****Prospectores de Portugal****
Gostaria de reagir a esta mensagem? Crie uma conta em poucos cliques ou inicie sessão para continuar.

****Prospectores de Portugal****

Deteção e prospeção de Metais e minerais em portugal.
 
Ajuda com ACE 250 Empty  FórumFórum  Entrar  Últimas imagensÚltimas imagens  RegistarRegistar  InícioInício  
Custom Search
Custom Search

 

 Ajuda com ACE 250

Ir para baixo 
+6
demencia
FisherF2
lbatista
alexzulu
Fabio Nunes
Cêntima
10 participantes
AutorMensagem
Cêntima
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 07/01/2014

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyTer 01 Abr 2014, 18:38

Boa tarde

Já era para ter criado este tópico há algum tempo, mas tenho deixado passar.

Eu tenho um Garrett ACE 250. Comprei-o em segunda mão ao que pareceu em boas condições, não apresentava qualquer marca no visor nem sequer riscos no prato. Utilizei-o muito pouca vez e ainda me estou a adaptar. 

Porém, ele apita que é uma desgraça...

Parece ter imensa sensibilidade, apita, cavo, e nada há (utilizando mesmo um pinpointer depois para procurar). Já li aqui algures que eles tendem a ser manhosos com as ervas e que por vezes apitam com elas, é verdade?

O que mais pode causar falsos sinais?

Pela lógica das ervas, se eu estiver num terreno só de terra, já não apita tanto em falso?!

Como posso atenuar o raio dos sinais em vão? É que pode-se tornar algo frustrante, até porque ainda não lhe tenho o habito. 

Tirar muita sensibilidade não me parece muito bom, pois também perco imensos sinais verdadeiros, julgo eu...

Já me disseram que o facto de não ter protecção no prato, também contribui para os falsos "bips". Também pode passar por aqui?

Há partida creio que o detector não tenha propriamente um defeito (em segunda mão há sempre o receio), visualmente está em óptimo estado e discrimina bem e afins, mas por vezes parece um maluco com um apito.

Se me pudessem ajudar com dicas sobre como atenuar isto e o porquê de tal acontecer, agradecia imenso! E desde já, obrigada pela atenção.
Ir para o topo Ir para baixo
Fabio Nunes
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 10/05/2011
Localização : Ribatejo

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyTer 01 Abr 2014, 18:48

Bem, retire um ou dois traços de sensibilidade, e não roce com a coil nas ervas ou pedras, o telemóvel, cabos de alta tensão e linhas de comboios fazem interferencia.

O mais facil e ir a um espaço livre destes equipamentos, ligar e experimentar com moedas para ter a certeza que a coil trabalha bem,
Ir para o topo Ir para baixo
alexzulu
Membro Ouro
Membro Ouro
alexzulu


Data de inscrição : 19/08/2012
Idade : 61
Localização : Scallabicastrum

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyTer 01 Abr 2014, 20:57

Cêntima, uma das razões, entre outras que me levou a trocar o 250 foi precisamente essa, os apitos a torto e a direito quando andava com erva um pouco mais alta, ou quando batia num ramo um pouco mais forte, penso que há muito pouco a fazer e tirando a sensibilidade não estou a ver o que possas mais fazer, não te ponhas a comprar a protecção porque não resolve, se for para poupares a coil aí o caso muda de figura.
Já agora vê se o cabo que entra na coil está algo danificado, quando ele está largo ou cortado o simples abanar do detector faz com que isso aconteça.
Ir para o topo Ir para baixo
lbatista
Membro Platina
Membro Platina
lbatista


Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 45

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyTer 01 Abr 2014, 23:52

Centima, 
o EuroAce que tive por vezes ficava maluco mas era dos campos magnéticos criados por postes de alta tensão , linhas de comboios, etc...nesse caso bastava baixar a sensibilidade 1 ou 2 traços e já bombava.  

Em terrenos extremamente mineralizados também se tem de baixar a sensibilidade para evitar apitos derivados da falta de estabilidade.

Por vezes o campo magnético era tão forte que até o pinpointer da Minelab, quando estava na sensibilidade máxima, apitava ao ar!

Outra coisa que punha o EuroAce a apitar como um doido era o telemóvel. Muita atenção ao telemóvel. Há telemóveis que quase não tem efeito nos detectores e outros que mesmo à distância de um braço os deixam doidos.

Outra coisa que se deve fazer para não ter apitos falsos é prender bem o cabo que liga o coil ao detector. Eu uso bandas de velcro (dica do Sapinho) para o efeito. Uma junto ao detector e outra junto ao coil.

Quanto à protecção do coil, não tem nada a ver com os apitos, mas deves comprar uma sem duvida. E se estiveres a usar bem o teu Ace 250 a protecção vai ficar toda riscada num instante. É para isso que ela lá está. E se não usares é o teu coil que sofre. Se não sofre não estás a usar bem o teu ACE.
Se não usas protecção e o anterior dono também não usava, podes ter o coil danificado. Acho difícil mas pode acontecer. 

Tens de ir para um terreno isolado, ligar o teu Ace 250 a dois palmos do chão (não poisado no chão) e testar para ver. Se apitar que nem um doido (e saltar muito na discriminação) baixas a sensibilidade 1 ou 2 traços. Aí tem de bombar se estiver tudo bem.

Se conheceres alguém ai ao pé que tenha um coil SEF ou Ultimate para os ACE, podes sempre pedir para testar. Assim ficas logo a saber se é do coil e se um coil da Detech te dá mais estabilidade no sinal.


Se fosses aqui da minha zona (Setubal/Palmela/Azeitão) emprestava te a Ultimate que tenho da Detech para veres se é do coil.
Ir para o topo Ir para baixo
Cêntima
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 07/01/2014

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyQui 03 Abr 2014, 23:10

Agradeço desde já aos três colegas que tão prontamente me responderam!

Bom, penso então que vou optar mesmo por tirar um ou dois traços de sensibilidade. E isso do telemóvel nem tinha muito noção, embora já tivesse lido algo sobre isso... Vou passar a ter mais atenção.

A nível de protecção da coil... Eh, talvez venha a adquirir uma para evitar riscar o prato. Neste momento tenho uma "capa" aldrabada que fiz aqui em casa!

Vou também verificar a questão do cabo. E Ibatista, ainda hei-de fazer pequeno teste que sugeres de ligar o detector a uns dois palmos do chão. Mas penso (e espero não estar errada) que o coil não está danificado. E não somos da mesma zona mas agradeço a boa vontade!

Enfim, raio das ervas...! E aqui na zona é o que não falta!  Razz


Um bem-haja a todos  Very Happy
Ir para o topo Ir para baixo
FisherF2
Membro Bronze
Membro Bronze
FisherF2


Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Portalegre

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptySex 04 Abr 2014, 13:10

Tive o mesmo problema no fisher f2 , na erva molhada ficava louco . Mudei para uma Bobine DD e Ficou Hiper estável.
 Pelo que sei 0 250 ainda é mais sensível a pancadas com a bobine, etc... Uma mudança de bobine pode resolver.
 Mas cuidado, o preço delas pode não compensar, saíndo mais barato a compra de outro detetor
Ir para o topo Ir para baixo
Cêntima
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 07/01/2014

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptySex 04 Abr 2014, 23:07

Pois é, caro FisherF2... Os pratos que por aí vejo, muitos custam tanto como me custou a máquina... E outros mais! Também já os vi mais baratas, mas pouco...

Por enquanto fica assim. Depois logo se vê! Com o tempo também me habituo mais à situação.
Ir para o topo Ir para baixo
lbatista
Membro Platina
Membro Platina
lbatista


Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 45

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptySáb 05 Abr 2014, 01:30

Atenção que mudar para um coil DD não traz só estabilidade mas uma melhoria significativa em profundidade. 

Sinceramente não acho que os coils da Detech sejam muito caros, especialmente se eliminarem uma grande frustração acumulada.  geek
Ir para o topo Ir para baixo
demencia
Membro Ouro
Membro Ouro
demencia


Data de inscrição : 30/06/2013
Idade : 42
Localização : Hong Kong

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptySáb 05 Abr 2014, 04:55

E facil perceber os sinais falsos dos verdadeiros, tem de ser um sinal repetido quando se passa varias vezes no sitio possivel onde esta o alvo e um sinal claro e nao um sinal de "fugida" como sao os sinais falsos.
Antes de escavar convem sempre passar varias vezes na horizontal e vertical.e ter a certeza que esta ali algum objecto
Ir para o topo Ir para baixo
asadelta
Membro Bronze
Membro Bronze
asadelta


Data de inscrição : 03/05/2011
Idade : 59
Localização : Suiça (Genebra)

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptySáb 05 Abr 2014, 09:29

Também tive o mesmo problema quando tinha o ace 250, o que fiz e pareceu-me que melhorou um pouco. Tentas secar bem o disco ao sol e ao alto para que alguma condensaçao que ele tenha dentro se evapore, depois metes um pouco de silicone onde o cabo entra no disco e na ligaçao entre o cabo e o bocado de borracha de 3 ou 4 centimetros que sai do disco, a mim pareceu-me que melhorou.
Acontecia muitas vezes de ter de procurar sitios onde nao ouvesse ervas molhadas porque era impossivel detectar. Nao custa nada tentar e um dia mais tarde podes sempre tirar o silicone.
Cumprimentos e bons achados  33  Smile-PT
Ir para o topo Ir para baixo
Altaii
Membro Ouro
Membro Ouro
Altaii


Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 48
Localização : Setúbal

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptySáb 05 Abr 2014, 14:47

Isso pode acontecer com qualquer detector, uns mais do que outros, mas nota-se bem a diferença entre ervas e um objecto no solo. Uma coil DD dá mais estabilidade nesses casos, quanto a mais profundidade não acredito, dá é mais área de cobertura em cada passagem ( além da estabilidade).
Ir para o topo Ir para baixo
FisherF2
Membro Bronze
Membro Bronze
FisherF2


Data de inscrição : 12/11/2013
Localização : Portalegre

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptySáb 05 Abr 2014, 17:58

No inicio eu usava um saco plástico daqueles mais consistentes com elásticos e ajudava muito. Convem levar sacos de substituição pois por vezes rompem-se.
Ir para o topo Ir para baixo
lbatista
Membro Platina
Membro Platina
lbatista


Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 45

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyDom 06 Abr 2014, 01:19

Altaii escreveu:
 Uma coil DD dá mais estabilidade nesses casos, quanto a mais profundidade não acredito, dá é mais área de cobertura em cada passagem ( além da estabilidade).

Sim , em condições de solo sem mineralização o coil concêntrico (monoloop) dá a mesma ou um pouco mais profundidade que o coil DD. 
Mas praticamente todos os sítios onde tenho ido o solo é muito mineralizado, e nesse tipo de solo, devido à redução significativa da interferência causada pela mineralização, o coil DD confere mais profundidade e mais estabilidade no sinal que o coil concêntrico.

Alem disso, o facto de o campo criado pelo coil DD ser muito mais estreito que o campo criado pelo concêntrico, faz com que o coil DD seja muito melhor na separação de alvos.
Ajuda com ACE 250 Mono+dd

Aliás , a elevada mineralização do solo também pode ser uma das razões para a Cêntima ter tantos apitos falsos com o ACE 250.

Como disse FisherF2 "Mudei para uma Bobine DD e Ficou Hiper estável."
Nem mais.
Ir para o topo Ir para baixo
saddam
Moderador
Moderador
saddam


Data de inscrição : 09/10/2010

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyDom 06 Abr 2014, 08:14

no meu x terra é o contrario, ou dd é menos estável que o concêntrico... com o dd temos que ter mais ouvido para conseguir diferenciar os sons..
Ir para o topo Ir para baixo
Altaii
Membro Ouro
Membro Ouro
Altaii


Data de inscrição : 18/11/2012
Idade : 48
Localização : Setúbal

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyDom 06 Abr 2014, 12:37

saddam escreveu:
no meu x terra é o contrario, ou  dd é menos estável que o concêntrico... com o dd temos que ter mais ouvido para conseguir diferenciar os sons..

Experimentei um Whites MXT com a coil concêntrica de origem e era mais profundo e estável do que a DD de upgrade ( ando a estudar os Whites). Tirando as borboletas enormes da SEF as coisl DD que já vi e gostei foram as que equipam o 350 e o AT e as coils DD da Fisher/teknetics.
Ir para o topo Ir para baixo
lbatista
Membro Platina
Membro Platina
lbatista


Data de inscrição : 01/02/2014
Idade : 45

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyDom 06 Abr 2014, 13:29

Altaii escreveu:
saddam escreveu:
no meu x terra é o contrario, ou  dd é menos estável que o concêntrico... com o dd temos que ter mais ouvido para conseguir diferenciar os sons..

Experimentei um Whites MXT com a coil concêntrica de origem e era mais profundo e estável do que a DD de upgrade ( ando a estudar os Whites). Tirando as borboletas enormes da SEF as coisl DD que já vi e gostei foram as que equipam o 350 e o AT e as coils DD da Fisher/teknetics.

Acho que nos estamos a desviar um pouco do tópico..."Ajuda com ACE 250"
Aquilo que referi é teoria do funcionamento dos detectores de metais, que na prática depende de muitas variáveis, sendo a mineralização do solo uma delas.

Bom para acabar, na minha opinião uma coil DD da Detech, sejam as borboletas SEF ou as Ultimate, ou até as NEL que não conheço, são um bom upgrade para o ACE 250.
Ir para o topo Ir para baixo
Cêntima
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 07/01/2014

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyDom 06 Abr 2014, 21:45

Mais uma vez, muito obrigada!!

Agradeço as dicas e sugestões, algumas deverão mesmo para ser experimentadas. Ah, e a explicação sobre as coils também foi óptima, mas infelizmente por enquanto isso não me pode ser opção - fica a informação para o futuro!  Very Happy   Wink
Ir para o topo Ir para baixo
Jarod_Onil
Membro Prata
Membro Prata
Jarod_Onil


Data de inscrição : 27/02/2014
Idade : 40
Localização : Alentejo

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptyDom 06 Abr 2014, 22:31

bemvinda aos membros activos Cêntima  104  125
Ir para o topo Ir para baixo
Cêntima
Membro Bronze
Membro Bronze



Data de inscrição : 07/01/2014

Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 EmptySeg 07 Abr 2014, 01:06

ahahahah

Obrigada, Jarod_Onil  Razz
Ir para o topo Ir para baixo
Conteúdo patrocinado





Ajuda com ACE 250 Empty
MensagemAssunto: Re: Ajuda com ACE 250   Ajuda com ACE 250 Empty

Ir para o topo Ir para baixo
 
Ajuda com ACE 250
Ir para o topo 
Página 1 de 1
 Tópicos semelhantes
-
» ajuda na escolha
» Ajuda com legenda
» Pedido de Ajuda
» ajuda detectorlabs
» Pedido de ajuda fazer upgrade do ACE 150

Permissões neste sub-fórumNão podes responder a tópicos
****Prospectores de Portugal**** :: Fórum de Prospecção de Metais em Portugal :: Dúvidas, Comentários, Sugestões e Novidades do fórum. :: Dúvidas-
Ir para: