****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 e este artista? façam denuncia

Ir para baixo 
+9
Jarod_Onil
LOUIS XIV
jeanjean
sdavid
Sapinho
lbatista
maxadus
alexzulu
joferdesferr
13 participantes
Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte
AutorMensagem
jeanjean
Membro Cobre
Membro Cobre
jeanjean


Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 52
Localização : Oeste

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 14:46

Não respondam a quente! Pensem, respirem, respirem outra vez e então escrevam! O que alguns escrevem não é sobre a opinião de a ou b mas sim de uma ideia ou tema, mas quem lê pareçe que não entende. O pessoal anda todo exaltado e à minima explode.
Caso esta actividade estivesse regulamentada qualquer um poderia falar sobre direitos e deveres e não haveria tanta confusão porque existia uma base legal que sustentaria a discussão. Penso que deveria ser constituida o mais breve possivel uma comissão que represente os interesses dos detetoristas com vista a fazer do detetorismo uma atividade reconhecida legalmente e que possa ser praticada segundo normas. Tirando as questões técnicas inerentes à prática deste hobby bastante uteis e abordadas por alguns foristas, não vejo qualquer tipo de movimentação no sentido de fazer desta atividade uma atividade reconhecida e saír da sombra. Caberá ao administrador (pessoa que eu desconheço quem seja) devido à posição que assume neste forum lançar a discussão desta temática. Eu sei que já foram feitos várias tentativas mas não se pode desistir. Todos estão cientes que a atividade está a crescer. Basta ver o número de novas adesões ao forum. Quando estou a detetar ando sempre com a impressão que estou a esconder-me de algo! Na caça e no mergulho com escafandro autonomo não sinto isso. Há qualquer coisa que me defende. Houve um curso, um teste uma taxa paga. Há sempre qualquer coisa oficial por detrás destas atividades e no detetorismo não! O DETETORISMO NÃO PODE SER SÓ ISTO.
Ir para o topo Ir para baixo
sdavid
Membro Bronze
Membro Bronze
sdavid


Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 44
Localização : Braga

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 14:49

jeanjean escreveu:
Não respondam a quente! Pensem, respirem, respirem outra vez e então escrevam! O que alguns escrevem não é sobre a opinião de a ou b mas sim de uma ideia ou tema, mas quem lê pareçe que não entende. O pessoal anda todo exaltado e à minima explode.
Caso esta actividade estivesse regulamentada qualquer um poderia falar sobre direitos e deveres e não haveria tanta confusão porque existia uma base legal que sustentaria a discussão. Penso que deveria ser constituida o mais breve possivel uma comissão que represente os interesses dos detetoristas com vista a fazer do detetorismo uma atividade reconhecida legalmente e que possa ser praticada segundo normas. Tirando as questões técnicas inerentes à prática deste hobby bastante uteis e abordadas por alguns foristas, não vejo qualquer tipo de movimentação no sentido de fazer desta atividade uma atividade reconhecida e saír da sombra. Caberá ao administrador (pessoa que eu desconheço quem seja) devido à posição que assume neste forum lançar a discussão desta temática. Eu sei que já foram feitos várias tentativas mas não se pode desistir. Todos estão cientes que a atividade está a crescer. Basta ver o número de novas adesões ao forum. Quando estou a detetar ando sempre com a impressão que estou a esconder-me de algo! Na caça e no mergulho com escafandro autonomo não sinto isso. Há qualquer coisa que me defende. Houve um curso, um teste uma taxa paga. Há sempre qualquer coisa oficial por detrás destas atividades e no detetorismo não! O DETETORISMO NÃO PODE SER SÓ ISTO.
 104  104  104
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 15:34

jeanjean escreveu:
Por vezes tenho dificuldades em compreender algumas questões que são abordadas neste espaço de dialogo e partilha de informações. Não faço juizo de valor de ninguem mas pareçe-me que qualquer assunto debatido e que seja mais sensivel descamba logo nos primeiros post e enevitavelmente surgem comentários descontextualizados e mais calorosos. Depois há questão do que cada um acha que está bem ou está mal! Este forum está cheio de telhdados de vidro.  Então mas não são publicadas fotografias aqui quase todos os dias de moedas que supostamente tem interesse numismático e objectos apanhados nas praias! Não percebo pq é que a questão das vendas comparativamente é tabu. Elas existem de uma forma ou de outra e toda a gente sabe isso!
Gosto bastante de detectar mas acho que o detetorismo em portugal começou pelo telhado! Enquanto esta atividade não tiver uma representação oficial que represente o detetorismo e o interesse dos detectoristas em portugal esta atividade será sempre vista marginalmente.

Colegas

Para já JeanJean
1º Pessoalmente gostei da sua participação neste topico.
2º aqui comenta-se e não se discute, temos de ser civilizados e abordar e concentrar esforços tudo para a positiva, nada mas nada mesmo para a negativa. faltas de respeitos não são tolerados, mas diferenças de opiniões sempre bem vindas.....


Factos a considerar.
1º O detectorismo em Portugal é considerado `` illegal´´
na minha opinião só ha duas coisas a fazer, ignorar e mantermos nos assim semiclandestinos, o que abra as portas para `` saqueadores ´´ devido a falta de poder de fiscalização. ou legalizarmos o detectorismo em Portugal.

Para tentarmos colectivamente legalizarmos o detectorismo em portugal tem de ser com a colaboração dos arqueologos, quer queiram quer não. na Inglaterra temos um excelente sistema implementado por arqueologos.

Por norma todos nos queixamos nos disto e aquilo, é o nosso direito de sermos activos numa democracia, liberdade de expressão.

mas excluindo uma tentativa falhada `` supostamente ´´ urgente de criar uma associação, nada mais foi feito..


Referente ao Anuncio e `` venda de achados ´´
Certos achados são e serão sempre `` sensiveis´´ e com razão. pode se fazer prospecção em zonas que não sejam classificadas ou em vias de classificação, também não é bem assim.

Zonas classificadas ou em vias de classificação são zonas que já mereceram a atenção das entidades responsaveis, consequencia de um detectorista curioso, arqueologo ou até agricultor que desenterrou algo e comunicou, assim fica o local registado e reconhecido, e depois de sofrer prospecção é ou não considerado `` local de interesse ´´

se formos por ventura fazer detectorismo num local, ainda por descobrir, ou seja nem classificado em em vias de classificação e encontrarmos num raio quadrado de 200 x 200 mts 10 moedas Romanas sabemos que o mesmo não são achados isolados e encontramos nos num local de ocupação Romana que claro é de interesso nacional e histórico

Como em Portugal não existe entendimento nem reconhecimento por ambas as partes, ou seja é como se fosse um `` Sporting X Benfica ´´ não ha nem nunca havera entendimento enquanto não houver mudança de mentalidades e postura...

queixamos no disto e daquilo mas nada é feito para o progresso e melhoramento. é sabido que em Portugal devido a varios factores o patrimonio esta a ser prejudicado, tanto como é sabido que um mero curioso no detectorismo que queria ir a praia sacar uns Eurozitos sem prejudicar o patrimonio nacional com uma ferramenta limitada, é pintado da mesma cor, para não falar em arqueolgogs e conservadores de museus que deram se ao luxo de `` desviar ´´ certos achados......Não vivemos num mundo perfeito.

Para haver mudanças em Portugal na minha opinião teriamos de ser nos a tomar o primeiro passo, e ficarmos sensibilizados e não entrarmos em conflito com o patrimonio. e não uma atitude de `` não foi em zona classificado é meu´´ mas para assim aconteçer temos de ser reconhecidos, como praticantes de um hobby ( passatempo ) sem termos interesses comerçiais ou monetarios. Uma tarefa bastante dificil a comprovar.

para explicar um pouco melhor o `` TABU ´´ de vender achados, muito simplesmente, estamos a nos condenar a nos proprios, quer dizer comprometemos nos a seguir um codigo de conduta, não estamos nisto para fins lucrativos e em seguida vende se achados , é uma contradiçaõ.

Façam como melhor entenderem, mas aplicam um pouco de bom senso.

Vamos COM RESPEITO debatendo estes assuntos que na minha opinião são mais construitivos e de interesse de que `` eu achei isto ´´ `` tu achaste aquilo ´´ um fórum serve mesmo para esclareçer duvidas e aprendermos colectivamente, o Problema numero 1 em Portugal é o hobby ser mal visto, porreiro, já sabemos onde concentrar as nossas atenções e esforços...Assim estamos a ser construtivos ...Façamos de modo a que seja `` bem visto ´´ e pouco a pouco haveriamos de la chegar...

De resto..

Peace & Love.. 125

E continuação de bons achados...
Ir para o topo Ir para baixo
sdavid
Membro Bronze
Membro Bronze
sdavid


Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 44
Localização : Braga

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 15:59

Sem dúvida Moncó.

Existem vários aspectos legais relevantes para o nosso hobby, que nem os próprios senhores da lei os conseguem interpretar da mesma forma ao longo do tempo... conforme bole o vento, conforme dança a folha...

A permissividade e não objectividade da legislação que nos condena a sermos uns valentes criminosos é, a meu ver, obtusa e desadequada, além de generalista, permitindo diferentes interpretações de acordo com o lado que convém conforme formos ou vítimas ou os "agressores" do património!

É ridículo que até hoje, não tenha havido ninguém que perceba da lei e que tenha tentado mudar esta triste realidade... inclusive, lembro-me de num dos programas da tarde, salvo erro na SIC, aparecerem alguns detectoristas e um deles até trazia a moeda ao peito porque tinha sido a primeira que tinha apanhado em ouro... 

Uns vendem, outros trocam, uns vão para as praias, outros para zonas classificadas, outros não... tudo existe e tudo continuará a existir, agora é certo que se a nossa actividade tivesse um enquadramento legal "não criminoso", além de todos poderem saber quais as sanções com que podiam contar, também os "senhores amigos do património", estariam mais controlados porque haveria uma maior circulação de informação e se alguém encontrasse uma moeda ou algum artefacto que fosse, com uma licença num local de interesse arqueológico, ainda gostaria de ver os nossos companheiros arqueólogos a justificarem como é que só encontram cerâmica e vidros quando fazem escavações com máquinas, e nós a 20 cm encontramos artefactos espectaculares e que também contribuem para o estudo da humanidade.

Sim, porque acredito piamente que existem aqui muitas pessoas apaixonadas pela história e pelas civilizações antigas que quase me sinto tentado a dizer que passariam um "bigode" a alguns estudiosos da matéria!

Era bonito que nos elevássemos, como detectoristas, como pessoas, como amigos do património que pretendem preservar a história, os sítios de interesse, as tradições e artefactos, fazendo-o através de um hobby que é o detectorismo.

É meramente a minha opinião!
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod_Onil
Membro Prata
Membro Prata
Jarod_Onil


Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 41
Localização : Alentejo

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 16:09

Moncó escreveu:
para explicar um pouco melhor o `` TABU ´´ de vender achados, muito simplesmente, estamos a nos condenar a nos proprios, quer dizer comprometemos nos a seguir um codigo de conduta, não estamos nisto para fins lucrativos e em seguida vende se achados , é uma contradiçaõ.

Concordo com tudo excepto esta parte.

A meu ver, temos vários tipos de prospectores.

- Aqueles que só lhes interessa o lucro que poderão ter da actividade seja a nível de achados modernos ou antigos e até do serviço que possam prestar com o detector de metais
- Aqueles que só lhes interessa ir para praias e parques com o intuito de encontrar moedas correntes (Euros) e joias perdidas com o fim lucrativo, não tendo interesse em objectos de valor histórico mas pouco valor monetário.
- Aqueles que só lhes interessa fazer prospecção com o intuito de encontrar artefactos de valor com o fim lucrativo da sua venda.

- Aqueles que têm apenas o interesse da actividade em si mas não no coleccionismo do que encontram. Muitos deles acabam por vender alguns dos achados para ganhar uns trocos e dar a oportunidade a outros para colecionarem estas peças.
- Aqueles que têm o interesse na actividade em si e em colecionar alguns dos achados deste hobby. Faz portanto sentido vender ou trocar os achados que não interessam por forma a adquirir os achados que interessam para o seu colecionismo. Possivelmente até os que não têm a sorte de achar eles próprios.
- Aqueles que têm o interesse na actividade e não têm interesse no colecionismo em termos de aquisição ou troca mas têm interesse em colecionar apenas tudo o que encontram. Pois independentemente do tipo de objecto, ganham um valor especial por terem sido encontrados por essa pessoa. Estes achados não são portanto vendidos ou trocados.

Concluindo, eu sou contra quem se mete no detectorismo apenas com o intuito lucrativo e considero que seja prejudicial para o hobby especialmente tendo em conta a legislação Portuguesa.

No entanto, não sou contra os verdadeiros detectoristas (os que o fazem pelo prazer da actividade), de venderem ou trocarem alguns dos seus achados por falta de interesse ou para aquisição de outros artigos de colecionismo. Sejam eles achados do detectorismo ou não. Se a venda é feita simplesmente para ganhar uns trocos, também não vejo mal desde que seja uma coisa mais ou menos pontual e de baixo valor histórico e/ou monetário. Ou seja, não sendo um negócio fixo e lucrativo.


Percebo que os que vendem alguns dos achados serão vistos como os que só praticam o detectorismo para o lucro que possam ter de tais vendas. Mas há que considerar os vários tipos de detectoristas e não julgar as pessoas apenas pela nossa interpretação. Tem que se tentar sempre ver a coisa de ambos os lados... certamente que haverá pessoas que têm uma grande paixão pela actividade do detectorismo mas não pelos objectos que encontram e dai os porem à venda. Esta hipotese não pode ser excluida!

Esta é a minha opinião... e não a considero contraditória.
Ir para o topo Ir para baixo
jeanjean
Membro Cobre
Membro Cobre
jeanjean


Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 52
Localização : Oeste

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 16:17

Boas Moncó

Se é considerado "ilegal" em Portugal é péssimo e não é uma opção. Andar semiclandestino também não parece a melhor opção. Com  a certeza absoluta que haverá muita gente que partilha desta opinião urge então reunir os interessados e debater. Se é com a colaboração dos arqueólogos, então que o seja, não tenho nada contra eles. Como em tudo há bons e maus profissionais em todas as áreas. Mas antes de os abordar teremos que arrumar as ideias e fazer os trabalhos de casa. Sou da opinião que não deve ser formada qualquer associação sem primeiro criar/reunir um conjunto de pessoas que abdiquem de algumas horas de detetorismo para definir linhas de orientação do futuro do detetorismo em portugal. Este encontro deverá ser organizado e aberto a todos os interessados em fazer parte do grupo de trabalho. Daí resultarão propostas sérias que depois de discutidas servirão então de base para as batalhas seguintes. Sempre gostei mais de ajudar do que ser protagonista ,no bom sentido, na organização de uma atividade desta natureza, mas  caso os senhores moderadores e administrador deste forum estejam interessados em dar o seu contributo na organização desta reunião com vista a mudar e defender a figura do detetorismo no nosso país, comprometo-me a arranjar um auditório sem custos onde poderão reunir-se todos os interessados.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 16:49

Isto sim esta se tornar num bom topico e possivelmente possuamos chegar a algum lado construtivo..

deixamos de parte de momento o factor `` lucarar ´´e de ganhar uns tostões.

e falamos de autorizações..

O hobby haveria de ser praticado somente com autorização.

Terrenos baldios, quem autoriza? ? ou mesmo que uma pessoa estaje la sem autorização e for abordado pelas autoridades, Quem apresenta queixa ? ? ? se o dono do terreno não poder ser contactado, também não pode apresentar queixa e se for no seu terreno é o único que assim pode fazer dado que é o único lesado...

Portugal não é como Inglaterra em que todo o terreno é ocupado, e bosques e zonas públicas está sob a admistração das Câmaras, é demaisiado facíl em Portugal andas uns meros Kilometros e estarmos em locais isolados SEM AUTORIZAÇÂO e levamos o que queremos. Para que a verdade seja dita estamos em trespasse.....

Possivelmente a IGESPAR implementou tais `` leis´´ concordamos ou não achamos ridiculos ou não por não ter senão outro recusro dado que literalmente não ha recursos para fiscalizar os terrenos `` Baldios ´´ que ainda poderão conter espolio de interesse histórico e arqueologico, mas por limitação a verba, sentem se frustrados por não poder salvaguardar e fiscalizar...

Remedio santo, proibir o detectorismo em Portugal, assim não é preçiso fiscalizar..

Estejamos ou não de acordo com o implementado, é o que temos e somente vejo alterações se houver entidades dispostos e disponiveis a fiscalizar, como as nossas forças de segurança andam e a admistração interno ando creio que tal entidade fiscalizadora não ira existir, na minha opinião uma solucção era destacar dias próprios para o detectorismo em portugal como ha na caça e assim as entidades que fiscalizam a caça fiscalizam também os detectoristas....

Acabava se logo com os `` saqueadores ´´ que infelizmente existem e não ajudam ao nosso apelo para legalizar o nosso hobby..

Mas isto é senão a minha opinião, quem me conheçe sabe que não sou a pessoa mais esperto do mundo,  lol!  lol! e não tenho respostas nem soluções para certas coisas, mas tenho opinião, e acredito com tais debates possuamos todos expor e discutir profundamente o detectorismo em Portugal para tentarmos arranjar uma solução, a Roma não se construiu num dia e se queremos alterações temos que comprovar que tais alterações seriam beneficiais, senão para que alterar a lei, para ir de cavalo para burro, creio que não..

Já dei o meu parecer, de certo nem todos concordam comigo, mais uma vez diso é senão a minha opinião de momento, amanha poderei pensar doutra maneira, mas com respeito uns ao outros vamos trocar de opiniões e criar aqui um topico bastante construtivo...


Uma ultima coisa a considerar...

A prospecçºao na praia desde de que não seja por baixa de agua e na areia seca para apanhar uns Eurozitos e lixo creio que seja mais aceitavel de que qualquer prospecção no campo, devido ao factor `` archeological stratification ´´estratificação arqueológica, a arqueologia baseia se em a intrepertação de restos matériais e as vezes para identificar devidamente um `` achado ´´ é preciso analizar e estudar o solo ao seu redor, assim umas extracções mais brutas e menos elegantes destruam por completo essa possibilidade.

Terrenos agricólas e hortas estão isentos devido a influencia de aparelhos de lavra e condicionamento do solo anual.

A praia ( areia seca ) também devido a natureza da areia que encontra se em movimento constante e sofre com marés etc etc também esta isento disso ( creio eu ) por isso condenar a prospecção na praia por entrar em conflito com a arqueologia em Portugal é na minha opinião demaisiada severa e haveria senão de ser permitido, nem que seja somente numa de limpeza e ambientalista. E o mais importante de todo é já existe a entidade fiscalizadora ( policia Maritima ) que estão sempre atentos.

Havendo vontade ha sempre solução, mas temos de ser nos a incentivar a vontade.....



Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 16:59

Jean Jean

Quando você diz ``  caso os senhores moderadores e administrador deste forum estejam interessados em dar o seu contributo ´´ O Fórum é um espaço partilhado imparcial, e não se responsabiliza pelo input dos seus membros nem partilha ou deve partilhar opiniões, é somente titular de um espaço para ``nos ´´ podermos partilhar...

Tais coisas não podem ser feitas pela Admistração, os membros como estamos aqui a fazer é que teem de avançar com tais coisas...

Falando por mim e não como `` moderador´´ ou em nome do fórum ou comprometendo o fórum de algum modo, creio que cada interessado haveria de tomar iniciativas, sejam individuais ou colectivas, mas as colectivas apresentam um senão,  o Jean Jean de certo não põe as mão no fogo por membros aqui do fórum que nem conheçe e que poderão não partilhar as suas ideias... eu também não faço o mesmo, mas eu sozinho tento ser bom embaixador da modalidade e todos haveriamos de fazer o mesmo...

Reunir os interessados a debater,  125  é o que estamos agora a fazer, e espero podermos chegar a algum lado, mas para assim fazer temos de avaliar o bom tanto como o mau e possivelmente dialogar com os que não querem o detectorismo em Portugal para sensibilzarmos e também ficarmos sensibilizados...

Mas eu sou sempre optimista, áté ha quem diga que se doido.  e este artista? façam denuncia - Página 2 1938470074
Ir para o topo Ir para baixo
jeanjean
Membro Cobre
Membro Cobre
jeanjean


Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 52
Localização : Oeste

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 17:03

Moncó escreveu:
Isto sim esta se tornar num bom topico e possivelmente possuamos chegar a algum lado construtivo..

deixamos de parte de momento o factor `` lucarar ´´e de ganhar uns tostões.

e falamos de autorizações..

O hobby haveria de ser praticado somente com autorização.

Terrenos baldios, quem autoriza? ? ou mesmo que uma pessoa estaje la sem autorização e for abordado pelas autoridades, Quem apresenta queixa ? ? ? se o dono do terreno não poder ser contactado, também não pode apresentar queixa e se for no seu terreno é o único que assim pode fazer dado que é o único lesado...

Portugal não é como Inglaterra em que todo o terreno é ocupado, e bosques e zonas públicas está sob a admistração das Câmaras, é demaisiado facíl em Portugal andas uns meros Kilometros e estarmos em locais isolados SEM AUTORIZAÇÂO e levamos o que queremos. Para que a verdade seja dita estamos em trespasse.....

Possivelmente a IGESPAR implementou tais `` leis´´ concordamos ou não achamos ridiculos ou não por não ter senão outro recusro dado que literalmente não ha recursos para fiscalizar os terrenos `` Baldios ´´ que ainda poderão conter espolio de interesse histórico e arqueologico, mas por limitação a verba, sentem se frustrados por não poder salvaguardar e fiscalizar...

Remedio santo, proibir o detectorismo em Portugal, assim não é preçiso fiscalizar..

Estejamos ou não de acordo com o implementado, é o que temos e somente vejo alterações se houver entidades dispostos e disponiveis a fiscalizar, como as nossas forças de segurança andam e a admistração interno ando creio que tal entidade fiscalizadora não ira existir, na minha opinião uma solucção era destacar dias próprios para o detectorismo em portugal como ha na caça e assim as entidades que fiscalizam a caça fiscalizam também os detectoristas....

Acabava se logo com os `` saqueadores ´´ que infelizmente existem e não ajudam ao nosso apelo para legalizar o nosso hobby..

Mas isto é senão a minha opinião, quem me conheçe sabe que não sou a pessoa mais esperto do mundo,   lol!  lol! e não tenho respostas nem soluções para certas coisas, mas tenho opinião, e acredito com tais  debates possuamos todos expor e discutir profundamente o detectorismo em Portugal para tentarmos arranjar uma solução, a Roma não se construiu num dia e se queremos alterações temos que comprovar que tais alterações seriam beneficiais, senão para que alterar a lei, para ir de cavalo para burro, creio que não..

Já dei o meu parecer, de certo nem todos concordam comigo, mais uma vez diso é senão a minha opinião de momento, amanha poderei pensar doutra maneira, mas com respeito uns ao outros vamos trocar de opiniões e criar aqui um topico bastante construtivo...


Uma ultima coisa a considerar...

A prospecçºao na praia desde de que não seja por baixa de agua e na areia seca para apanhar uns Eurozitos e lixo creio que seja mais aceitavel de que qualquer prospecção no campo, devido ao factor `` archeological stratification ´´estratificação arqueológica, a arqueologia baseia se em a intrepertação de restos matériais e as vezes para identificar devidamente um `` achado ´´ é preciso analizar e estudar o solo ao seu redor, assim umas extracções mais brutas e menos elegantes destruam por completo essa possibilidade.

Terrenos agricólas e hortas estão isentos devido a influencia de aparelhos de lavra e condicionamento do solo anual.

A praia ( areia seca ) também devido a natureza da areia que encontra se em movimento constante e sofre com marés etc etc também esta isento disso ( creio eu ) por isso condenar a prospecção na praia por entrar em conflito com a arqueologia em Portugal é na minha opinião demaisiada severa e haveria senão de ser permitido, nem que seja somente numa de limpeza e ambientalista. E o mais importante de todo é já existe a entidade fiscalizadora ( policia Maritima ) que estão sempre atentos.

Havendo vontade ha sempre solução, mas temos de ser nos a incentivar a vontade.....




Ora bem! Pragmatismo acima de tudo. Porque não começar por exemplo na questão do detetorismo na praia. Já é um bom ponto de partida e quanto a mim talvez o menos dificil de ultrapassar. Já imaginaram um convivo na praia! Mostrar à comunidade que os detetoristas fazem ações ambientais e até limpam as praias Smile.
Roma e pavia não se fizeram num dia!
Moncó, restantes moderadores e administrador está na hora de avançar!
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 17:05

``Porque não começar por exemplo na questão do detetorismo na praia. Já é um bom ponto de partida e quanto a mim talvez o menos dificil de ultrapassar´´

É uma sugestão.  129 

Possivelmente uma recolha de lixo, reciclagem etc, etc, não deixa de ser boa ideia....
Ir para o topo Ir para baixo
jeanjean
Membro Cobre
Membro Cobre
jeanjean


Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 52
Localização : Oeste

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 17:09

Moncó o contributo é no sentido que voçês como membros mais antigos e conhecedores da matéria e de alguns individuos que aqui estão podem criar as condições para que haja uma reunião. Não é aqui no forum que as coisas se vão resolver, mas pode ser um ponto de partida.
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod_Onil
Membro Prata
Membro Prata
Jarod_Onil


Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 41
Localização : Alentejo

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 17:25

Moncó escreveu:

Estejamos ou não de acordo com o implementado, é o que temos e somente vejo alterações se houver entidades dispostos e disponiveis a fiscalizar, como as nossas forças de segurança andam e a admistração interno ando creio que tal entidade fiscalizadora não ira existir, na minha opinião uma solucção era destacar dias próprios para o detectorismo em portugal como ha na caça e assim as entidades que fiscalizam a caça fiscalizam também os detectoristas....

Acabava se logo com os `` saqueadores ´´ que infelizmente existem e não ajudam ao nosso apelo para legalizar o nosso hobby..

Acho que isto era uma boa ideia! Convêm é ser em dias diferentes da caça para não levar-mos chumbadas  102

Pois já se tá mesmo a ver que o pessoal do Algarve e do Litoral prefere começar pelas praias Razz

Embora concorde que talvez seja a parte mais simples de resolver, é também a meu ver a que tem uma lei mais especifica e com menos lacunas.

Também acho que é extremamente importante haver melhor informação relativa ao que é classificado ou em vias de classificação. Porque a informação no site do IGESPAR são uns pontos num mapa e pouco mais. É importante delimitar a área que está classificada pois certamente que por ter um monumento classificado ou em vias de classificação numa herdade de muitos hectares, não vai significar que a herdade inteira é classificada ou em vias de.

Isto é importante quer para a lei actual quer para uma futura lei. Não é apenas necessária uma boa fiscalização, é necessária uma informação acessível e especifica para que as pessoas não acabem por ir para zonas onde não devem.


Última edição por Jarod_Onil em Qui 13 Mar 2014, 17:26, editado 1 vez(es)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 17:26

O único problema é logistica amigo Jean Jean, é um pouco complicado, muitos de nos estamos compremetidos e um pouco com a corda ao pescoso seja de finanças ou tempo disponivel..
Outra coisa também a considerar é nem sempre os que estão aqui mais tempo ou `` mais experientes ´´ sabem mais que um membro novo, todos aqui somos iquais e temos todos o nosso input, isto não é de modo nenhum um `` lavar dai as mãos ´´ mas sim convite aos `` menos experientes ´´ a ajudarem, o nosso fórum serve mesmo para isto, estou e estarei sempre ca para discutir seja o que for e dar a minha opinião e espero também aprender com isto, mas acredito que temos de fazer coisas como `` homemzinhos´´

1º descobrirmos o que `` corre mal ´´ ou o receio ou razão da proibição nas praia digamos para possivelmente organizar o que sugeriu.

2º contornar então e respeitar essas `` contras ´´ e receios, escolhendo um local comprovado não ter interesse possivel histórico

3º Encontrar elementos ( entidades responsaveis ) dispostos a supervisionar o evento e `` find liason officers ´´ pessoa que analiza os achados para que não se extrai nada que possa ter interesse

4º colaboradores da nossa parte que comprovam ser bons embaixadores do hobby..

Se fosse autorizado eu participava mas nestas condições, sugeria o envolvemento do ministro do ambiente para verem o lixo que é recolhido num dia e a falta de respeito que os `` frequentadores da praia ´´ teem parante o ambiente, e todo o achado de moeda corrente fosse entregue a uma instituação de caridade, todos ficavam a ganhar, praia limpa, material reciclado, património salvaguardado, o hobby bem visto, harmonia entre detectoristas e arqueologos, uam instituação necessitada e menos fortunados que nos ganhavam uns trocos, e o convivio seria um espectaculo...




Ir para o topo Ir para baixo
jeanjean
Membro Cobre
Membro Cobre
jeanjean


Data de inscrição : 17/09/2013
Idade : 52
Localização : Oeste

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 17:40

Moncó escreveu:
O único problema é logistica amigo Jean Jean, é um pouco complicado, muitos de nos estamos compremetidos e um pouco com a corda ao pescoso seja de finanças ou tempo disponivel..
Outra coisa também a considerar é nem sempre os que estão aqui mais tempo ou `` mais experientes ´´ sabem mais que um membro novo, todos aqui somos iquais e temos todos o nosso input, isto não é de modo nenhum um `` lavar dai as mãos ´´ mas sim convite aos `` menos experientes ´´ a ajudarem, o nosso fórum serve mesmo para isto, estou e estarei sempre ca para discutir seja o que for e dar a minha opinião e espero também aprender com isto, mas acredito que temos de fazer coisas como `` homemzinhos´´

1º descobrirmos o que `` corre mal ´´ ou o receio ou razão da proibição nas praia digamos para possivelmente organizar o que sugeriu.

2º contornar então e respeitar essas `` contras ´´ e receios, escolhendo um local comprovado não ter interesse possivel histórico

3º Encontrar elementos ( entidades responsaveis ) dispostos a supervisionar o evento e `` find liason officers ´´ pessoa que analiza os achados para que não se extrai nada que possa ter interesse

4º colaboradores da nossa parte que comprovam ser bons embaixadores do hobby..

Se fosse autorizado eu participava mas nestas condições, sugeria o envolvemento do ministro do ambiente para verem o lixo que é recolhido num dia e a falta de respeito que os `` frequentadores da praia ´´ teem parante o ambiente, e todo o achado de moeda corrente fosse entregue a uma instituação de caridade, todos ficavam a ganhar, praia limpa, material reciclado, património salvaguardado, o hobby bem visto, harmonia entre detectoristas e arqueologos, uam instituação necessitada e menos fortunados que nos ganhavam uns trocos, e o convivio seria um espectaculo...





Concordo com tudo o que escreveu. Não tirava uma virgula mas o assunto parece uma pescadinha de rabo na boca!Smile  É claro que é dificil e o pessoal não anda bem de finanças e o tempo é curto. Se é "ilegal" gostaria do que está ao meu alcançe tentar mudar porque acredito que pode haver solução.
Ir para o topo Ir para baixo
sdavid
Membro Bronze
Membro Bronze
sdavid


Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 44
Localização : Braga

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 18:10

Bem Moncó

Se até tivéssemos só o Vereador do ambiente da câmara onde realizássemos a acção, seria já muito bom... obviamente o excelente seria a presença do secretário de estado para o ambiente por exemplo ou até a própria ministra... isso é que era!

Agora pergunto-me, sem me querer intrometer muito... não estamos a ser demasiados cor-de-rosa??? Nem sequer existe uma legislação específica que regule o nosso hobby/actividade... pelo que sei e leio pela internet, o que há é quase um ódio racial dos arqueólogos para connosco... 

Teremos que erguer a casa por baixo... unir objectivos comuns, associarmo-nos de alguma forma para termos peso legal e sim, a partir daí, realizarmos eventos que permitam à população no geral perceber qual é o nosso objectivo e porque é que gostamos tanto disto!

É a minha opinião.
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 18:14

`` ... não estamos a ser demasiados cor-de-rosa??? ´´

Possivelmente.... lol! 
Ir para o topo Ir para baixo
sdavid
Membro Bronze
Membro Bronze
sdavid


Data de inscrição : 25/09/2013
Idade : 44
Localização : Braga

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 18:17

Moncó escreveu:
`` ... não estamos a ser demasiados cor-de-rosa??? ´´

Possivelmente.... lol! 
 beer to that!  rezar  rezar  rezar
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod_Onil
Membro Prata
Membro Prata
Jarod_Onil


Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 41
Localização : Alentejo

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 18:27

O Moncó bem disse que era um optimista!

Olha, fazemos uma petição para quem escrever a nova legislação para o detectorismo ser obrigado a experimentar umas quantas vezes aqui com a comunidade antes de decidir seja o que for! Que tal ãh?  102
Ir para o topo Ir para baixo
lbatista
Membro Platina
Membro Platina
lbatista


Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 45

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 18:57

Moncó escreveu:
Terrenos baldios, quem autoriza? ? ou mesmo que uma pessoa estaje la sem autorização e for abordado pelas autoridades, Quem apresenta queixa ? ? ? se o dono do terreno não poder ser contactado, também não pode apresentar queixa e se for no seu terreno é o único que assim pode fazer dado que é o único lesado...

Atenção:
Tudo o que existe no subsolo é propriedade do estado Português. Independentemente do dono do terreno. (Seja ouro, prata, petróleo, lixo...)
Ir para o topo Ir para baixo
Convidado
Convidado




e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 22:07

lbatista escreveu:
Moncó escreveu:
Terrenos baldios, quem autoriza? ? ou mesmo que uma pessoa estaje la sem autorização e for abordado pelas autoridades, Quem apresenta queixa ? ? ? se o dono do terreno não poder ser contactado, também não pode apresentar queixa e se for no seu terreno é o único que assim pode fazer dado que é o único lesado...

Atenção:
Tudo o que existe no subsolo é propriedade do estado Português. Independentemente do dono do terreno. (Seja ouro, prata, petróleo, lixo...)

Realmente não estou muito dentro disso mas é capaz de ter razão.
Mas acho que as coisas não são tão preto e branco assim..
Confesso que não sei muito dessa lei mas irei me informar....

Mais uma vez grato a todos pelo topico, ha que tempo que não surgia um debate assim no minimo interessante, mais uma vez voltamos a estaca zero..  lol!  assim tecnicamente o anuncio que deu origem a este debate esta a propor uma venda pertencente ao Estado. Resultado de uma escavação, ou seja encontrado sub solo e evidentemente enterrado.....
Lol lol lol  lol! lol! lol! lol! 

Tem de haver excepções, curioso era analizar essa lei e a sua intrepertação..
Precisamos aqui de um magistrado.....
Ir para o topo Ir para baixo
Lucinio Preto
Membro Prata
Membro Prata
Lucinio Preto


Data de inscrição : 03/11/2013
Idade : 48
Localização : Alentejo

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 22:16

Topico muito interesante 106 gostei do que li sim senhor e sinceramente das duas uma,ou me mato ou me suicido!!! e este artista? façam denuncia - Página 2 3058932792  e este artista? façam denuncia - Página 2 1637385485
Ir para o topo Ir para baixo
Lucinio Preto
Membro Prata
Membro Prata
Lucinio Preto


Data de inscrição : 03/11/2013
Idade : 48
Localização : Alentejo

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyQui 13 Mar 2014, 22:20

Meus caros colegas e amigos,IGNOREM MAS NAO SE DEIXEM CAIR NA IGNORANCIA!!! rezar  

Alexzulu, premio  126
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod_Onil
Membro Prata
Membro Prata
Jarod_Onil


Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 41
Localização : Alentejo

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptySáb 15 Mar 2014, 13:23

Deixem-me só chamar à atenção de que embora que diga "escavações" no anúncio, não diz nada sobre o uso de um detector de metais... e as ditas "escavações" tanto pode ter sido os buraquinhos que nós abrimos no detectorismo, como pode ter sido um achado nas "escavações" de alguma obra/construcção ou pode ser de algum arqueólogo (ainda pior!). E tanto pode ter sido numa zona classificada como noutra qualquer ainda por descobrir.

Por exemplo, sempre que se abre um buraco aqui em Évora quer seja para construir uma casa ou para passar canos ou cabos, encontra-se sempre uns ossinhos e normalmente fica a obra parada durante montes de tempo. Não me admira nada que alguns não reportem os achados nestas obras para não haver atrasos ou porque querem ficar com eles, quando são por exemplo moedas.

Há sempre que considerar as diversas hipoteses. Embora que, na maioria das opções a pessoa está a cometer um crime, pode haver excepções.
Ir para o topo Ir para baixo
Jo Frei
Membro Bronze
Membro Bronze
Jo Frei


Data de inscrição : 06/10/2013
Idade : 78
Localização : France 60000

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptySáb 15 Mar 2014, 18:28

Estou de acordo
"escavações" de alguma obra/construcção  e nao pequenos buracos de prospeçao
Jo Frei
Mesmo no Drecreto do Prarlemento Europeus sobre a Prospeçao 
Se  refere sim a interdiçao en sitios ARQUEOLOGICOS terrenos do Estado
E nao com Praias terrenos Particulares
Isto é muito Complexo pois sao eles que fazem as Leis
Jo Frei
 PS. ( alezulu  afranio  ) voses podem consultar no FEP
Ir para o topo Ir para baixo
alexzulu
Membro Ouro
Membro Ouro
alexzulu


Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 61
Localização : Scallabicastrum

e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 EmptyDom 16 Mar 2014, 00:07

Cada um pensa o que quer, mas seguramente que é por causa destes vendedores que estes artigos são escritos e que os arqueólogos não gostam de nós.

http://noticiasdearqueologia.blogs.sapo.pt/214138.html
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty
MensagemAssunto: Re: e este artista? façam denuncia   e este artista? façam denuncia - Página 2 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
e este artista? façam denuncia
Ir para o topo 
Página 2 de 3Ir à página : Anterior  1, 2, 3  Seguinte

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Dúvidas-
Ir para: