****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
licença para detectorismo - Página 2 Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 licença para detectorismo

Ir para baixo 
+21
Fernando Silva
spidolo
beachcomber
karaya
helio mestre
rubencamacho
Despistado
pedroam
saddam
Katano
ferreira
Enevill
Oliveira
jagodes
lusíada
RG
ORTIZLX
antoniog
Panzer_Krieg
Ja2
jengrossa
25 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
Katano
Moderador
Moderador
Katano


Data de inscrição : 22/10/2010
Localização : Algarve

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQua 17 Out 2012, 15:06

Enevill, A resposta desses burocratas não surpreende, Já aqui vários membros tentaram obter licença mas até hoje ninguém teve sucesso, só os membros do projecto IPSIIS é que têem licença para andar nas praias e rios dos concelhos de Portimão e Lagoa

Quanto aos locais onde se pode andar, o ideal são terrenos agrícolas com autorização do proprietário, para saber os sítios a evitar, no site do IGESPAR está a lista de património classificado e de sítios arqueólogicos[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ferreira
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 06/12/2010
Idade : 63
Localização : Alentejo

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQua 17 Out 2012, 15:10

Em relação aos sítios classificados ou em vias, existe regime legal para os mesmos, os "sítios" introduzidos à sucapa em qualquer base de dados arqueológica, não são considerados classificados, no entanto, mais importante do que a legislação é a ética, mesmo sendo legal, não se deve pesquisar em sítios conhecidos por respeito.
Além disto não se deve pesquisar dentro das ZEP. Tendo em conta o exposto, tem cerca de 95% do território à sua disposição, desde que obtenha permissão para pesquisar nos terrenos.
Ir para o topo Ir para baixo
Enevill
Membro Ferro
Membro Ferro
Enevill


Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 33
Localização : Algarve

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 18 Out 2012, 11:59

eu tenho andado somente em terrenos que pertencem a minha família, acreditem são muitos, tenho o maior respeito pelo património e ética e se encontrar algo de interesse tiro os melhores dados do local que consigo como coordenadas de mapa etc e guardo sem limpar pois ate tenho medo de cometer algum erro, não tenho encontrado muitas coisas, mas ja dei para achar umas moedas antigas e 1 anel medieval... provavelmente no futuro entrego as a uma entidade competente, ate porque da indícios de população e sua época naquela zona remota.

sinceramente gostava muito de ajudar algum museu etc mas não vejo como. Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
saddam
Moderador
Moderador
saddam


Data de inscrição : 09/10/2010

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 18 Out 2012, 19:11

Enevill escreveu:
eu tenho andado somente em terrenos que pertencem a minha família, acreditem são muitos, tenho o maior respeito pelo património e ética e se encontrar algo de interesse tiro os melhores dados do local que consigo como coordenadas de mapa etc e guardo sem limpar pois ate tenho medo de cometer algum erro, não tenho encontrado muitas coisas, mas ja dei para achar umas moedas antigas e 1 anel medieval... provavelmente no futuro entrego as a uma entidade competente, ate porque da indícios de população e sua época naquela zona remota.

sinceramente gostava muito de ajudar algum museu etc mas não vejo como. Rolling Eyes

boas, Ja agora podia fazer a sua apresentação no sítio indicado para o efeito Smile
Ir para o topo Ir para baixo
Enevill
Membro Ferro
Membro Ferro
Enevill


Data de inscrição : 17/10/2012
Idade : 33
Localização : Algarve

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptySex 19 Out 2012, 13:45

ok assim que poder apresento-me, so tenho postado aki a minha experiencia porque tem haver com o assunto.

só para completar que hoje recebi mais uma resposta a umas da minhas perguntas porque sinto que faço uma pergunta mas acabam por dizer muito mas não dizem o que perguntei

escrevi umas breves linhas isto mais apresentáveis mas as perguntas assim resumindo era: então sendo que fora de locais "marítimos" ou em sítios arqueológicos ou em vias de... posso eu na minha propriedade ou de outros dês que com a devida autorização transportar ou usar sem licença?

apesar de eu já ter percebido que a minha pergunta acho que levaria um sim acabei por chatear mais um vez a senhora e ate pedi desculpa por ser tão insistente so para não se passar comigo, que apesar de ja ter dito que percebi a parte do arquiologico e em sitios em vias de e locais marítimos deu me a seguinte resposta

resposta: De acordo com a legislação e a resposta anteriormente enviada é
interdito o uso de aparelhos detectores de metais em zonas onde se possa
presumir a existência de vestígios arqueológicos.
Assim antes de proceder ao seu uso deverá V. Exa. informar-se junto da
Autarquia onde se localiza o terreno onde pretende fazer o uso do
aparelho se estão identificados sítios contendo vestígios arqueológicos,
assim como junto desta Direcção-geral, indicando com precisão os locais
em questão.
Note-se que esta interdição não depende da propriedade do terreno ser de V. Exa. ou não.
Não obstante as cautelas acima indicadas caso venha a encontrar qualquer
objecto de valor arqueológico deverá V. Exa. dirigir-se de imediato -
no prazo de 48 horas - a estes serviços ou a uma autoridade policial que
assegurará a guarda dos objectos assim achados, nos termos do artigo
78º da Lei nº107/2001, de 8 de Setembro.
Com os melhores cumprimentos
................

conclusão: acho que esta com receio de fazer afirmações como defesa mas pronto da para perceber fora disso des que não seja os tais sítios ... sempre podemos ir verificar se não são locais de importância e final feliz penso eu... Rolling Eyes
Ir para o topo Ir para baixo
ferreira
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 06/12/2010
Idade : 63
Localização : Alentejo

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptySex 19 Out 2012, 15:20

enevill esta resposta já cumpre a lei. como pode ver tudo legal.
a resposta está um pouco viciada no aspeto em que deve dirigir-se à câmara ou ou a outra entidade, não tem que fazer isso pois a legislação não o requer, cabe-lhe a si averiguar pelos melhores meios se o terreno tem ou não interesse arqueológico, pode no entanto em caso de dúvida recorrer a estes serviços como lhe foi explicado.
Ir para o topo Ir para baixo
pedroam
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 19/03/2012
Idade : 48
Localização : Arcos de Valdevez

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 25 Out 2012, 18:09

jagodes escreveu:
Os meteoritos são sempre um boa desculpa, tenham é as moedinhas bem escondidas... E de preferência usem uma mochila com o logo na nasa ou um boné com o sistema solar estampado....... Só para a coisa pegar melhor...

Se podemos andar a procurar meteoritos com o detetor é simples! Hoje em dia é facil de comprar um meteorito... É só ter um no bolso, e se formos abordados pelas autoridades é só mostrar a pedrinha. Serve de prova
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQua 07 Nov 2012, 14:53

Quem me dera que aqui fosse assim tão facil. na Inglaterra é só fazer o pedido online e 30 segundos depois recebe se a licensa. Aqui esta a minha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]





Abraço

Monco


Última edição por monco em Sáb 08 Dez 2012, 18:24, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Despistado
Membro Platina
Membro Platina
Despistado


Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 52
Localização : Peniche/Lisboa

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQua 07 Nov 2012, 22:39

monco escreveu:
Quem me dera que aqui fosse assim tão facil. na Inglaterra é só fazer o pedido online e 30 segundos depois recebe se a licensa. Aqui esta a minha.

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]




Abraço

Monco

Impecável!!! Ainda não tinha visto nenhuma.

Não foi necessário pagar nada?
Ir para o topo Ir para baixo
rubencamacho
Membro Platina
Membro Platina
rubencamacho


Data de inscrição : 11/10/2010
Idade : 40
Localização : frança

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 06:37

Pode ser com esta crise eles mudem a lei ao menos assim e mais alguma que entra para o estado com o pagamento das licencas
Ir para o topo Ir para baixo
ORTIZLX
Membro Prata
Membro Prata
ORTIZLX


Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 47
Localização : SEIXAL

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 07:47

pois como os ingleses dizem, temos a melhor e mais justa lei de detetores de metais.....enfim.....ano passado foram 89 mil achados os museus sao obrigados a ficar com os itens e pagar o preço justo
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 09:05

ORTIZLX escreveu:
pois como os ingleses dizem, temos a melhor e mais justa lei de detetores de metais.....enfim.....ano passado foram 89 mil achados os museus sao obrigados a ficar com os itens e pagar o preço justo

Afirmativo, no fim do dia todos ganhavam com isso.

Abraço

Monco
Ir para o topo Ir para baixo
helio mestre
Membro Bronze
Membro Bronze
helio mestre


Data de inscrição : 14/09/2012
Idade : 40
Localização : umas vezes na lua outras em marte

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 09:11

ORTIZLX escreveu:
pois como os ingleses dizem, temos a melhor e mais justa lei de detetores de metais.....enfim.....ano passado foram 89 mil achados os museus sao obrigados a ficar com os itens e pagar o preço justo





eu ate lhe os dava de borla ..rendeer
Ir para o topo Ir para baixo
karaya
Membro Bronze
Membro Bronze
karaya


Data de inscrição : 24/11/2010
Localização : Distrito de Vila Real

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 09:25

os museus não são obrigados a ficar com items, eles avaliam e depois comunicam os que ficam e os que devolvem, a semana passada vi um detetorista inglês a queixar se que teve um conjunto de moedas para ser avaliadas e só passado três anos é que teve a respostas e foram consideradas de interesse publico, mas isto foi uma excepção.
Ir para o topo Ir para baixo
beachcomber
Membro Ferro
Membro Ferro
beachcomber


Data de inscrição : 14/09/2011
Localização : Leiria

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 10:58

Oh meus amigosgesh, façam como as prostitutas!

Toda a gente sabe que a prostituição é proibida no nosso país. Mas quase toda a gente já foi às p****. Até os políticos e ajuristas que fazem as p**** das leis.

Portanto, num país de ilegal p****o generalizado... até os padres f****!

Para além do mais nunca vi uma p**** duma licença. Perdão, nunca vi uma uma p**** com licença, era o que eu queria dizer.

Quarentena_23 gosta desta mensagem

Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 12:09

citação alterada do membro

Eh colega, vos mercê não tem papas na língua, lol, lol, lol Embora tem razão no que diz há outro palavreado mais apropriado ex fo*****s é inertnational, tal como pu*****a, Lol, Lol, Lol

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]

Abraço

Monco
Ir para o topo Ir para baixo
spidolo
Membro Platina
Membro Platina
spidolo


Data de inscrição : 22/02/2011
Idade : 52
Localização : PORTO

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 12:25

Percebemos a ideia,julgo ficar ligeiramente melhor... [Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ORTIZLX
Membro Prata
Membro Prata
ORTIZLX


Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 47
Localização : SEIXAL

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 12:59

MODERAR PALAVRA CHAVE, SENAO PODIAMOS MANDAR TODOS DESDE LÁ DE CIMA DO GOVERNO ATE SEI LA ONDE PARA A P-Q-P TODOS!! Twisted Evil
Ir para o topo Ir para baixo
beachcomber
Membro Ferro
Membro Ferro
beachcomber


Data de inscrição : 14/09/2011
Localização : Leiria

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 14:02

Ok amigos. Fico satisfeito por estar alguém atento aos meus disparos...

Mas eu sou um pouco assim, costumo tratar os bois pelos nomes.
E esto é um forum que merece decoro, sem sombra de dúvida.

Vou estar mais atento para a próxima vez que desabafar.
Ir para o topo Ir para baixo
spidolo
Membro Platina
Membro Platina
spidolo


Data de inscrição : 22/02/2011
Idade : 52
Localização : PORTO

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 14:03

beachcomber escreveu:
Ok amigos. Fico satisfeito por estar alguém atento aos meus disparos...

Mas eu sou um pouco assim, costumo tratar os bois pelos nomes.
E esto é um forum que merece decoro, sem sombra de dúvida.

Vou estar mais atento para a próxima vez que desabafar.
[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]
Ir para o topo Ir para baixo
ORTIZLX
Membro Prata
Membro Prata
ORTIZLX


Data de inscrição : 03/05/2012
Idade : 47
Localização : SEIXAL

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyQui 08 Nov 2012, 14:24

beachcomber escreveu:
Ok amigos. Fico satisfeito por estar alguém atento aos meus disparos...

Mas eu sou um pouco assim, costumo tratar os bois pelos nomes.
E esto é um forum que merece decoro, sem sombra de dúvida.

Vou estar mais atento para a próxima vez que desabafar.

MESMO POR QUE leis parvas como estas há muitassssssss. sabes disto...esta nao é a uncia que o povo deveria lutar contra mas enfim.....temos o país penhorado!!! bounce
Ir para o topo Ir para baixo
Despistado
Membro Platina
Membro Platina
Despistado


Data de inscrição : 02/10/2011
Idade : 52
Localização : Peniche/Lisboa

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptySex 09 Nov 2012, 20:06

beachcomber escreveu:
Oh meus amigosgesh, façam como as prostitutas!

Toda a gente sabe que a prostituição é proibida no nosso país. Mas quase toda a gente já foi às p****. Até os políticos e ajuristas que fazem as p**** das leis.

Portanto, num país de ilegal p****o generalizado... até os padres f****!

Para além do mais nunca vi uma p**** duma licença. Perdão, nunca vi uma uma p**** com licença, era o que eu queria dizer.

Percebo a mensagem, mas acho que foi muito bem "moderada".

Na minha modesta opinião, este Fórum começa a ter muita visibilidade perante a sociedade, nomeadamente, a mais "próxima", pelos bons e menos bons motivos (Amantes do Hobbie e Autoridades e Arqueólogos).

Nesse sentido e porque penso que queremos ser respeitados, devemos respeitar também!

Opiniões: sim, abusos ou faltas de respeito: não - é, como disse, a minha modesta opinião!

Abraço a todos e boas contribuições para o desenvolvimento do nosso Hobbie!!!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptySex 09 Nov 2012, 20:24

Concordo plenamente

A diplomacia prevalece sempre, nunca feche a porta na cara de ninguem. A/s pessoa/s que estamos a criticar podera/ao ser a/as mesma/as que um certo dia desses ajuda a legalizar a nossa situação.

é bom sonhar

[Tens de ter uma conta e sessão iniciada para poderes visualizar esta imagem]



Abraço

Monco
Ir para o topo Ir para baixo
Fernando Silva
Membro Ferro
Membro Ferro



Data de inscrição : 07/02/2012

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyTer 18 Dez 2012, 12:53

Uma sugestão.

Seria interessante que a administração entrasse em contacto com as associações inglesas de detectorismo para que prestassem alguma informação sobre os critérios de concessão de licenças para prospecção e quais foram as diligências que encetaram para conseguirem a organização que hoje ostentam.

Creio que seria um caminho que deveria começar a ser precorrido, baseado na experiência inglesa, que muito representaria para reconhecimento público da nossa actividade e sequente legalização.

Suponho que a criação de um ponto de contacto com essas associações seria excelente e talvez reprentasse o início de uma junção de interesses a nível europeu, com intercâmbio de ideias e de realizações.

Gostaria de recolher a vossa opinião sobre este assunto.
Ir para o topo Ir para baixo
LOUIS XIV
Membro Platina
Membro Platina
LOUIS XIV


Data de inscrição : 06/12/2012

licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 EmptyTer 18 Dez 2012, 15:31

Preciso de uma licença para apanhar o lixo dos outros? caricas, latas de cola, pregos, alumínio,
e derivados? e para transportar este lixo para onde devia estar preciso de licenças? de guias de transporte? 124
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





licença para detectorismo - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: licença para detectorismo   licença para detectorismo - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
licença para detectorismo
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
 Tópicos semelhantes
-
» Pedidos de licença...
» É preciso licenca para andar pelas praias?
» Licença para a Suíça pedido feito como diz o outro (on verra)
» Código de Ética Para o Detectorismo em Inlaterra (É assim que eles funcionam)
» Licença UK

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Regulamento & Apresentação. :: Dúvidas sobre a Legislação-
Ir para: