moderna.
- 106 Apliques de mobiliário em bronze de época medieval e moderna.
- 100 fragmentos de diversas peças em bronze de época medieval e moderna.
- 26 Selos de documento em chumbo de época medieval e moderna.
- 20 Moedas em bronze de época medieval e moderna.
- 42 Balas de mosquete em chumbo de época moderna.
- 60 Moedas do século XIX e XX.
- 2 Medalhas religiosas de época comtemporânia.
Ir para o topo Ir para baixo
saddam
Moderador
Moderador
saddam


Data de inscrição : 09/10/2010

[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyTer 15 Fev 2011, 12:23

126
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyTer 15 Fev 2011, 14:24

....Sim..... Foram muitos anos..... saltar
Ir para o topo Ir para baixo
Nezocas
Membro Cobre
Membro Cobre
Nezocas


Data de inscrição : 20/10/2010

[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyTer 15 Fev 2011, 22:47

Parabéns pela atitude Smile-PT

Se todos fizessem algo semelhante....quem sabe, um dia, seriamos vistos com outros olhos. yess

Cumprimentos
Ir para o topo Ir para baixo
Pluma
Membro Bronze
Membro Bronze
Pluma


Data de inscrição : 14/02/2011
Localização : Arrifana do Sousa

[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptySeg 14 Mar 2011, 16:26


Realmente é de louvar está atitude, um exemplo a seguir.
Eu ainda não tenho espólio relevante, mas seguirei o exemplo.
Parabéns. 125
Ir para o topo Ir para baixo
ficher
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 21/01/2012

[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyDom 29 Jan 2012, 23:10

Parece um romance do kafka... "O Castelo"
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyDom 26 Fev 2012, 14:58

tenho por interesse adquirir um detector razoavel visto por estes lados
da minha terriola ha bastantes zonas de arqueologia e bastante conhecida
de actividade romana ..... (troia, grandola, alcacer do sal, santiago
do cacem ) sendo as ruinas de troia as mais perto de minha casa.
sera muito dificil de adquirir a licenca arqueologica ????? mesmo
entrando em contacto com os arqueologos ? a quem me devo realmente
dirigir ? existe mais algum tipo de licenca para explorar os areais da
praia ? ja agora aproveito para enaltecera iniciativa do usuario "pedro coelho" e deste genero que quero a licenca de prospeçao arqueologica mesmo que seja para trabalhar em regime de voluntariado com arqueologos apenas pelo prazer de desenterrar pedacos de historia para que um dia filhos meus possam velos expostos ....... e claro se possivel uma licenca de prospeçao na praia para achar uns trocos sempre da para beber umas frescas e um maco ou dois de tabaco..... desde ja peco desculpa se me enganei no sitio de postagem ou mesmo pelo tamanho da msg obrigado




um bem haja a todos e boas descobertas
Ir para o topo Ir para baixo
pmborges
Moderador
Moderador
pmborges


Data de inscrição : 15/11/2010
Idade : 54

[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyDom 26 Fev 2012, 15:14

Olá,

Sendo as ruínas de Tróia património classificado e em estudo permanente por parte de arqueólogos nunca obterá licença para prospectar nesse sitio.
O sitio está inclusivé vedado.

A nível de praias, a prospecção é ilegal.
Para conseguir uma licença deste género penso que teria que conseguir arranjar um projecto tipo o do IPSIIS.

O ideal será começar a prospectar por campos agrícolas que na sua maioria tiveram muita ocupação e na sua maior parte não se encontram em zonas classificadas. Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyDom 26 Fev 2012, 16:05

pois a zona maior estsa vedada mesmo ao publico mas ha muitas ruinas rio abaixo que nao sei se estarao simplesmente ao abandono ...... pois estao muito degradadas visto que muitas estao debaixo de agua e so aparecem na baixa da mare do rio sado . nao tenho qualquer interesse comercial apenas pelo prazer da descoberta mais nada . eles apenas vedaram uns 10 % o resto esta a abandona ou mesmo enterrado ainda ...... tretas de burocracias que o nosso pais tem ...... sera que estao com medo de desenterrar os segredos de muitos politicos corruptos ?????? apenas um hobbie nada mais nao quero fazer fortuna disto...... ja agora um detector fisher f2 sera razoavel ??????
Ir para o topo Ir para baixo
luipeq
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 19/11/2011
Localização : Algarve

[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyDom 11 Mar 2012, 12:07

Alguem me consegue dizer de forma clara e inequivoca se é legal ou não prospectar ou detectar ou fazer detectorismo em terrenos agricolas? Mesmo com autorização do proprietário?

Se sim, se for legal, que lei ou parte de que lei o legitima?

Obrigado

PS: ando não sei há quanto tempo para comprar um detector e apenas o não faço porque tenho medo de o perder para a GNR...
Ir para o topo Ir para baixo
joao tinoco
Membro Bronze
Membro Bronze
joao tinoco


Data de inscrição : 22/05/2011
Idade : 52
Localização : elvas

[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 EmptyTer 13 Mar 2012, 17:23

vamos ver legal,legal não é mas desde que procuremos num terreno agricola com o proprietário a autorizar podemos pois só andamos a procurar algum objecto de metal que o proprietário perdeu(anel,pulseira,moedas de euros,brincos da esposa ou da amante etc..) não há problema...e que tem medo compra um cão....

abraço....
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]   [b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b] - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
[b]O meu pedido de licença ao IGESPAR...[/b]
Ir para o topo 
Página 2 de 2Ir à página : Anterior  1, 2
 Tópicos semelhantes
-
» Licença para a Suíça pedido feito como diz o outro (on verra)
» Comunicado IGESPAR
» Licença UK
» Pedidos de licença...
» licença para detectorismo

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Regulamento & Apresentação. :: Dúvidas sobre a Legislação-
Ir para: